terça-feira, 19 de maio de 2009

Perda da safra de Crato

O excesso de chuvas acabou com a expectativa de uma safra recorde, acima de um 1,4 milhão de toneladas de grãos, prevista pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA). O secretário Camilo Santana, que passou o fim de semana no Cariri, afirmou que alguns municípios apresentam uma perda de mais de 50%. No entanto, esta informação só será confirmada oficialmente, esta semana, com a divulgação do relatório da primeira quinzena do mês de maio. No fim de abril, a estimativa de perda era de porco mais de 8%.

"Mesmo Assim, a safra será boa, principalmente de milho", garantiu Santana, lembrando que o Cariri, maior produtor desse grão, não foi prejudicado pelas enchentes. A Secretaria distribuiu 5,5 milhões de quilos de sementes, 38% a mais do que no ano passado. As áreas que mais sofreram com as inundações foram a litorânea, zona norte e jaguaribana.

O secretário lançou a idéia de construir outro Parque de Exposições no Crato, a exemplo do que foi feito em Sobral. O atual parque está localizado no Centro da cidade. A idéia, segundo o secretário, é projetar um parque própria para a realização da Exposição Agropecuária, que se constitui, segundo afirmou, no maior acontecimento do setor na região. Com a construção do novo parque, a estrutura do local atual será incorporada ao patrimônio da Universidade Regional do Cariri, que já ocupa parte de suas instalações na cidade.

Diário do Nordeste

Nenhum comentário: