terça-feira, 2 de junho de 2009

Notícias da Câmara Municipal do Crato

Desembargador

O vereador Ailton Esmeraldo (PP) solicitou ao presidente da Câmara de Vereadores do Crato, vereador Francisco Helder de Oliveira França (Guer), envio de ofício subscrito pelos integrantes do legislativo cratense, parabenizando o Dr. Haroldo Correia de Oliveira Máximo, em virtude do mesmo passar a integrar o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. Para Ailton Esmeraldo, o ingresso de Dr. Haroldo Máximo, como novo desembargador cearense, é o reconhecimento de um homem que se dedicou ao direito e a justiça.

Parque de Exposição

O governo do estado do Ceará, através do Secretário de Agricultura Camilo Santana, manifestou recentemente o interesse em construir um novo Parque de Exposição para abrigar a EXPOCRATO localizado às margens da rodovia Padre Cícero, numa área de 40 hectares e com previsão de investimento superior a 25 milhões de reais. O assunto foi levado ao plenário pelo vereador Florisval Coriolano ( PTC )que manifestou sua preocupação e disse ser falho o argumento do governo e que a população não aceitará essa imposição. Segundo o vereador Florisval, não justifica tirar a exposição do seu local, para que haja uma ampliação do Campus da URCA, vez que, o local onde funciona o estacionamento dos expositores já foi doado a universidade há mais de 14 anos para a construção de um ginásio e nada foi construído.

Associando-se as palavras do vereador Florisval, o vice-presidente da casa, vereador Dárcio Luiz de Sousa (PSDB), disse estranhar esse assunto de transferência do parque, em virtude de existirem outras prioridades no município. Além do fato de a população ser contra.

O tema ganhou mais força com a leitura de uma carta endereçada a Câmara e lida aos presentes pelo presidente da casa vereador Guer (PSDB) de autoria do Dr. Raimundo de Oliveira Borges, onde o mesmo demonstrou sua preocupação e sua insatisfação com a mudança.

O líder do prefeito na Câmara, Dedé da Granja (PSDB), disse que falta é organização, pois terreno tem mais que suficiente para realizar a ampliação desejada e que não vê problema na localização, pois em Recife e Fortaleza, os parques estão na área central justamente para facilitar o acesso da população. Corroborando com Dedé, a vereadora Joana Pedrosa (PSB), disse que existem áreas no sentido do Mutirão, Alta da Penha e Pantanal para a ampliação e que a medida terá que ser debatida com a comunidade, associações, entidades de classe e clube de serviços. Joana disse ainda, que estando a 40 dias do inicio da festa, é necessário de imediato a recuperação das estradas que dão acesso ao Crato, sob pena, de haver uma diminuição no número de visitantes.

Já o vereador Fernando Brasil (PSB) foi enfático ao afirmar que não aceita a transferência, mesmo sendo do partido do governador e que irá apresentar requerimento ao presidente da EXPOCRATO Dr. Leitão Moura e ao secretário da Agricultura do Estado, Camilo Santana, os convidando para uma audiência pública, oportunidade onde será debatido na Câmara o tema.

Florisval ainda lembrou que o prefeito Samuel Araripe, mesmo ainda não tendo sido comunicado oficialmente, já manifestou seu posicionamento contrario a transferência e que os recursos para a construção de um novo parque, poderiam ser usados para o melhoramento do atual.

Para o vereador Jales Veloso (PSC) a saída da EXPOCRATO da área central teria um impacto muito grande no comércio e isso acarretaria prejuízos para a cidade, já que a feira é a maior festa do município e o reflexo seria imediato na economia. Segundo o vereador, o que o governo deveria fazer, era trazer uma indústria para o Crato e colaborar com a criação de novos postos de serviços.

Para os vereadores Mara Guedes (PT),Luiz Cory (PSC) e Carlos Orlando (PSB), este é um assunto que será decidido pela população e a Câmara deverá patrocinar uma audiência pública para discutir o assunto.

Estradas

O vereador Dárcio Luiz de Souza fez apelo a Departamento de Estradas e Rodagens (DER), para que o mesmo inicie em caráter de urgência uma operação tapa-buraco na CE 55, nos trechos Crato - Farias Brito, em virtude da mesma está intrafegável. Dárcio lembrou que este problema sempre acontece no pós-inverno, e com a diminuição das chuvas, os serviços já podem ser iniciados. Dárcio ainda se associou ao vereador Ailton Esmeraldo, no pedido de envio de ofício ao Dr. Haroldo Máximo, novo membro do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará.

Trem

A vereadora Joana Pedrosa solicitou aos dirigentes do trem do Cariri que seja enviado à Câmara informações quanto a construção do muro que dará proteção ao deslocamento do Trem de superfície que integrará as cidades de Crato e Juazeiro por via férrea. A preocupação da vereadora é no tocante a um possível isolamento do Bairro São Miguel, caso não haja áreas de acesso para a população.

Esporte

O vereador Luiz Cory, parabenizou a equipe do Crato Esporte Clube, pela importante vitória da equipe, frente ao time do Uniclinic, pelo placar de 2 tentos a 1. Mesmo com falhas grosseiras da arbitragem, a equipe se postou com equilíbrio e ganhou e alcançou a vitória.

Luiz Cory ainda destacou a escolha da cidade de Fortaleza como uma das sedes da copa do mundo de 2014, fato que engrandece o estado e gera dividendos para a economia local.

SEGURANÇA

O presidente da casa, vereador Guer, também destacou a importante vitória da equipe cratense sobre o Uniclic e destacou que irá enviar ofício ao comandante da 5ª CIA do 2º BPM, Major Paulo Herman, no sentido que seja aumentado o efetivo policial dentro e fora do estádio, para oferecer uma maior segurança a todos os torcedores que irão na próxima quarta-feira, assistir a partida Crato x Guarani que se realizará as 20 horas.

Tribuna

O vereador Fernando Brasil (PSB), ocupou a tribuna da Câmara para solicitar do prefeito Samuel Araripe que seja iniciado a recuperação das estradas vicinais dos distritos de Ponta da Serra e Dom Quintino, que estão bastante danificadas em virtudes das fortes chuvas, fato que ocorre também no Sítio Bréa, onde a ponte foi destruída. O vereador solicitou que os pleitos fossem encaminhados ao prefeito, através do seu líder na Câmara vereador Dedé da Granja.

Fernando Brasil ainda destacou o bom relacionamento do seu avô Joaquim de Sousa Brasil, com o ex-deputado federal Ossian Araripe, tendo sido ele, um dos maiores defensores de Ossian na Câmara. O vereador destacou que há 70 anos, sua família mantém a tradição em ter representatividade no legislativo cratense.
O vereador lamentou o fato da quadra de esporte do Distrito de Dom Quintino haver sido recuperada e o nome do se avô Joaquim de Sousa Brasil, ter sido retirado. Segundo o vereador, é um desrespeito, pois a pintura foi feita e o nome não foi recolocado. Fato que desagradou à família. Ele acredita ter havido motivação política, para a inexplicável retirada da denominação da quadra. Contudo, à família aguarda a recolocação do nome de Joaquim de Sousa Brasil no equipamento.
Tribuna II

A vereadora Mara Guedes (PT) ocupou a tribuna da casa para solicitar a presença dos Secretários de Finanças e Administração, Antonio Olimpio e Cristiano Callou, para falarem sobre o empréstimo junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDS) para a implantação do Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Socias Básicos, com custo estimado em 1,3 milhão.
Para a vereadora existem questionamentos importantes como onde será aplicado e como será pago que não constam do projeto. Assim como, a taxa de juros que será pago. Mara disse que não é contra o projeto, quer somente que o mesmo seja mais debatido, por isso, apresentou requerimento para que o mesmo não seja votado em regime de urgência.

REQUERIMENTOS

Vereador Jales Veloso apresentou requerimento solicitando envio de ofício ao Secretário de Infra-estrutura, José Muniz, solicitando a passagem de uma maquina na Avenida Hermes Parayba, visto que a mesma está intransitável. A Avenida, interliga os bairros Lameiro e Grangeiro.

Vereador Ailton Esmeraldo (PP) solicitou envio de ofícios a Secretaria de Infra-estrutura pedindo a reforma urgente da estrada que dá acesso ao Sítio Páscoa, pois a mesma está intrafegável e outro solicitando a passagem de maquinas nas Ruas Frei Damião, Juvêncio Barreto, Gilberto Pinheiro, bem como a estrada do Sítio Chapada e todas do Barro Branco.

Vereador Luiz Cory, apresentou requerimentos a Secretaria de Infraestrutura solicitando que seja feito a desobstrução de um bueiro na Rua Vicente Leite, a altura do número 351 e outra para que seja recuperado o trecho da Rua José de Alencar, no centro, entre as ruas Pedro Segundo e José Carvalho.

Nenhum comentário: