
A Secretaria da Saúde do Estado apresenta nesta terça-feira, 5, a profissionais da imprensa o Hospital Regional do Cariri, que será inaugurado na sexta-feira, 8 às 19h. A visita será às 10 horas, com o secretário da saúde, Arruda Bastos, mostrando como vai funcionar o primeiro hospital público de alta complexidade construído no interior do Ceará e o único no Estado que atende traumas, como o IJF, ao mesmo tempo em que realiza atendimento clínico e cirúrgico em diferentes especialidades, como o HGF.
Em toda a história do Ceará, a população nunca recebeu, nas regiões onde mora, assistência de alta complexidade em diferentes especialidades e atendimento de urgência e emergência em um único hospital da rede pública. Agora, o acesso e a qualidade da assistência à saúde melhoram para a população de 44 municípios do Cariri e das regiões de Iguatu e Icó. Nesta sexta-feira, 8, o governador do Estado, Cid Gomes, inaugura o Hospital Regional do Cariri. O HRC é um misto de Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e do Hospital Instituto Dr. José Frota (IJF). Além de atender urgência e emergência, como faz o IJF, o Hospital Regional do Cariri irá garantir também serviços oferecidos no HGF. A inauguração será às 19 horas na sede do novo hospital, na Rua Catulo da Paixão Cearense, s/n, em Juazeiro do Norte. Fica localizado estrategicamente no trevo que liga os municípios de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha para facilitar o acesso dos pacientes.
O Hospital Regional do Cariri, com 27 mil e 126 metros quadrados de área, é o primeiro hospital público terciário construído no interior do Ceará. ¨Isso significa interiorização dos serviços de alta complexidade, levando saúde de qualidade para perto da população, o que reduz sofrimento e agravamento do quadro de saúde dos pacientes no deslocamento em ambulâncias para a capital, no caso do Cariri 600 quilômetros de distância¨, afirma o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos. Ele informa que essa assistência de qualidade inclui a garantia de exames complexos realizados com equipamentos modernos, atualmente só feitos na capital. Destaca a ressonância magnética, feita hoje na rede pública exclusivamente no HGF. Outros exames que serão assegurados no HRC são a tomografia computadorizada, endoscopia digestiva e respiratória, eletroencefalograma, eletrocardiograma, ecocardiograma, ecocardiografia, angiografia, mamografia, ultrassonografia geral e intervencionista, radiologia geral, além de serviços de laboratório de análises clínicas e patologias clínicas, anatomopatologia, citologia e agência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário