quinta-feira, 14 de maio de 2009

Professores mobilizados

Os professores da rede pública estadual, com lotação em escolas de ensino fundamental e médio, realizaram uma passeata pelo centro de Crato no último dia 12 e, na manhã de ontem, uma assembléia geral na EEFM Teodorico Teles de Quental. Ocasião em que cerca de 170 a 200 professores de várias escolas da cidade, iniciaram uma greve por melhores condições salariais e de trabalho também.

Dentre as reivindicações dessa categoria profissional, consta a implantação do Piso Nacional dos Professores, aprovado pelo governo federal ainda em 2008, a garantia de um Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) para a categoria, a não implantação de pacote sem a participação dos docentes, a progressão horizontal (mudança de nível profissional) e a realização de concursos públicos já.

Atualmente, as escolas públicas estaduais estão funcionando com mais de 10 mil professores em caráter temporário! São profissionais, pais de família, que vivem assustados com a possibilidade de repreensão e de substituição em período de greve. Apesar disso, muitos deles estão no movimento com os efetivos por acreditarem na melhoria da educação e no respeito a categoria.

Os professores sonham ainda, com o pleno funcionamento dos laboratórios, a redução da burocracia escolar, condições para aulas de campo, fim das salas superlotadas e uma maior participação dos pais. Itens imprescindíveis para um bom desempenho escolar e para a formação de cidadãos atuantes.

Segunda-feira, às 8 horas, haverá outra assembléia geral. O evento será na Escola Teodorico e a participação de alunos também é importante.

Eldinho Pereira
Professor

Nenhum comentário: