terça-feira, 2 de junho de 2009

Programa Territórios da Cidadania do Cariri define seu colegiado

Criado em 2008 pelo governo federal o programa Territórios da Cidadania tem o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania, por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável.

Ao todo são 120 territórios distribuídos por todo o país, metade criados em 2008 e a outra metade em 2009, totalizando 1.803 municípios participantes. No Ceará são treze territórios da Cidadania, sendo 7 federais e 6 estaduais. O investimento para este ano será de R$ 468,8 milhões, distribuídos entre os 6 territórios dos quais o Cariri está incluído.

O município de Araripe sediou nos dias 28 e 29 de maio último o Encontro dos Territórios da Cidadania para a escolha do colegiado que vai comandar os caminhos do programa no Cariri. O fórum foi realizado no Cine Teatro do município e discutiu os destinos dos recursos do Governo Federal nas obras estruturantes da região. Estiveram presentes, representantes de várias entidades, entre eles, o Delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Ceará (MDA/CE), Francisco Sombra Oliveira e o presidente da Frente Municipalista do Sul do Ceará e prefeito da cidade de Várzea Alegre, José Hélder Máximo, que pleiteia a entrada do seu município no Territórios do Cariri.

“A meta principal do encontro é buscar a união dos cariris num trabalho conjunto e não defender individualmente cada município”, disse o prefeito anfitrião, José Humberto Germano no seu discurso inicial.

Já o Delegado do ministério, Francisco Sombra ressaltou a importância de se juntarem todas as forças, no desenvolvimento de políticas capazes de mudar o quadro social de pobreza e de exclusão do meio rural brasileiro. “Formamos um colegiado territorial com o público alvo, para discutir as políticas públicas, nos mais diversos temas, envolvendo 22 ministérios federais. O objetivo principal do programa é trazer cidadania para a população menos favorecida, combatendo a pobreza rural e gerando emprego e renda”, acrescentou Sombra.

O Prefeito de Várzea Alegre José Hélder falou da importância e das dimensões do programa avaliando que o Território da Cidadania “é um Programa que busca soluções para toda região” disse Hélder. O delegado Sombra disse ainda que “o mais importante de tudo, é a gente congregar a sociedade civil para a gestão dos recursos públicos. O territórios da cidadania maximiza os recursos e integra as políticas públicas”, declarou Sombra.

Nenhum comentário: