segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Mototaxistas padronizados até dezembro



Os mototaxistas de Juazeiro do Norte começam a se adequar às novas exigências de padronização, para circularem nas ruas da cidade. É que desde que foi feito o novo cadastramento de mais de 1.600 condutores, a categoria está sendo organizada. Esta era uma antiga exigência dos próprios motoqueiros, que reivindicavam maior segurança, organização e a saída de circulação dos mototaxistas piratas, uma promessa do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) deste município.

Até o dia 31 de dezembro de 2010, todos os condutores de motos de aluguel deverão estar com a motocicleta inteiramente padronizada na cor laranja. Os mototaxistas também passam a usar placa na cor vermelha,

Algumas motocicletas já estão pintadas, mas os custos impedem que haja por parte dos profissionais, que tiveram a atividade regulamentada tanto por lei nacional como também lei por municipal, o cumprimento a curto prazo da exigência.

Custos

Em média, eles deverão gastar cerca de R$ 300,00 para cumprir integralmente os novos padrões de funcionamento. Os profissionais devem também renovar o alvará de funcionamento, que no momento está custando R$ 49,00. São mais de 200 postos de funcionamento em todo o município, também cadastrados e numerados.

De forma provisória, os mototaxistas estão adesivando suas motos para terem o diferencial dos que atuavam de forma pirata. São mais de vinte motocicletas por dia que estão recebendo a nova caracterização. O trabalho está sendo feito por uma empresa do próprio município, mas para isso acontecer devem estar devidamente cadastrados e apresentar a documentação. Este trabalho está sendo bancado pela própria administração.

A fiscalização por parte do Demutran para tirar de circulação os mototáxis piratas acontece de forma intensiva em toda a cidade. Segundo o diretor geral do órgão, Péricles Teixeira Cardoso, o mototáxi tem de estar credenciado. O processo de cadastramento foi iniciado no mês de setembro. "O mototaxista que não estiver com alvará de funcionamento vai sair de circulação", garante o diretor. Apesar de terem sido cadastrados 1.640 mototaxistas, existe uma relação de desistência.

Organização

Também estão sendo implementados novos postos de apoio para os profissionais, com parada coberta e bancos. Em cada local deverão atuar somente os que estão inscritos para aquela área. Toda a organização implementada, conforme Teixeira, faz parte de uma antiga reivindicação da própria população. Segundo ele, as pessoas que circulavam e alguns que ainda circulam sem a devida autorização são oportunistas. O diretor já teve notícia até de assaltos. "Agora a população vai ficar mais tranquila. As pessoas terão um parâmetro para pegar o mototáxi, com os veículos padronizados", diz.

Quanto ao combate de mototáxi clandestino na cidade, o diretor afirma que a própria população vai fazer essa seleção. O processo de fiscalização na cidade será de forma continuada, "como é a fiscalização para quem anda sem o capacete", admite. Além dos adesivos, os mototaxistas vão receber um colete na cor laranja. Esse material, além dos adesivos, serão cedidos pela administração. Independente desse material, o diretor afirma que os profissionais não estarão impedidos de trabalhar. O importante nesse momento é estar credenciado e com o alvará em mãos.

Enquete
Quais as vantagens?

"A garantia do emprego de forma segura é a grande vantagem, e ao mesmo tempo afasta os clandestinos."
Leonardo Cabral de Araújo, 39 anos, mototaxista

"A bata padronizada evita de os bandidos se infiltrarem. O melhor é se todos do Demutran acompanhassem isso de perto."
José Góes da Costa, 21 anos, Mototaxista

"Acredito que a padronização vai trazer mais organização e segurança. Tinha muitos clandestinos circulando na cidade."
Gislan Renê, 26 anos, Comerciante

Elizângela Santos
Repórter

Jornal Diário do Nordeste

Nenhum comentário: