terça-feira, 31 de agosto de 2010

NOTÍCIAS DE JUAZEIRO DO NORTE

COMBATENDO A EXPLORAÇÃO SEXUAL

A Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Cidadania (SEASTC), combaterá a exploração sexual e o trabalho infantil, durante os dias 12, 13,14 e 15 de setembro, período da Romaria de Nossa Senhora das Dores. Todos os funcionários da SEASTC e de órgãos como CRAS, CREAS, CAMCA, FUNJU, em parceria com o Conselho Tutelar e PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), formarão uma grande equipe coordenada pela secretária das SEASTC, Solange Cruz. A secretária informa que serão instaladas tendas, com informações e orientação para combater à exploração infantil, durante a romaria, no Santuário de São Francisco das Chagas (Franciscanos), Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores (Matriz), Colina do Horto, Igreja do Socorro e Igreja dos Salesianos. Uma equipe de profissionais especializados fará abordagem de crianças que trabalham ou pedem ajuda , retirando-as desta situação de risco e acolhendo-as na sede da secretaria (antigo CSU), para participar de atividades recreativas e receber alimentação.

ATINGINDO METAS DO MEC

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Juazeiro do Norte, através do departamento financeiro, apresenta o indicador número 04, relacionado ao plano de ações articulados (PAR). Este indicador fala da adequação e dos equipamentos das cozinhas e refeitórios das escolas da rede municipal. Este ano, em Juazeiro, da meta de 26 escolas, 22 já estão datadas seguindo os critérios definidos no manual de padrões mínimos determinados pelo MEC e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).Merecem destaque as escolas: Ana Amélia Bezerra de Menezes (Pirajá), Zila Belém (Triângulo), Leão Sampaio (Centro), Getúlio Granjeiro (São Geraldo) e Alaíde Andrade (Limoeiro.

AMPLIAÇÃO DO ATENDIMENTO MÉDICO


Na última sexta-feira, 27, foi realizada mais uma ação itinerante da saúde pública de Juazeiro do Norte, que desta vez atendeu as comunidades dos Franciscanos, Casas Populares, Pio XII e partes do Pirajá e Timbaúbas. O prefeito Dr. Santana esteve liderando o fortalecimento do atendimento médico que contou ainda com serviços do Dr. Edgar Ferreira, Dr. Odílio, Dr. Sávio, Dra. Graça, Dra, Socorro e Dr. Dermathony. O enfermeiro Luciano Bernardo Fernandes, coordenador do PACS (Programa de Agentes Comunitários de Saúde) e das ações itinerantes informa que mais de 900 procedimentos foram realizados. Foram 208 procedimentos, com 21 exames de ultrassonografia e 27 laboratoriais. Foram realizados ainda 57 atendimentos pelo SISVAN (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional), 40 prevenções ginecológicas, 25 atendimentos odontológicos, palestras educativas e entrega de 500 kits de saúde bucal. Foram providenciados também 50 encaminhados
para consultas no SAME (Serviço de Acolhimento Médico Especializado) e 23 atendimentos da Ouvidoria/SUS e da Ouvidoria Social do MORHAN.

COZINHAS COMUNITÁRIAS EM JUAZEIRO

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SEASTC), e com apoio financeiro do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), implantará em nossa cidade, o projeto "Cozinhas Comunitárias". As Cozinhas Comunitárias são equipamentos públicos que buscam uma estratégia de inclusão social produtiva, de fortalecimento da ação coletiva e da identidade comunitária. Serão distribuídas refeições saudáveis para pessoas em situação de insegurança alimentar grave, indicadas, preferencialmente pelos CRAS. Elas são implantadas, prioritariamente, em bairros populosos das periferias urbanas e rurais, fomentando as potencialidades da comunidade a ser beneficiada. No município de Juazeiro início, serão 4 cozinhas nos bairros: João Cabral, Frei Damião, Pedrinhas e Horto oferecendo refeições diárias gratuitamente à 200 famílias de baixa renda em cada um dos quatro bairros contemplados totalizando 800 famílias todos os dias.

Nenhum comentário: