sexta-feira, 22 de maio de 2009

A política por Edilmar Norões

Segue abaixo conteúdo integral da coluna política de Edilmar Norões, de hoje, falando sobre o atual momento do governo Cid Gomes e dos investimentos no Cariri. A coluna do grande Edilmar Norões é publicada diariamente no jornal Diário do Nordeste.

Aproveitando, já tive a oportundiade de entrevistar o jornalista Edilmar Norões, um profissional que tem sua carreira vinculada, principalmente, à mídia impressa. Ele mesmo, um dos defensores de que os jornais tem um importante papel na difusão de informações importantes para a sociedade. Agora, vamos à coluna.


Discurso da reeleição

O governador Cid Gomes preparou tudo para que, em 2010, o ano da eleição, sua administração fique marcada pela construção de grandes obras fisicas e as de modernização da máquina administrativa. Atualmente, são várias as licitações em curso para a efetivação dos investimentos estaduais, muitos deles com recursos específicos de empréstimos contratados com organismos internacionais.

Mas com recursos do Orçamento, reservados para os empreendimentos de fim de Governo, já estão sendo tocadas algumas grandes obras da atual administração, notadamente na área dos recursos hídricos e da saúde, como é o caso dos hospitais do Cariri e da Zona Norte, embora a vizibilidade delas só aconteça nas proximidades da disputa eleitoral.

Admitindo-se que no curso de seis meses o Governo possa concluir as licitações que já foram abertas, no início do próximo ano, os cearenses veremos na publicidade oficial a realização de obras em todas as Regiões do Estado, destacando-se a do Cariri que concentrará um projeto de 46 milhões de dólares em nove municípios, identificados como Cariri Central. A este montante deve ser acrescentada a contra-partida do próprio Governo estadual.

As intervenções em Fortaleza, e em municípios da Região Metropolitana, junto a um total de dez escolas profissionalizantes, em processo de licitação, deverão sensibilizar um outro segmento do eleitorado, aquele que repercutirá mais ainda os feitos governamentais caso seja concretizado o projeto que permitirá a facilitação dos meios de comunicação sem fio, um dos projetos que pode sofrer percalços, daí o empenho pessoal do chefe do Executivo em sua efetivação. Os políticos, aliados ou não, já perceberam que o discurso de candidato à reeleição do governador está garantido, mesmo que a administração suscite algumas discussões sobre a pouca repercussão das ações até aqui efetivadas.

Recursos

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Salmito Filho, tem estado mais presente em Brasília, conversando com senadores sobre a emenda constitucional que trata da redução dos percentuais estabelecidos pela Constituição brasileira, dos orçamentos municipais, para o funcionamento dos Legislativos municipais. Essa é uma questão que estava ligada ao aumento do número de vereadores, mas que o Senado resolveu modificar o que havia sido definido pela Câmara dos Deputados: aumentar o número de vereadores e diminuir os recursos para as Câmaras Municipais. O entendimento de vereadores é que se diminuírem os recursos, muitos dos Legislativos dos municípios ficarão inviabilizados. No caso da Câmara de Fortaleza, a redução de algumas parcelas do duodécimo imposta pela Prefeitura, sob alegação de dificuldades, já está ameaçando sua normalidade.

Subservientes

O deputado estadual Perboire Diógenes, ontem, surpreendeu ao afirmar, quando aparteava um pronunciamento da deputada Tânia Gurgel, que a Câmara Municipal de Fortaleza não fiscaliza a prefeita e que em todos os municípios é assim mesmo, o prefeito manda na Câmara. ´Eu já fui prefeito e fazia do mesmo jeito´, deixando bem explicitado que os prefeitos controlam os Legislativos municipais, razão da existência de muitos desmandos no Estado.

Desfiliado

O deputado Nelson Martins, líder do Governo na Assembléia, dizia ontem estar desligado de sua tendência dentro do PT, exatamente em razão de sua condição de líder. Nelson já experimentou algumas dificuldades dentro da sua própria bancada, notadamente em razão de posicionamentos adotados pelos deputados Artur Bruno e Rachel Marques.

´Usina de dinheiro´

O deputado Fernando Hugo, o tucano que mais tem se pronunciado contra as administrações petistas, do presidente Lula e da prefeita Luizianne, comentava ontem sobre o posicionamento dos governistas nacionais contrários à instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito da Petrobras quando declarou que o tucanato cearense está com material que será encaminhado à CPI, mostrando desmando em prefeituras petistas com dinheiro daquela empresa. Ele prometeu que, posteriormente, daria os nomes. Implícitamente, por fazer referências à ´usina´ e a petistas defensores do atual presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, Hugo se referia ao atual presidente do PT cearense, Ilário Marques, ex-prefeito de Quixadá, onde a Petrobras instalou uma usina de biodiesel, e da deputada Rachel Marques, responsáveis por alguns pronunciamentos no Legislativo estadual em defesa de Gabrielli, quando alguns políticos, notadamente os tucanos, estavam a acusá-lo de ter prejudicado o Ceará, no caso do rompimento de um compromisso firmado com o Governo do Estado para instalação da refinaria, motivando a que Excutivo cearense fizesse alguns investimentos e concessões à própria Petrobras.

fonte: site do jornal Diário do Nordeste

Nenhum comentário: