Mais uma mudança na camara municipal do Crato e desta vez uma baixa no grupo de apoio ao prefeito Samuel Araripe
o relator JUIZ CID MARCONI GURGEL DE SOUZA julgou contrario ao recurso impetrado pelo vereador Jales Duarte Velloso, que ja havia sido cassado pelo Juiz da 27ª Zona Eleitoral, da cidade do Crato, Dr. Antonio Vandemberg Francelino Freitas.
o JUIZ CID MARCONI GURGEL DE SOUZA se baseou na Ação do Ministério Público Eleitoral e cassou o mandato do Vereador Jales Duarte Velloso, do PP por compra de votos nas eleições do ano de 2008.
Na sentença são mostradas diversas situações onde o vereador e cabos eleitorais do mesmo trocaram votos por camisetas para times de futebol, gás de cozinha, tijolos, materiais de construção e frangos.
Em sua decisão o Juiz pede que seja empossado de imediato o desligamento das ações legislativas e a posse do primeiro suplente da coligação “ PP, PRB e PDT”. Vai assumir no lugar de Jales, o Dr. MauricinhO, que integra o grupo de oposição ao atual prefeito da cidade do Crato.
Jalles estava no mandato por força de liminar, agora so cabe recurso no TSE, mas ja sendo cassado em duas instancias, fica dificil a reversão desta situação.
sexta-feira, 30 de setembro de 2011
PREFEITO SANTANA ENTREGA PLACA DO CENTENÁRIO A ESCRITOR AMERICANO AUTOR DE “MILAGRE EM JOASEIRO”
O primeiro escritor do exterior a pesquisar sobre os fatos miraculosos de Juazeiro do Norte recebeu uma Placa Comemorativa ao Centenário da cidade em noite de festas nesta quinta-feira no Memorial Padre Cícero. O professor e antropólogo Ralph Della Cava da Universidade de Columbia em Nova York (EUA) é o autor do livro “Milagre em Joaseiro”. A obra foi definida pelo reitor da UFC, Jesualdo Farias, como responsável na geração de estudiosos e escritores em torno do tema.
A placa foi entregue pelo prefeito Manoel Santana que elogiou a “clareza” como Ralph Della Cava narrou a história de Padre Cícero em sua obra. Na oportunidade, foram lançados mais cinco livros da Coleção Centenário: a reedição do “Patriarca do Juazeiro” do padre Azarias Sobreira, “Mistério do Juazeiro”, de Manoel Pereira Diniz e “Joaseiro do Padre Cícero e a Revolução de 1914”, de Irineu Pinheiro, além de dois livros inéditos: “Rostos de Juazeiro”, de Raimundo Araújo; e “Padre Cícero e Juazeiro – Textos Reunidos Coletânea sobre Padre Cícero”, do Padre Neri Feitosa.
No seu discurso, o escritor norte americano disse se sentir honrado em receber homenagens na presença de tantos juazeirenses. Conforme garantiu, o seu amor, afeto e carinho por Juazeiro do Norte só crescem. Se referindo aos livros, o prefeito Santana disse que estes resgatam fatos que, as vezes, passaram até despercebidos e nos levam de volta ao tempo se tornando importantes. Para ele, são livros que levam “para bem longe a bonita história de Juazeiro”.
Já o reitor Jesualdo Farias destacou a agenda de contribuições dadas pela Universidade Federal do Ceará para o Centenário de Juazeiro e ouviu elogios do prefeito Santana citando-o como o grande artífice para implantação da Universidade Federal do Cariri. “Se não fosse ele à frente da UFC no Ceará, não teríamos nossa universidade”, disse ganhando os aplausos dos presentes.
Discursaram ainda o presidente do Conselho Editorial da Coleção Centenário, Renato Casimiro, para quem Ralph Della Cava viveu uma fase de poucos recursos bibliográficos e inspirou muitos autores. Ele disse da pretensão em lançar mais livros lembrando que essa fase inicial já atingiu 20 volumes. Já o presidente da Comissão Organizadora do Centenário, Geraldo Barbosa, destacou a importância das reedições no sentido de fazer chegar as mãos de uma nova Gama de leitores difundindo cada vez mais a nossa história.
O gerente do Centro Cultural BNB Cariri, Lênin Falcão, destacou a honradez do Banco do Nordeste em poder participar desse momento histórico. Na noite desta sexta-feira, no Campus da UFC, Ralph Della Cava receberá o título de Doutor Honoris Causa da instituição. A programação desta semana será encerrada com um show do cantor Fábio Carneirinho em homenagem aos fiéis que participam da festa em louvor à São Francisco. Será na noite deste sábado na Praça das Almas promovido pela Prefeitura de Juazeiro.
PROFESSORES FAZEM GREVE DE FOME
Três dos professores estaduais, em greve há 53 dias, decidiram radicalizar. Em protesto contra o envio, à Assembleia Legislativa, da mensagem que cria nova tabela de salários para o magistério, eles iniciaram greve de fome.
Clésio Mendes, professor do Liceu estadual de Maracanaú; Laura Lobato, professora do Caic Maria Alves Carioca; e Cláudio Monteiro, professor das escolas estaduais Plácido Aderaldo Castelo, Michelson Nobre da Silva e Patativa do Assaré, estão sem se alimentar desde ontem. Eles decidiram ainda permanecer na Assembleia até que “exista uma proposta concreta” por parte do Governo.
Os docentes realizaram ontem mais um protesto. No início da manhã, os grevistas foram ao Palácio da Abolição. Mas ao saberem que o governador Cid Gomes (PSB) já havia enviado à Assembleia a proposta de nova tabela, os manifestantes seguiram para a sede do Legislativo. O Governo do Estado já propôs a aplicação do piso nacional, mas a categoria cobra a repercussão para toda a carreira.
Das galerias, os manifestantes gritaram palavras de ordem contra o governador. Após os deputados aprovarem o regime de urgência para votação da mensagem, alguns professores se revoltaram e a sessão foi suspensa.
Heitor Férrer (PDT), Augustinho Moreira (PV), Fernanda Pessoa (PR), Eliane Novais (PSB) e Roberto Mesquita (PV) votaram contra o pedido de urgência. Mesquita, no entanto, defendeu o retorno às aulas. “Vocês já ganharam, ao convencer a sociedade da insensibilidade do governo”, disse.
Com poucas chances de ver a proposta do governador ser rejeitada pelos deputados, devido à ampla maioria da base governista, os professores pedem a retirada da proposta ou que pelo menos não seja votada até amanhã, quando será realizada nova assembleia geral.
ENTENDA A NOTÍCIA
Em greve há 53 dias, os professores da rede estadual de ensino foram à Assembleia Legislativa na tentativa de barrar o projeto de lei enviado pelo governador que estabelece uma nova tabela salarial para a categoria.
fonte: jornal O Povo
HORA DE RENEGOCIAR DÍVIDAS
O consumidor cearense que está preocupado com o nome "sujo" e teme ter dificuldades para comprar presentes para o Natal deste ano e outras datas comemorativas, porque acumula dívidas com lojas, bancos e financeiras, já pode ver uma luz no fim do túnel. Isto porque a Serasa Experian lançou, nesta semana, uma campanha nacional para oferecer às empresas de varejo e instituições de financiamento soluções de renegociação de dívidas com seus consumidores inadimplentes.
Parcelamento e descontos
As sugestões, em geral, consistem em parcelamentos mais prolongados, descontos e juros mais baixos. Além disso, a campanha também prevê a concessão de crédito àqueles que estão pagando em dia. O superintendente de informações de crédito da Serasa, Vander Nagata, lembrou que há vários tipos de devedores e que as soluções serão oferecidas com base nisso.
Perfil considerado
"Há diferentes graus de endividados. Tem aqueles que devem apenas para um banco ou para uma só financeira e aqueles que devem para mais de uma instituição. Tem ainda os que devem para várias lojas", disse.
A gerente de concessão de créditos para pessoa física da Serasa, Simone Lima, confirmou o cuidado. "Crédito bem concedido previne dívidas futuras, o que significa a sustentabilidade do crédito", declarou. O objetivo, afirmou Nagata, é fazer com que o consumidor possa chegar no fim do ano com maior poder aquisitivo, aproveitando também o adiantamento do 13º salário.
Na RMF
No mercado local, a campanha é bastante válida, tendo em vista que, no mês de setembro, a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) apresentou-se com o 2º maior nível de consumidores endividados dos últimos 13 meses, registrando um índice de 4,9% de pessoas inadimplentes. Para o diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Régis Dias, a medida é positiva para o mercado, que ficará ainda mais aquecido com a participação ativa de clientes. No entanto, atenta para possíveis injustiças nas renegociações e concessões.
Segundo ele, a campanha, que vem sendo feita anualmente, tem colocado em pé de igualdade consumidores que estão devendo e aqueles que estão em dia. "Os inadimplentes estão sendo sempre favorecidos, pois em todo fim de ano, estão recebendo benefícios para recuperar suas dívidas", reclamou.
"Eu entendo que muitos empresários passam por dificuldades circunstanciais, como concorrência e reposição de estoque, mas não se pode beneficiá-los todos os anos", completou.
Restrições
Dias defende que os devedores recebam mais restrições no momento de renegociar, e que os adimplentes sejam premiados, recebendo mais crédito ou tendo um maior prazo para pagar impostos. Essa última vantagem, segundo ele, seria mais válida para pessoas jurídicas. A campanha realizada no ano passado beneficiou cerca de 2,7 milhões de consumidores.
No Ceará, a financeira Fort Brasil realiza, duas vezes ao ano, ação semelhante. De acordo com José Pires Neto, diretor de operações da empresa, a próxima vai acontecer entre 5 e 10 de dezembro.
Perto do Natal
"As datas são casadas com entrada de dinheiro no mercado, como o pagamento do 13º, por exemplo. Esse ano fizemos também uma campanha nesse mês de setembro, concedendo prazo de até 12 vezes para quitar débitos e descontos até 90%, dependendo do prazo", conta.
O gasto do consumidor beneficiado chegou a até 3 vezes o perfil mensal desse tipo de cliente. A campanha aumentou em 60% a recuperação de créditos da financeira.
MAIS INFORMAÇÕES
Em Fortaleza, a Serasa encontra-se na Rua Pedro Borges, 20, sala 1101 (Centro). TEL: (85) 3066-1100
ATRASOS
Profissionais liberais lideram lista, diz BC
Brasília Profissionais liberais têm as maiores taxas de inadimplência do Brasil. Pesquisa divulgada ontem pelo Banco Central (BC) mostra que o nível de calote entre os brasileiros que trabalham por conta própria em atividades como a arquitetura, contabilidade, direito e odontologia é a mais elevada entre todas as categorias de clientes identificados pelo BC.
Segundo o levantamento, em todas as regiões do Brasil clientes com a ocupação "profissional liberal" ocupam o desconfortável primeiro lugar na lista de inadimplentes.
Regiões
Na região Centro-Oeste, é onde há o pior indicador: 5,2% dos profissionais liberais estão com pagamentos de dívidas com atraso superior a 90 dias. Em seguida, estão as regiões Sudeste (5,1%), Sul (4,6%), Nordeste (4,5%) e, por último, os estados do Norte (4,4%).
A segunda categoria com mais calotes é a dos empresários, cujas taxas de inadimplência oscilam entre a máxima de 4,3% no Centro-Oeste e a mínima de 3,7% no Sudeste. No restante do Brasil, a taxa de atrasos entre os empresários é de 4% no Nordeste e Norte e de 3,8% no Sul do Brasil.
EM AGOSTO
Inadimplência das empresas desacelera
São Paulo A inadimplência das companhias brasileiras desacelerou em agosto em razão do aumento da atividade provocado pelo Dia dos Pais, que gerou receitas necessárias para honrar parte dos financiamentos atrasados, informou ontem a Serasa Experian.
Na comparação com julho, a inadimplência aumentou 1,9%, nível bem inferior aos 4,5% registrados em julho ante junho.
Na variação anual do Indicador de Inadimplência das Empresas calculado pela Serasa houve crescimento de 23,5% sobre agosto de 2010. No acumulado do ano, a alta foi de 14,8% em relação aos oito primeiros meses de 2010. De janeiro a agosto, o valor médio das dívidas não bancárias, que incluem cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços, foi de R$ 739,45, cifra 1,6% maior em relação aos oito primeiros meses de 2010.
Bancos
O valor médio das dívidas com bancos teve um crescimento maior, de 9,1%, e alcançou R$ 5.165,06.O valor médio dos títulos protestados subiu para R$ 1.760,16, alta de 7,6% no acumulado de janeiro a agosto. Já os cheques sem fundos tiveram valor médio de R$ 2.065,11, alta de 1,5%.
PROGRAMA FUMAÇA NEGRA VISTORIA 203 VEÍCULOS NO INTERIOR DO ESTADO
Novas blitze do Programa Fumaça Negra, da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), mobilizaram o Interior do Estado na última semana, de 26 a 28 de setembro. Na ocasião, a autarquia realizou a operação nos municípios de Acopiara, Iguatu e Senador Pompeu, respectivamente, com o objetivo de coibir a emissão da fumaça negra de veículos movidos à diesel tais como ônibus, caminhões e transportes alternativos que apresentavam poluentes superior a 60% de preto, de acordo com a Escala de Ringelmann.
Em Acopiara, a ação, que foi motivada pela Secretaria de Meio Ambiente da região devido as comemorações de 90 anos de emancipação do município, teve caráter apenas educativo. As blitze, ocorridas em dois turnos, nas Avenidas Paulino Félix e Cazuzinha, no bairro Centro, totalizaram 57 veículos vistoriados, com 48 desses dentro dos padrões e nove fora.
De acordo com o coordenador do Fumaça Negra, Francisco Oliveira, a ação foi uma oportunidade que a Semace teve de conscientizar e educar os motoristas de Acopiara. “As próximas blitze terão caráter punitivo, passíveis de multas, de acordo com a legislação ambiental vigente”, alertou o coordenador do programa. Na região, a ação contou com o apoio do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e Secretaria de Meio Ambiente.
Em Iguatu, na Rodovia CE 060, Km 366, 92 veículos foram vistoriados, sendo que desses, 89 encontraram-se dentro dos padrões e três não. Já em Senador Pompeu, a ação ocorrida também na Rodovia CE 060, no Km 260, contabilizou 54 veículos vistoriados, 53 dentro dos padrões e um fora. Nessas regiões, as blitze contaram com o apoio da Polícia Rodoviária Estadual (PRE).
A medição do índice de fumaça negra é feita através da escala de Ringelmann Reduzido, constituída de cinco colorações, variando de cinza claro ao preto total. As emissões de 20 e 40% estão dentro dos padrões estabelecidos. Já nas de 60, 80 e 100% o veículo é multado.
De acordo com a Portaria Nº 136, de 23 de julho de 2007 da Semace, os veículos irregulares têm 15 dias, a partir da autuação, para comparecerem à sede da instituição para passar por uma nova vistoria. Caso seja constatada a sua adequação aos padrões, o proprietário do carro tem o benefício da redução de 50% do valor da multa, que pode variar de R$ 1.174 a R$ 4.696.
SEMANA MUNDIAL DO ESPAÇO
A World Space Week (http://www.worldspaceweek.org/) ou Semana Mundial do Espaço é o maior evento internacional público dedicado ao espaço, com comemorações em mais de 50 nações.
Oficialmente estabelecida pelas Nações Unidas em 1999 como uma celebração internacional de contribuição da ciência e da tecnologia espacial para a melhoria das condições de vida das populações, a Semana Mundial do Espaço, de 4 a 10 de Outubro, é assinalada pela comemoração de dois eventos marcantes da era espacial:
- O lançamento do primeiro satélite artificial, Sputnik 1, abrindo o caminho para a exploração espacial, em 4 de Outubro 1957;
- A assinatura do Tratado sobre os princípios que governam as atividades dos Estados na Exploração e uso do Espaço, incluindo a Lua e os outros corpos celestes em 10 de Outubro 1967.
O tema da Semana Mundial do Espaço em 2011 é "50 anos de voos espaciais tripulados". Uma homenagem ao primeiro voo espacial humano que ocorreu no dia 12 de abril de 1961, quando o cosmonauta Yuri Gagarin completou uma órbita ao redor da Terra a bordo da nave Vostok 1, lançada pelo programa espacial soviético e desenhada pelo cientista Sergey Korolev.
O BRASIL / EVENTOS NA SEMANA MUNDIAL DO ESPAÇO
Na Semana Mundial do Espaço - 04 a 10 de Outubro de 2011, os astrônomos amadores e profissionais, professores e alunos, as instituições de pesquisa e ensino, as associações, os grupos e clubes de astronomia, os planetários e todos os entusiastas da ciência são conclamados a fazerem e registrarem no site da World Space Week 2011 quaisquer eventos relacionados ao espaço: sessão pública de observação com telescópio, concurso de desenho ou redação, distribuição de panfletos temáticos, palestras, lançamento de foguetes, exposição fotográfica com imagens espaciais (a exposição "Paisagens Cósmicas" com seus excelentes painéis é uma excelente pedida para um evento em escolas, museus, bibliotecas, etc), sessão especial no planetário, um abaixo assinado contra a poluição luminosa de sua cidade, uma sessão de bate-papo exclusiva sobre o espaço pela internet, atividades escolares (exercícios para casa) sobre o espaço, um Ballet infantil temático, a organização de um evento esportivo (um jogo de futebol de campo ou futebol de salão entre amigos, basquete, volei, natação, sinuca ou outro esporte) dedicado a Semana Mundial do Espaço ou, se você é reporter, uma notícia especial sobre o tema.
Se você não tem como fazer nenhum desses eventos mas tem um blog: poste algo pessoal, uma mensagem sobre o espaço para o mundo e registre-a no site de evento, para que todos possam acessa-la!
Simplesmente faça algo em prol da divulgação da astronomia ou do espaço na Semana Mundial do Espaço, de 4 a 10 de outubro e espalhe-o para o mundo!
A sincronização dos eventos e programas educacionais atrai a cobertura dos meios de comunicações, que contribui para a educação do público em relação à exploração do espaço.
Para registrar seu evento no site da Semana Mundial do Espaço 2011 e divulgar sua associação e suas atividades para o Brasil e para o Mundo é muito fácil.
Acesse: http://www.worldspaceweek.org/new_event.php e preencha o formulário em português ou inglês. Se tiver alguma dúvida quanto as solicitações do formulário é só traduzir a página com o google tradutor ou abri-la com algum tradutor. Outras dúvidas entre em contato comigo (e-mail abaixo). Ao preencher o que se pede é só clicar em "Submit Event" e seu evento já aparecerá devidamente registrado no site.
Se a sua instituição tiver uma página na internet não esqueça de colocar em " Event Web Address" . O site da Semana Mundial do espaço é uma excelente vitrine para o mundo.
Para ver os eventos já registrados acesse: http://www.worldspaceweek.org/calendar_2011.php
Para fazer download do poster com o tema 2011 (arte e texto) acesse: http://www.worldspaceweek.org/poster_2011_with_text.html
Para criar um texto exclusivo da sua instituição a partir da imagem tema da Semana Mundial do Espaço 2011, faça o download do poster sem texto em:
http://www.worldspaceweek.org/poster_2011_no_text.html
A SEMANA MUNDIAL DO ESPAÇO EM JUAZEIRO DO NORTE, NO CEARÁ
Em meio às comemorações internacionais, em Juazeiro do Norte a equipe do Núcleo de Astronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE Campus Juazeiro do Norte), com a total colaboração da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) realizará, durante toda a Semana Mundial do Espaço, eventos de observação astronômica com telescópios em espaços públicos e distribuição de panfletos temáticos. Dois telescópios refletores serão colocados a disposição da população para a observação da Lua.
A ação social,educacional e científica que visa estreitar os laços entre a ciência e a população proporcionará oportunidade única aos juazeirenses de contemplar com seus próprios olhos, de forma gratuita, pequenos detalhes do mundo mais próximo da Terra.
Veja a programação em Juazeiro do Norte:
Dia 04 de Outubro, Terça-feira, das 18h00 às 21h00, Praça Feijó de Sá (antiga Pça do Giradouro), Bairro Triângulo.
Dia 05 de Outubro, Quarta-feira, das 18h00 às 21h00, Praça José Geraldo da Cruz (antiga Praça das cacimbas), Bairro Franciscanos.
Dia 06 de Outubro, Quinta-feira das 18h00 às 21h00, Praça Padre Cícero (defronte ao Anfiteatro), Centro
Dia 07 de Outubro, Sexta-feira das 18h00 às 21h00, Praça Padre Cícero (defronte à Feira Itinerante de Artesanato), Centro
Dia 08 de Outubro, Sábado, das 18h00 às 21h00, aos pés da Estátua do Padre Cícero, no Horto.
Dia 10 de Outubro, Segunda-feira das 18h00 às 21h00, Praça Padre Cícero (defronte ao Anfiteatro), Centro.
IPECE MOSTRA REDUÇÃO NA DESIGUALDADE DE RENDA NO CEARÁ
O Ceará vem apresentando queda na desigualdade de renda pós-plano Real, principalmente a partir de 2001, e três são as causas apontadas. A primeira é a de que, apesar da renda não derivada do trabalho representar um terço da renda total, cerca de 48% do declínio é por ela explicada, valendo destacar, no caso, o programa Bolsa Família. A segunda está associada à melhoria no capital humano que forma a força de trabalho do Ceará. Por último, a variação na distribuição do percentual de adultos.O Estado apresentou declínios da desigualdade, apesar de fortes oscilações verificadas no período (1995/2009). Principalmente na última década, o crescimento da renda dos 40 % mais pobres foi, no Ceará, bem superior que os 10% mais ricos. Comportamento similar se deu na renda média entre os 20% mais ricos e os 20% mais pobres. “No período de quase 15 anos, a taxa de crescimento da renda dos 10% mais pobres foi mais que o dobro do crescimento médio do Estado”.
PSDB NÃO TERÁ CANDIDATO EM 2012 NO CRATO
O prefeito do Crato, Samuel Araripe, vem articulando o apoio à pré-candidatura de Cícero França, á sua reeleição, pelo Partido Verde. Cícero França é o atual secretário de Saúde do Crato, sempre foi filiado ao PSDB, mas nos últimos meses se filiou ao PV.França vem sendo apontado como um dos nomes preferidos de Samuel Araripe para as eleições d3e 2012. Se Cícero frança vencer, Samuel Araripe terá apoio total às suas pretensões em der deputado estadual.Mas, como ser candidato pelo PSDB pode pegar mal, Samuel preferiu filiar seu pupilo no PV. Assim, o PSB ficará sem a prefeitura do Crato, mesmo com a vitória de França. O problema é que seria estranho os tucanos não terem um candidato próprio nas eleições de 2012. O fato do PV estar agora na base de apoio à Samuel e poder ser cabeça de chapa soaria como um recado para o governador Cid Gomes que o tucano Samuel Araripe poderia passar par ao lado do governo.Essa tática não está dando muito certo. O PSB estadual elegeu como prioridade a derrota do tucano Samuel Araripe nas próximas eleições.
PT DO CRATO PREPARA ENCONTRO MUNICIPAL
O Partido dos Trabalhadores do Crato, a exemplo de outras agremiações, prepara agora um encontro municipal. O evento vai reunir lideranças sindicais, comunitárias, empresários, educadores, profissionais liberais militantes e filiados do partido.Na oportunidade serão feitas novas filiações. O encontro terá ainda a participação de lideranças políticas regionais, dos parlamentares petistas e convidados.
LIDERANÇAS DO CARIRI SE FILIAM AO PARTIDO COMUNISTA
O Partido Comunista do Brasil – PCdoB ganha adesão de novas lideranças políticas da região do Cariri. O fato coloca a agremiação partidária em outro patamar político dentro da região metropolitana do Cariri, o que repercutirá nas eleições de 2011. Na cidade do Crato, o PCdoB ganha a adesão do cirurgião dentista Walter Brito, diretor do Centro de Especialidades Odontológicas – CEO e do médico e ex-vereador Valdetário Brito. Em Farias Brito, o prefeito Valdevelder teve ato de filiação que contou com a presença do senador Inácio Arruda. No Juazeiro do Norte existem conversas para adesão de lideranças políticas. Para o presidente do PCdoB do Crato, Samuel Duarte Siebra, o Partido passa por um período de grande efervescência política na região. Ele destaca que isso viabiliza a construção de um projeto político partidário com potencial eleitoral para dialogar com outras forças políticas.
MANOEL SALVIANO DEVE SER O PRIMEIRO REPRESENTANTE DO PSD CEARENSE NA CÂMARA DOS DEPUTADOS
A aprovação do registro nacional do PSD pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na última terça-feira, desencadeou a já prevista debandada tucana rumo à nova sigla no Ceará. A novidade é que, além da perda de representatividade na Assembleia Legislativa, o PSDB deve perder também um de seus dois deputados federais. Manoel Salviano (PSDB-CE) deve ser o primeiro representante do PSD cearense na Câmara dos Deputados. O parlamentar afirmou que sua migração pode ser definida no próximo fim de semana, após reunião com o ex-senador Tasso Jereissati (PSDB). “Diante das demandas, tomarei uma decisão. Farei política da maneira correta. Se for sair, pedirei a desfiliação imediatamente”, adiantou.Segundo o secretário-adjunto do Gabinete do Governo do Estado, Almircy Pinto, responsável pela criação do PSD no Ceará, também devem pedir desfiliação ainda esta semana os deputados tucanos Rogério Aguiar, Osmar Baquit, Moésio Loiola, e os suplentes Nenêm Coelho, Cirilo Pimenta e Professor Teodoro. “Já nos comunicamos com os ilustres colegas. Pedimos a imediata desfiliação daqueles que tem mandato”, adiantou.
Nos municípios do Interior do Estado, 43 prefeitos já têm pré-acerto com a legenda. De acordo com Almircy, em balanço ainda não concluído, figuram os gestores de cidades como: Mombaça, Monsenhor Tabosa, Nova Olinda, Araripe, Piquet Carneiro, Nova Russas, Ocara e Pedra Branca.“São esses de que me lembro de cabeça. Mas o número deve aumentar. Muitos prefeitos, e até vereadores, ainda têm medo de perder seus mandatos”, disse o responsável por organizar o partido no Estado.
Se confirmada, a saída Manoel Salviano é mais um golpe que o PSDB sofre no Ceará. Com representatividade cada vez menor na Assembleia Legislativa, o PSDB terá somente Raimundo Gomes de Matos no Congresso Nacional.
Nos municípios do Interior do Estado, 43 prefeitos já têm pré-acerto com a legenda. De acordo com Almircy, em balanço ainda não concluído, figuram os gestores de cidades como: Mombaça, Monsenhor Tabosa, Nova Olinda, Araripe, Piquet Carneiro, Nova Russas, Ocara e Pedra Branca.“São esses de que me lembro de cabeça. Mas o número deve aumentar. Muitos prefeitos, e até vereadores, ainda têm medo de perder seus mandatos”, disse o responsável por organizar o partido no Estado.
Se confirmada, a saída Manoel Salviano é mais um golpe que o PSDB sofre no Ceará. Com representatividade cada vez menor na Assembleia Legislativa, o PSDB terá somente Raimundo Gomes de Matos no Congresso Nacional.
SANTANA DO CARIRI: ROMARIA DA MENINA BENIGNA COMEÇA DIA 24 DE OUTUBRO
O dia 24 de outubro próximo marca a abertura da Romaria de benigna, a Santa do Cariri. O evento se dará Às 17 horas no distrito de Inhumas, em Santana do Cariri, ao lado do memorial.Na ocasião acontecerá uma Santa Missa oficiada pelo bispo diocesano Dom Fernando Panico e membros do clero do Cariri.O processo de beatificação da menina Benigna se encontra em Roma. Este ano de 2011, faz 70 anos do martírio da jovem Benigna Cardoso que foi morta em 24 de outubro de 1941 por um rapaz que queria namorar co mela e foi rejeitado. Ela foi assassinada a golpes de faca. Pouco depois de sua morte começaram as romarias ao local onde ela foi assassinada.Após a missa de abertura da festa religiosa, acontecerá uma coletiva à imprensa.
CAMINHÃO DO CIDADÃO CHEGA AO BAIRRO SEMINÁRIO, NO CRATO, NA SEGUNDA-FEIRA
O Caminhão do Cidadão já percorreu vários municípios cearenses e agora chega ao bairro mais populoso da cidade do Crato: o Seminário. Na próxima segunda-feira (03/10), o cidadão interessado em tirar Carteira de Identidade ou CPF já pode se dirigir ao Caminhão, que ficará em frente ao Colégio Polivalente do bairro.
O Caminhão do Cidadão é o serviço móvel para emissão de documentação civil básica e gratuita da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado – Sejus. São três caminhões percorrendo o Interior do Estado e três na Região Metropolitana de Fortaleza. Cada um deles passa, em média, dez dias em um município cearense atendendo a população. No bairro Seminário, a população poderá ter acesso aos serviços até o dia 08/10. A ida do equipamento ao município atende requerimento enviado pelo deputado estadual Sineval Roque (PSB) à Sejus.
Os interessados na carteira de identidade devem apresentar os documentos: original e xérox da Certidão de Nascimento e duas (02) fotos 3X4 recentes, iguais e coloridas (para pessoa solteira); ou original e xérox da Certidão de Casamento e duas (02) fotos 3X4 recentes, iguais e coloridas (para pessoa casada). Para a Folha Corrida é necessária a apresentação da Carteira de Identidade. Menores de 16 anos devem estar acompanhados de um responsável, com a Carteira de Identidade.
O Caminhão do Cidadão é o serviço móvel para emissão de documentação civil básica e gratuita da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado – Sejus. São três caminhões percorrendo o Interior do Estado e três na Região Metropolitana de Fortaleza. Cada um deles passa, em média, dez dias em um município cearense atendendo a população. No bairro Seminário, a população poderá ter acesso aos serviços até o dia 08/10. A ida do equipamento ao município atende requerimento enviado pelo deputado estadual Sineval Roque (PSB) à Sejus.
Os interessados na carteira de identidade devem apresentar os documentos: original e xérox da Certidão de Nascimento e duas (02) fotos 3X4 recentes, iguais e coloridas (para pessoa solteira); ou original e xérox da Certidão de Casamento e duas (02) fotos 3X4 recentes, iguais e coloridas (para pessoa casada). Para a Folha Corrida é necessária a apresentação da Carteira de Identidade. Menores de 16 anos devem estar acompanhados de um responsável, com a Carteira de Identidade.
BRINQUEDOS CRIADOS POR ALUNOS DO ENSINO INFANTIL SERÃO EXPOSTOS EM PRAÇA PÚBLICA
Estimular a criatividade dentro da escola faz parte do Projeto “Brincando e Fazendo Arte na Educação Infantil” da Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro do Norte. Essa iniciativa é da equipe de Divisão do Ensino Infantil, e com o apoio dos professores, coordenadores, diretores e funcionários das instituições da rede municipal, busca promover a inclusão das crianças no processo de entretenimento escolar, proporcionando a esses alunos a oportunidade de criar os próprios brinquedos.A “II Mostra Brinquedoarte” vai acontecer nesta sexta-feira, dia 30 de setembro, a partir das 8h da manhã, na Praça Desembargador Juvêncio Santana, vizinho a Secretaria Municipal de Educação, no bairro São Miguel.Durante o evento as 25 escolas participantes serão avaliadas por uma comissão julgadora, que levará em consideração os critérios: criatividade, quantidade e qualidade do material produzido, utilização de recursos recicláveis, originalidade e desenvolvimento de habilidades na criança. Ao final, as instituições serão premiadas com máquinas fotográficas, computadores, microfones, retroprojetor, entre outros prêmio. O projeto consiste na busca de conscientização dos alunos, familiares e população em geral, quanto à importância da reciclagem. Primeiramente houve o estudo do projeto, nos meses de março e abril, e em maio, por oficina de criação de brinquedos e jogos pedagógicos nas escolas, com a participação dos professores, auxiliares e coordenadores pedagógicos.
FAMÍLIAS CAPACITADAS PARA O MERCADO DE TRABALHO
A Prefeitura de Juazeiro do Norte capacita donas de casa para o mercado de trabalho, através de oficinas de potencialidades, realizadas nos CRAS - Centro de Referência da Assistência Social. Os cursos acontecem nos CRAS do Horto, Timbaúbas, Frei Damião e Triângulo, contemplando aproximadamente 100 mulheres. O curso de biscuit aconteceu no Horto e Timbaúbas com duração de um mês. Dona Maria Anunciada Ramos da Silva residente na Rua Bom Jesus, 97, Bairro Horto, e Joana Da Silva Santos moradora da Rua do Horto, 1566. Ambas, alunas do Curso de biscuit já estão recebendo encomendas de lembrancinhas para aniversários, casamentos e batizados. “Estou muito feliz e realizada por participar deste curso, pois me ajudou a montar meu próprio e conseguir uma renda extra”, afirmou Dona Joana.
As oficinas de potencialidades e cursos em diversas áreas são realizadas nos CRAS, e já profissionalizaram aproximadamente 2 mil pessoas em Juazeiro do Norte.
As oficinas de potencialidades e cursos em diversas áreas são realizadas nos CRAS, e já profissionalizaram aproximadamente 2 mil pessoas em Juazeiro do Norte.
MOBILIZAÇÃO SOCIAL CONTRA AS DST’S EM JUAZEIRO DO NORTE
A equipe da Mobilização Social da Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte fará uma blitz educativa hoje, 30, no bairro Pirajá. A ação será feita para chamar a atenção da população para a importância da prevenção e do cuidado com as DST’s – Doenças Sexualmente Transmissíveis e acontecerá das 08 às 11 horas da manhã.A blitz faz parte do PAM – Plano de Ações e Metas em DST’s, HIV e AIDS. O município de Juazeiro do Norte é um dos poucos no Ceará que tem o PAM, ou seja, é uma das poucas cidades que tem atendimento especializado em DST’s, com médicos especializados, psicólogos e toda uma equipe para atender os portadores, e que tem o medicamento.No Ceará, os municípios que tem PAM são Juazeiro do Norte, Sobral, Quixadá, Maracanaú e Caucaia.
CAMILO SANTANA VEM AO CARIRI PARA LANÇAMENTO DA FEIRA DO CONHECIMENTO
O secretário das Cidades, Camilo Santana, vai estar na tarde de hoje em Barbalha. No Hotel das Fontes, às 17 horas, Camilo participa do lançamento da I Feira dói Conhecimento, evento que acontecerá em Barbalha no mês de outubro.Na solenidade estarão o prefeito de Barbalha, José Leite, e prefeitos de várias cidades do Cariri que serão convidados a aderir à feira. A I Feira do Conhecimento irá reunir diversos municípios brasileiros que demonstrarão suas experiências exitosas em políticas públicas.
AEROPORTO DE JUAZEIRO TERÃO OBRAS INICIADAS AMANHÃ
Começam, amanhã, dia 1º, as obras referentes aos Módulos Operacionais Provisórios (MOPs), no Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes. Ainda não foi formalizada, por meio da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a passagem da administração do Estado para a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). O acordo para que isso ocorra foi fechado semana passada, em Brasília, em reunião com a autoridades locais e o presidente da Infraero, Gustavo do Vale. Ele assinou ordem de serviço no valor de R$ 4 milhões para início da obra. O superintendente do aeroporto, Roberto Germano, afirma que serão seis meses para que os novos espaços destinados ao embarque e desembarque de passageiros estejam prontos. De início, foi construída uma casa de força na área próxima ao local onde serão construídos os MOPs, para dar suporte à rede elétrica do local. Essas serão as primeiras providências a serem tomadas após a assinatura do repasse definitivo da administração do Estado para a Infraero. Antes, a administração ocorria, desde 2001, em forma de convênio entre o Governo do Ceará e o órgão federal, o que vinha causando lentidão nas obras de ampliação e melhorias no espaço. meta este ano é que se ultrapasse o número de 300 mil embarques e desembarques, com o crescimento que o equipamento vem obtendo nos últimos anos. Com a construção dos MOPs, o aeroporto terá sua capacidade ampliada para 500 mil usuários dos serviços por ano. Atualmente essa capacidade é de 50 mil. Segundo o superintendente, com as pequenas reformas internas realizadas no intuito de melhorar o espaço para os passageiros, essa expectativa de público pode ser ampliada para até 600 mil passageiros por ano.
Somente este ano, houve a duplicação no número de voos de Juazeiro para as principais praças do País. São oito voos diários com 16 operações de embarque e desembarque. No mês de maio, eram apenas quatro. O último deles iniciou no dia 22, pela empresa Passaredo. Em julho passado, o aeroporto regional teve uma movimentação recorde de quase 35 mil passageiros.
fonte: DN
Somente este ano, houve a duplicação no número de voos de Juazeiro para as principais praças do País. São oito voos diários com 16 operações de embarque e desembarque. No mês de maio, eram apenas quatro. O último deles iniciou no dia 22, pela empresa Passaredo. Em julho passado, o aeroporto regional teve uma movimentação recorde de quase 35 mil passageiros.
fonte: DN
SOS CLIMA TERRA COORDENA PALESTRA E FILME
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-Regional NE 1, Diocese de Crato e demais Dioceses do Estado do Ceará, o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), UFC, URCA, Faculdade Leão Sampaio, FAP, UVA, UECE, UNIFOR, OAB-CE e SOS CLIMA TERRA- Campanha Mundial por Justiça Climática, Sustentabilidade e Contra o Aquecimento Global – promovem, dentro da Campanha da Fraternidade 2011, cujo tema é “Fraternidade e Vida no planeta”, a palestra: “Emergência climática, Sustentabilidade e Aquecimento Global – dimensões geopolítica, técnica, moral, filosófica e espiritual”, a realizar-se no dia 10 de outubro, das 15h às 18h30, no auditório do IFCE de Juazeiro do Norte (Av. Plácido Aderaldo Castelo, 1646 - Planalto Fonte). Na palestra, haverá projeção do filme “Home, Nosso Planeta, Nossa Casa”, do diretor Bertrand.
A Organização das Nações Unidas - ONU, através de seu braço científico, o IPCC-ONU (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas), determinou, para a sobrevivência da humanidade, que mudemos a matriz energética do planeta, saindo da energia suja, fóssil e não renovável, e entrando na energia limpa e renovável. A ONU informou que não podemos admitir que a temperatura média do planeta suba além de 2°C, pois senão romperemos o mínimo de equilíbrio que o clima ainda tem e será a catástrofe total.
Para tanto, até 2020, é necessário reduzir no mínimo 50% das emissões de gases de efeito estufa (GEE) dos países ricos e reduzir entre 15% e 30% do crescimento das emissões futuras dos GEE dos países em desenvolvimento. E temos que, até 2050, reduzir, no mínimo, 80% de todas as emissões de GEE de todo o planeta.
Dramaticamente, mesmo que se mude a matriz energética nos prazos determinados pela ONU, a temperatura média do planeta irá subir inexoravelmente 2°C ou próximo disto, em função dos gases que os países ricos já emitiram na atmosfera desde a revolução industrial.
Atualmente, se vivencia uma corrida absoluta contra o tempo. Todo ano, são milhões de mortes por causa da crise climática. No Brasil, só nestes primeiros quatro meses, ocorreram em 17 estados mais de 3.500 mortes, mais de 180 mil desabrigados, mais de 5 milhões de feridos e mais de 5 bilhões de prejuízos materiais.
O SOS CLIMA TERRA – Campanha Mundial por Justiça Climática, Sustentabilidade e Contra o Aquecimento Global – é um fórum mundial existente em 100 países com o objetivo de informar, conscientizar e conseqüentemente mobilizar a sociedade para as providências urgentes e necessárias. Na se pode esperar apenas pelos governos!
PARA PARTICIPAR – inscreva-se enviando nome completo, telefones, endereço, profissão e data de nascimento para email: sosclimaterra@yahoo.com.br
VAGAS LIMITADAS, INSCREVA-SE LOGO! A entrada é gratuita.
A Organização das Nações Unidas - ONU, através de seu braço científico, o IPCC-ONU (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas), determinou, para a sobrevivência da humanidade, que mudemos a matriz energética do planeta, saindo da energia suja, fóssil e não renovável, e entrando na energia limpa e renovável. A ONU informou que não podemos admitir que a temperatura média do planeta suba além de 2°C, pois senão romperemos o mínimo de equilíbrio que o clima ainda tem e será a catástrofe total.
Para tanto, até 2020, é necessário reduzir no mínimo 50% das emissões de gases de efeito estufa (GEE) dos países ricos e reduzir entre 15% e 30% do crescimento das emissões futuras dos GEE dos países em desenvolvimento. E temos que, até 2050, reduzir, no mínimo, 80% de todas as emissões de GEE de todo o planeta.
Dramaticamente, mesmo que se mude a matriz energética nos prazos determinados pela ONU, a temperatura média do planeta irá subir inexoravelmente 2°C ou próximo disto, em função dos gases que os países ricos já emitiram na atmosfera desde a revolução industrial.
Atualmente, se vivencia uma corrida absoluta contra o tempo. Todo ano, são milhões de mortes por causa da crise climática. No Brasil, só nestes primeiros quatro meses, ocorreram em 17 estados mais de 3.500 mortes, mais de 180 mil desabrigados, mais de 5 milhões de feridos e mais de 5 bilhões de prejuízos materiais.
O SOS CLIMA TERRA – Campanha Mundial por Justiça Climática, Sustentabilidade e Contra o Aquecimento Global – é um fórum mundial existente em 100 países com o objetivo de informar, conscientizar e conseqüentemente mobilizar a sociedade para as providências urgentes e necessárias. Na se pode esperar apenas pelos governos!
PARA PARTICIPAR – inscreva-se enviando nome completo, telefones, endereço, profissão e data de nascimento para email: sosclimaterra@yahoo.com.br
VAGAS LIMITADAS, INSCREVA-SE LOGO! A entrada é gratuita.
II COLÓQUIO DE FORMAÇÃO DOCENTE
Será realizado de 25 a 27 de outubro, o II Colóquio de Formação Docente, intitulado Os saberes e as práticas da docência: encontros e olhares interdisciplinares. As inscrições para o evento podem ser feitas de 27 de setembro até o dia 07 de outubro. A taxa será uma revista gibi nova.
O evento tem por objetivo proporcionar a comunidade acadêmica, pesquisadores, profissionais e demais sujeitos envolvidos com as áreas educacional e da Pedagogia, diálogos, reflexões e debates sobre as diferentes temáticas relacionadas à formação de professores.
O seminário é um importante instrumento de crescente fortalecimento da pesquisa no campo da formação docente, voltado para a reflexão sobre a formação de professores no contexto da URCA, contribuindo para a melhoria educacional da região do Cariri cearense.
O evento pretende congregar os discentes da URCA, em especial, os do Curso DE Pedagogia, além dos docentes da Educação Básica que atuam na região do Cariri, visando instituir um espaço propício a estudos e diálogos acerca do cotidiano escolar e da formação docente em suas diferentes dimensões. Mais informações no site da URCA, pelo www.urca.br.
O evento tem por objetivo proporcionar a comunidade acadêmica, pesquisadores, profissionais e demais sujeitos envolvidos com as áreas educacional e da Pedagogia, diálogos, reflexões e debates sobre as diferentes temáticas relacionadas à formação de professores.
O seminário é um importante instrumento de crescente fortalecimento da pesquisa no campo da formação docente, voltado para a reflexão sobre a formação de professores no contexto da URCA, contribuindo para a melhoria educacional da região do Cariri cearense.
O evento pretende congregar os discentes da URCA, em especial, os do Curso DE Pedagogia, além dos docentes da Educação Básica que atuam na região do Cariri, visando instituir um espaço propício a estudos e diálogos acerca do cotidiano escolar e da formação docente em suas diferentes dimensões. Mais informações no site da URCA, pelo www.urca.br.
CONVÊNIOS DOS MUSEUS DE PALEONTOLOGIA E DO DESIERTO É DESTAQUE NA IMPRENSA MUNDIAL
A Universidade Regional do Cariri (URCA), Museu de Paleontologia de Santana do Cariri e o Geopark Araripe foram destaques na imprensa mexicana, esta semana. É que foi firmado convênio entre o Museo del Desierto e o Museu de Santana do Cariri, para intercâmbio entre essas instituições. A importância do Museu de Paleontologia, com a diversidade de fósseis do período Cretáceo, além do primeiro Geopark das Américas, foi enfatizada pelos diretores do museu mexicano.
Estiveram presentes durante a celebração do convênio, o coordenador executivo do Geopark, Álamo Feitosa, o geólogo, Idalécio Freitas, o historiador Titus Riedl e a representante do governo do Estado do Ceará, Lívia Fernandes.
O convênio garantirá a reciprocidade de elementos para pesquisa, conforme destaca o jornal El Diário, da localidade de Coahuila, além do intercâmbio de estudantes para especialidades nas áreas de geologia, paleontologia, biologia e educação ambiental. O Geopark Araripe foi apontado como um importante projeto, voltado para o desenvolvimento e inclusão das comunidades de abrangência de sua área, além da preservação dos recursos naturais desde a sua criação, em 2006.
As primeiras viagens dos estudantes e pesquisadores mexicanos à região do Cariri começam em 2012, sendo o início de uma troca por meio de interação institucional de seis anos.
Estiveram presentes durante a celebração do convênio, o coordenador executivo do Geopark, Álamo Feitosa, o geólogo, Idalécio Freitas, o historiador Titus Riedl e a representante do governo do Estado do Ceará, Lívia Fernandes.
O convênio garantirá a reciprocidade de elementos para pesquisa, conforme destaca o jornal El Diário, da localidade de Coahuila, além do intercâmbio de estudantes para especialidades nas áreas de geologia, paleontologia, biologia e educação ambiental. O Geopark Araripe foi apontado como um importante projeto, voltado para o desenvolvimento e inclusão das comunidades de abrangência de sua área, além da preservação dos recursos naturais desde a sua criação, em 2006.
As primeiras viagens dos estudantes e pesquisadores mexicanos à região do Cariri começam em 2012, sendo o início de uma troca por meio de interação institucional de seis anos.
quarta-feira, 28 de setembro de 2011
UFC É 13ª NO RANKING NACIONAL DE DESEMPENHO NO EXAME DA OAB
O resultado preliminar do 4º Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) foi divulgado ontem, esta terça-feira, 27, mostrando o desempenho dos profissionais formados pelas instituições de todo o país.
Em 13º lugar no ranking, se encontra a Universidade Federal do Ceará (UFC). Com um total de 50 incritos, o curso da instituição teve 54% de aprovação no exame (33 na 1ª fase e 27 na 2ª fase).
A Universidade Federal do Sergipe teve a melhor marca, com 64,71% de aprovações no teste da Ordem. Trinta instituições não tiveram nenhum candidato aprovado.
Completando os cinco primeiros, estão a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com 64,71% de aprovados, Universidade de São Paulo (USP), com 63,76%, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRG), com 62,22% e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), com 59,18%.
No Ceará, o Instituto de Ensino Superior (IESC) e a Faculdade Cearense (FaC) não tiveram nenhum aluno aprovado na segunda fase do Exame.
Confira lista das instituições cearenses:
13º - Universidade Federal do Ceará (UFC) - 54 % de aprovação
64º - Universidade Regional do Cariri (URCA) - 29,3%
72º - Faculdade Christus - 26,37%
90º - Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA) - 23,91%
153º - Instituto Filosófico Teológico Nossa Senhjora Irna - 23,33%¨
155º - Faculdade Farias Brito (FBB) - 17,95%
162º - Universidade de Fortaleza (Unifor) - 17,29 %
256º - Faculdade Integrada do Ceará (FIC) - 13,68%
286º - Faculdade Nordeste (Fanor) - 12,82%
292º - Faculdade Paraíso do Ceará (FAP) - 12,5%
430º - Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (FGF) - 9,68%
848º - Faculdade Cearense (FaC) - 0%
864º - Instituto de Ensiono Superior do Ceará (Iesc) - 0%
Em 13º lugar no ranking, se encontra a Universidade Federal do Ceará (UFC). Com um total de 50 incritos, o curso da instituição teve 54% de aprovação no exame (33 na 1ª fase e 27 na 2ª fase).
A Universidade Federal do Sergipe teve a melhor marca, com 64,71% de aprovações no teste da Ordem. Trinta instituições não tiveram nenhum candidato aprovado.
Completando os cinco primeiros, estão a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com 64,71% de aprovados, Universidade de São Paulo (USP), com 63,76%, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRG), com 62,22% e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), com 59,18%.
No Ceará, o Instituto de Ensino Superior (IESC) e a Faculdade Cearense (FaC) não tiveram nenhum aluno aprovado na segunda fase do Exame.
Confira lista das instituições cearenses:
13º - Universidade Federal do Ceará (UFC) - 54 % de aprovação
64º - Universidade Regional do Cariri (URCA) - 29,3%
72º - Faculdade Christus - 26,37%
90º - Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA) - 23,91%
153º - Instituto Filosófico Teológico Nossa Senhjora Irna - 23,33%¨
155º - Faculdade Farias Brito (FBB) - 17,95%
162º - Universidade de Fortaleza (Unifor) - 17,29 %
256º - Faculdade Integrada do Ceará (FIC) - 13,68%
286º - Faculdade Nordeste (Fanor) - 12,82%
292º - Faculdade Paraíso do Ceará (FAP) - 12,5%
430º - Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (FGF) - 9,68%
848º - Faculdade Cearense (FaC) - 0%
864º - Instituto de Ensiono Superior do Ceará (Iesc) - 0%
GREVE DOS BANCÁRIOS COMEÇA FORTE COM PARALISAÇÃO EM TODO O ESTADO
5.329 bancários, entre os 9.081 do Ceará, o que representa 58,68%, cruzaram os braços ontem, dia 27/9, no primeiro dia de greve da categoria, numa mostra de disposição de luta dos bancários cearenses. Das 447 agências bancárias, 200 pararam no percentual de 44,74%. O Sindicato orienta os bancários a fortalecerem a mobilização e exigirem a retomada da s negociações com Governo e os banqueiros.
A luta dos bancários é para que os bancos ofereçam uma proposta decente, que avance na questão do emprego, segurança, saúde, igualdade de oportunidades e também em remuneração, com aumento real acima de inflação maior do que está posto, valorização do piso da categoria, e também melhor distribuição dos lucros e resultados.
No primeiro dia de greve, a adesão do bancário, como ao longo dos anos, foi efetiva. Cruzaram os braços os bancários do Itaú, HSBC, Santander, Safra, Bradesco, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil numa demonstração de disposição de luta, com adesão tanto na Capital como no Interior. Segundo o presidente do Sindicato, Carlos Eduardo Bezerra “ isso já estabelece uma boa greve. Esse início de paralisação significa um início de greve mais mobiliado, mais participativo do que em outros anos”.
Atos conjuntos com outras categorias
Foram realizados atos conjuntos de vários sindicatos de trabalhadores se solidarizando com o Sindicato dos Bancários e a categoria. Primeiro ato aconteceu no Fórum Trabalhista Autran Nunes, em defesa da cidadania, do direito constitucional de greve, para se defender de ataques do Sistema Financeiro Nacional, do bancos e do Governo.
Segundo ato, por proposição dos Sindicatos e da coordenação das Centrais Sindicais, a partir da CUT realizaram uma caminhada até o Edifício Sede da Caixa, na Rua Sena Madureira, para uma atividade conjunta com os bancários, onde a paralisação foi destaque em relação aos outros anos. Além de grande adesão de bancários, mais de 250 terceirizados também ficaram fora do ambiente da Caixa e isso fortaleceu a unidade. Chegou-se a ter mais de 400 pessoas, entre bancários, apoiadores, sindicalistas e as Centrais Sindicais CUT, CTB, Força Sindical e Conlutas.
Unidades de apoio à greve
O Sindicato dos bancários inovou com a instalação de três unidades de apoio à greve: na Caixa da Praça do Ferreira; no Banco do Brasil da Aldeota; e no BNB Passaré . Numa iniciativa diferente, agregou valor na medida que foram pontos de atendimento, de esclarecimento à população, de reforço e apoio aos grevistas.
Na atividade do Edifício Sede da Caixa houve deslocamento da Unidade de Apoio da Praça do Ferreira, para dar suporte aos bancários em greve, haja vista que houve tentativa dos administradores de Caixa de inibir o movimento. Com a paralisação forte, o superintendente da Caixa foi autorizado por Brasília a negociar um contingente, que ficou acertado até a próxima sexta-feira, dia 30/9.
A luta dos bancários é para que os bancos ofereçam uma proposta decente, que avance na questão do emprego, segurança, saúde, igualdade de oportunidades e também em remuneração, com aumento real acima de inflação maior do que está posto, valorização do piso da categoria, e também melhor distribuição dos lucros e resultados.
No primeiro dia de greve, a adesão do bancário, como ao longo dos anos, foi efetiva. Cruzaram os braços os bancários do Itaú, HSBC, Santander, Safra, Bradesco, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil numa demonstração de disposição de luta, com adesão tanto na Capital como no Interior. Segundo o presidente do Sindicato, Carlos Eduardo Bezerra “ isso já estabelece uma boa greve. Esse início de paralisação significa um início de greve mais mobiliado, mais participativo do que em outros anos”.
Atos conjuntos com outras categorias
Foram realizados atos conjuntos de vários sindicatos de trabalhadores se solidarizando com o Sindicato dos Bancários e a categoria. Primeiro ato aconteceu no Fórum Trabalhista Autran Nunes, em defesa da cidadania, do direito constitucional de greve, para se defender de ataques do Sistema Financeiro Nacional, do bancos e do Governo.
Segundo ato, por proposição dos Sindicatos e da coordenação das Centrais Sindicais, a partir da CUT realizaram uma caminhada até o Edifício Sede da Caixa, na Rua Sena Madureira, para uma atividade conjunta com os bancários, onde a paralisação foi destaque em relação aos outros anos. Além de grande adesão de bancários, mais de 250 terceirizados também ficaram fora do ambiente da Caixa e isso fortaleceu a unidade. Chegou-se a ter mais de 400 pessoas, entre bancários, apoiadores, sindicalistas e as Centrais Sindicais CUT, CTB, Força Sindical e Conlutas.
Unidades de apoio à greve
O Sindicato dos bancários inovou com a instalação de três unidades de apoio à greve: na Caixa da Praça do Ferreira; no Banco do Brasil da Aldeota; e no BNB Passaré . Numa iniciativa diferente, agregou valor na medida que foram pontos de atendimento, de esclarecimento à população, de reforço e apoio aos grevistas.
Na atividade do Edifício Sede da Caixa houve deslocamento da Unidade de Apoio da Praça do Ferreira, para dar suporte aos bancários em greve, haja vista que houve tentativa dos administradores de Caixa de inibir o movimento. Com a paralisação forte, o superintendente da Caixa foi autorizado por Brasília a negociar um contingente, que ficou acertado até a próxima sexta-feira, dia 30/9.
PRESIDENTE DO TRE PREVÊ REALIZAÇÃO DE PLEBISCITOS NAS ELEIÇÕES DE 2012
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Ademar Mendes Bezerra, está prevendo para o próximo ano a promoção de um plebiscito sobre a possível criação de mais 30 municípios no Ceará. A votação deve ser feita paralelamente às eleições municipais de 2012, segundo previu em entrevista na noite desta terça-feira (27) ao Diário do Nordeste Online.
O Ceará tem hoje 30 distritos buscando emancipação - processo de criação de um novo município. O plebiscito deve acontecer somente nos municípios envolvidos, com o eleitorado do distrito e de todo o município. Cada projeto de emancipação deve ser apreciado separadamente, por cada eleitorado específico.
Urnas estão sendo preparadas - De acordo com Bezerra, a população pode aprovar ou não o pedido de emancipação dos distritos nas eleições de 2012, onde também serão eleitos os prefeitos municipais. "Novas urnas estão sendo preparadas de maneira a que possam ser feitos os votos para as emancipações", disse.
Ele afirma ainda que o pedido de emancipação dos municípios precisa ser formalizado pela Assembleia Legislativa, onde os projetos de emancipação foram avaliados, e que na próxima semana deve se reunir com o vice-governador Domingos Filho (PMDB) e com o presidente da Assembleia, deputado Roberto Cláudio (PSB) para discutir o assunto.
Fonte: Diário do Nordeste
O Ceará tem hoje 30 distritos buscando emancipação - processo de criação de um novo município. O plebiscito deve acontecer somente nos municípios envolvidos, com o eleitorado do distrito e de todo o município. Cada projeto de emancipação deve ser apreciado separadamente, por cada eleitorado específico.
Urnas estão sendo preparadas - De acordo com Bezerra, a população pode aprovar ou não o pedido de emancipação dos distritos nas eleições de 2012, onde também serão eleitos os prefeitos municipais. "Novas urnas estão sendo preparadas de maneira a que possam ser feitos os votos para as emancipações", disse.
Ele afirma ainda que o pedido de emancipação dos municípios precisa ser formalizado pela Assembleia Legislativa, onde os projetos de emancipação foram avaliados, e que na próxima semana deve se reunir com o vice-governador Domingos Filho (PMDB) e com o presidente da Assembleia, deputado Roberto Cláudio (PSB) para discutir o assunto.
Fonte: Diário do Nordeste
WALTER BRITO DEFENDE UNIDADE DAS OPOSIÇÕES NO CRATO
O pré-candidato a prefeito pelo PC do B do Crato Dr. Walter Brito, em entrevista ao site Contraponto, revelou que o partido vem passando por um processo de crescimento na cidade. Ele informou que nos próximos dias diversas lideranças políticas se filiarão ao partido.
Ele afirmou ainda que o PC do B vem trabalhando politicamente para que os partidos que compõem a base aliada do Governo Cid e Dilma se unam em torno de um nome para a prefeitura do Crato. “Nós defendemos a unidade da base aliada e um novo projeto político para o Crato,”, defendeu.
Para Walter Brito a população vem reclamando da situação da cidade e isso vem alertando o partido par aos problemas vividos pelo Crato.
Sobre sua pré-candidatura ele disse que o PC do B tem o interesse de discutir a cabeça da chapa com os outros partidos, mas não tentará impor nada. Mas, salientou, o partido está consciente que está crescendo no Cariri, e que no Crato pode contribuir para a vitória das esquerdas nas eleições municipais do ano que vem.
Ele afirmou ainda que o PC do B vem trabalhando politicamente para que os partidos que compõem a base aliada do Governo Cid e Dilma se unam em torno de um nome para a prefeitura do Crato. “Nós defendemos a unidade da base aliada e um novo projeto político para o Crato,”, defendeu.
Para Walter Brito a população vem reclamando da situação da cidade e isso vem alertando o partido par aos problemas vividos pelo Crato.
Sobre sua pré-candidatura ele disse que o PC do B tem o interesse de discutir a cabeça da chapa com os outros partidos, mas não tentará impor nada. Mas, salientou, o partido está consciente que está crescendo no Cariri, e que no Crato pode contribuir para a vitória das esquerdas nas eleições municipais do ano que vem.
SINEVAL ROQUE: GOVERNO MUNICIPAL DO CRATO NÃO ATENDE EXPECTATIVAS DA POPULAÇÃO
O deputado estadual Sineval Roque (PSB) reforçou sua caminhada rumo ao Palácio Alexandre Arraes. No último sábado, lideranças do PSB estadual estiveram no Crato e lançaram sua pré-candidatura.
Para o parlamentar foi motivo de orgulho ter sido tão elogiado por dirigentes do PSB, como Ciro Gomes, Antonio Balman e Roberto Cláudio, presidente da Assembléia Legislativa.
Falando à imprensa disse que está trabalhando pelo Crato há muito tempo e que vem se esforçando para conseguir obras e projetos a serem executados no Município.
Disse ainda que o momento agora no Crato é de renovação. “O governo municipal não vem atendendo as expectativas da sociedade cratense” afirmou Roque.
Para ele, são muitas as carências da cidade que não vem contando com uma ação enérgica do município.
Roque disse ter experiência no executivo, pois já foi prefeito de Antonina do Norte, e a cada eleição vem tendo grande votação na cidade, que contribui para sua recondução à Assembléia Legislativa.
Para o parlamentar foi motivo de orgulho ter sido tão elogiado por dirigentes do PSB, como Ciro Gomes, Antonio Balman e Roberto Cláudio, presidente da Assembléia Legislativa.
Falando à imprensa disse que está trabalhando pelo Crato há muito tempo e que vem se esforçando para conseguir obras e projetos a serem executados no Município.
Disse ainda que o momento agora no Crato é de renovação. “O governo municipal não vem atendendo as expectativas da sociedade cratense” afirmou Roque.
Para ele, são muitas as carências da cidade que não vem contando com uma ação enérgica do município.
Roque disse ter experiência no executivo, pois já foi prefeito de Antonina do Norte, e a cada eleição vem tendo grande votação na cidade, que contribui para sua recondução à Assembléia Legislativa.
JUAZEIRO VAI SEDIAR SEMANA DE ADMINISTRAÇÃO
A Universidade Federal do Ceará (UFC) Campus do Cariri vai realizar de hoje, 28, até a próxima sexta-feira, 30, a IV Semana da Administração & I Semana de Administração Pública.
O tema do evento será: “Desenvolvimento e Redução da Pobreza: Qual o papel do administrador?”
O objetivo do seminário é o de refletir e debater sobre as relações entre as qualidades da governança, do exercício da cidadania e as implicações para o desenvolvimento humano de um território – bairro, cidade, região e dar conhecimento aos participantes de instrumentos teóricos-metodológicos capazes de serem utilizados na gestão das organizações públicas e privadas objetivando a transparência e uma governabilidade democrática favorável a um desenvolvimento humano com sustentabilidade.
Veja a Programação e faça sua inscrição para participar dos diferentes eventos, entre outros, os Mini-cursos: http://planetaadm.cariri.ufc.br/
O tema do evento será: “Desenvolvimento e Redução da Pobreza: Qual o papel do administrador?”
O objetivo do seminário é o de refletir e debater sobre as relações entre as qualidades da governança, do exercício da cidadania e as implicações para o desenvolvimento humano de um território – bairro, cidade, região e dar conhecimento aos participantes de instrumentos teóricos-metodológicos capazes de serem utilizados na gestão das organizações públicas e privadas objetivando a transparência e uma governabilidade democrática favorável a um desenvolvimento humano com sustentabilidade.
Veja a Programação e faça sua inscrição para participar dos diferentes eventos, entre outros, os Mini-cursos: http://planetaadm.cariri.ufc.br/
JUAZEIRO: ESCOLA JOSÉ MARROCOS REALIZA O I MARROCÃO CULTURAL
A escola José Marrocos, em Juazeiro do Norte, vai realizar no próximo dia 30, sexta-feira, o I Marrocão Cultural, que será realizado no horário das 8h00 às 11h00 e 13h00 às 17h00, tendo como tema principal - “Saúde, bem precioso”. Os alunos do 5º ao 9º ano da escola apresentarão e debaterão sobre temas cotidianos, como alimentação saudável e reciclagem de lixo.
Os temas serão: “Frutas, verduras e vitaminas na alimentação diária” (5ºano); “Lixo, como evitar os danos que ele traz para a natureza” (6º ano); “Higiene pessoal: bucal, corporal e mental” (7º ano); “Atuação dos hormônios na transformação humana (8º ano)”; “Ficar ou namorar (9º ano)”.
Os temas serão: “Frutas, verduras e vitaminas na alimentação diária” (5ºano); “Lixo, como evitar os danos que ele traz para a natureza” (6º ano); “Higiene pessoal: bucal, corporal e mental” (7º ano); “Atuação dos hormônios na transformação humana (8º ano)”; “Ficar ou namorar (9º ano)”.
AMBULÂNCIAS ATENDEM COMUNIDADES DE JUAZEIRO
Com o intuito de garantir a melhoria da qualidade do atendimento da saúde da população, a Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte trabalha com as ambulâncias, que ficam à disposição das comunidades em regime de 24 horas. José Ângelo Leroso, coordenador do Setor de Transporte da Secretaria de Saúde, alerta, “as ambulâncias servem para levar pacientes aos hospitais da rede pública, para o atendimento de urgência e emergência”.
Atualmente, funcionam oito ambulâncias, ficando 3 na Central da Ambulância, sediada no Hospital Estephânia Rocha Lima e as outras ficam nas comunidades do Frei Damião, Vila Nova, Salesiano e Palmeirinha. Em breve, irá uma ambulância para o João Cabral. Mesmo sem ter ainda um número concreto, pois já está sendo feito levantamento de cada solicitação feita, estima-se que mais de mil pessoas utilizam todo mês os serviços da Central da Ambulância.
O Setor de Transporte informa ainda que, brevemente, a UTI Móvel volta a circular normalmente, já que ela passa por reparos mecânicos e está sendo equipada com desfibrilador e outros equipamentos próprios para seu funcionamento.
Atualmente, funcionam oito ambulâncias, ficando 3 na Central da Ambulância, sediada no Hospital Estephânia Rocha Lima e as outras ficam nas comunidades do Frei Damião, Vila Nova, Salesiano e Palmeirinha. Em breve, irá uma ambulância para o João Cabral. Mesmo sem ter ainda um número concreto, pois já está sendo feito levantamento de cada solicitação feita, estima-se que mais de mil pessoas utilizam todo mês os serviços da Central da Ambulância.
O Setor de Transporte informa ainda que, brevemente, a UTI Móvel volta a circular normalmente, já que ela passa por reparos mecânicos e está sendo equipada com desfibrilador e outros equipamentos próprios para seu funcionamento.
AUTOR DO LIVRO “MILAGRE EM JOASEIRO” VEIO DE NOVA YORK RECEBER PLACA DO CENTENÁRIO
Em nome do prefeito Manoel Santana, o Secretário de Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, recebeu o antropólogo e escritor norte americano, Ralph della Cava, que desembarcou ao lado de sua esposa na tarde desta terça-feira no Aeroporto Regional do Cariri. Ele veio receber a Placa Comemorativa ao Centenário de Juazeiro na noite da próxima quinta-feira, no Memorial Padre Cícero. Além disso, encerra nesta quarta o Congresso de Educação e receberá o título de Doutor Honoris Causa da UFC às 19 horas de sexta-feira no Campus Cariri.
Na opinião de Santana, justas homenagens a este educador da Universidade de Columbia em Nova York (EUA) que se tornou o primeiro estudioso estrangeiro a mirar o fenômeno religioso de Juazeiro do Norte, na década de 1960, quando aqui esteve. Ralph desembarcou defendendo a reabilitação do Padre Cícero por acreditar que o Vaticano vai notar no sacerdote um homem fiel às suas ordens e à sua Igreja. Lembrou que foi o próprio e atual Papa Bento XVI que pediu o envio dos documentos
Outra grande ação do escritor americano em favor de Juazeiro e da história de Padre Cícero foi a disponibilização de livros raros sobre o sacerdote do seu acervo pessoal na Internet com a doação à Biblioteca Latino-Americana da Universidade de Colúmbia. Além dos livros, cordéis, fotografias, xilogravuras, documentos, cerâmicas e arte imaginária todo o material de uma vida de pesquisa que entregou há seis anos e possibilitando estudos e pesquisas.
Na opinião de Santana, justas homenagens a este educador da Universidade de Columbia em Nova York (EUA) que se tornou o primeiro estudioso estrangeiro a mirar o fenômeno religioso de Juazeiro do Norte, na década de 1960, quando aqui esteve. Ralph desembarcou defendendo a reabilitação do Padre Cícero por acreditar que o Vaticano vai notar no sacerdote um homem fiel às suas ordens e à sua Igreja. Lembrou que foi o próprio e atual Papa Bento XVI que pediu o envio dos documentos
Outra grande ação do escritor americano em favor de Juazeiro e da história de Padre Cícero foi a disponibilização de livros raros sobre o sacerdote do seu acervo pessoal na Internet com a doação à Biblioteca Latino-Americana da Universidade de Colúmbia. Além dos livros, cordéis, fotografias, xilogravuras, documentos, cerâmicas e arte imaginária todo o material de uma vida de pesquisa que entregou há seis anos e possibilitando estudos e pesquisas.
GEOPARK ARARIPE TERÁ VEÍCULO E NOVOS EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA PARA O PROJETO
A Universidade Regional do Cariri (URCA), por meio do Projeto Geopark Araripe, foi beneficiada com um veículo Ford Ranger, XL13P, a diesel, ar condicionado e tração 4x4, ano e modelo de fabricação 2011, cor prata. O termo de cessão de uso de bem móvel foi firmado pela Secretaria das Cidades e a URCA, representada pela Reitora, Professora Otonite Cortez.
O veículo será utilizado no desempenho das atividades do Projeto, que atualmente possui nove geossítios, em seis cidades da região. O Geopark Araripe foi reconhecido, na última semana, com o Selo Verde, da Unesco, avaliação que credencia de forma positiva o projeto por mais três anos, sendo atualmente o único nas Américas.
Também por meio de termo de cessão firmado entre a Secretaria das Cidades e Universidade Regional do Cariri (URCA), o Geopark Araripe terá à disposição sete microcomputadores, uma estação gráfica e um notebook. Todos os equipamentos serão destinados de forma exclusiva para atender o projeto, em sua sede administrativa, agora em funcionamento à Rua Carolino Sucupira, no Campus do Pimenta, em Crato.
O veículo será utilizado no desempenho das atividades do Projeto, que atualmente possui nove geossítios, em seis cidades da região. O Geopark Araripe foi reconhecido, na última semana, com o Selo Verde, da Unesco, avaliação que credencia de forma positiva o projeto por mais três anos, sendo atualmente o único nas Américas.
Também por meio de termo de cessão firmado entre a Secretaria das Cidades e Universidade Regional do Cariri (URCA), o Geopark Araripe terá à disposição sete microcomputadores, uma estação gráfica e um notebook. Todos os equipamentos serão destinados de forma exclusiva para atender o projeto, em sua sede administrativa, agora em funcionamento à Rua Carolino Sucupira, no Campus do Pimenta, em Crato.
BARBALHA: PARQUE BULANDEIRA RECEBE PROJETO TERÇA NO BAIRRO
O Parque Bulandeira, no Município de Barbalha, recebeu, na manhã de ontem 27, o projeto “Terça no Bairro”, criado o pela Secretaria de Saúde, e tem como objetivo levar os profissionais da secretaria para atender a população.
No evento diversos serviços são oferecidos.
De acordo com a secretária de Saúde, Jaqueline Sampaio, essa ideia, inicialmente, surgiu em três unidades e foi bem recebida pela comunidade. Em seguida surgiu a ideia de espalhar o Terça no Bairro por várias localidades.
A secretária disse que a integração dos profissionais envolvidos tem sido de importante par ao projeto.
No evento diversos serviços são oferecidos.
De acordo com a secretária de Saúde, Jaqueline Sampaio, essa ideia, inicialmente, surgiu em três unidades e foi bem recebida pela comunidade. Em seguida surgiu a ideia de espalhar o Terça no Bairro por várias localidades.
A secretária disse que a integração dos profissionais envolvidos tem sido de importante par ao projeto.
ADOLESCENTE QUE ESTARIA PLANEJANDO A MORTE DE DOIS COLEGAS DE CLASSE É APREENDIDO
Um adolescente de 16 anos que estaria planejando a morte de colegas de classe foi apreendido ontem (26) com uma pistola 765 na escola estadual Amália Xavier, em Juazeiro do Norte.
Os policias do Ronda do Quarteirão foram informados da posse de arma pelo adolescente após colegas de classe comunicarem a polícia. De acordo com informações do supervisor do Ronda do Quarteirão em Juazeiro do Norte, tenente Francinaldo Guedes, o adolescente planejava a morte de dois colegas de classe.
"Chegamos até a escola após denúncias e chamamos o adolescente para conversar em uma sala restrita. Fizemos uma busca e encontramos a pistola em sua mochila. Friamente ele nos disse que planejava matar dois colegas que o ameaçaram semanas antes", diz.
De acordo ainda com o tenente Guedes, o adolescente comprou a arma por R$ 700 em uma feira de Juazeiro e o dinheiro foi retirado do caixa do comércio de seu pai, no bairro Triângulo.
Negligência
A mãe do adolescente teria presenciado o filho praticando tiro ao alvo dias atrás. "A mãe o viu atirando em casa, mas apenas tomou a arma e entregou para o pai dele. Foi uma negligência", diz o supervisor do Ronda do Quarteirão.
O tenente Guedes disse que a diretora da escola onde estudava o adolescente comentou que ele era um bom aluno e que não tinha antecedentes criminais.
Ele foi levado para a Delegacia Regional de Juazeiro no Norte, onde devem ser feitos os procedimentos policiais.
Fonte: Diário do Nordeste
Os policias do Ronda do Quarteirão foram informados da posse de arma pelo adolescente após colegas de classe comunicarem a polícia. De acordo com informações do supervisor do Ronda do Quarteirão em Juazeiro do Norte, tenente Francinaldo Guedes, o adolescente planejava a morte de dois colegas de classe.
"Chegamos até a escola após denúncias e chamamos o adolescente para conversar em uma sala restrita. Fizemos uma busca e encontramos a pistola em sua mochila. Friamente ele nos disse que planejava matar dois colegas que o ameaçaram semanas antes", diz.
De acordo ainda com o tenente Guedes, o adolescente comprou a arma por R$ 700 em uma feira de Juazeiro e o dinheiro foi retirado do caixa do comércio de seu pai, no bairro Triângulo.
Negligência
A mãe do adolescente teria presenciado o filho praticando tiro ao alvo dias atrás. "A mãe o viu atirando em casa, mas apenas tomou a arma e entregou para o pai dele. Foi uma negligência", diz o supervisor do Ronda do Quarteirão.
O tenente Guedes disse que a diretora da escola onde estudava o adolescente comentou que ele era um bom aluno e que não tinha antecedentes criminais.
Ele foi levado para a Delegacia Regional de Juazeiro no Norte, onde devem ser feitos os procedimentos policiais.
Fonte: Diário do Nordeste
PARA AUTORIDADES DO CARIRI, IMPUNIDADE É A PRINCIPAL CAUSA DA VIOLÊNCIA NA REGIÃO
“Esse duplo homicídio bárbaro, que aconteceu em Juazeiro, é um crime que diz respeito diretamente à impunidade”. Declara o secretário de Segurança Pública de Juazeiro, Cláudio Luz, ao se reportar aos assassinatos do vereador Amarílio Pequeno da Silva e do ex-policial José Alves Bezerra (Dedé da Civil – como era conhecido), ocorridos em praça pública, no último dia 20, considerados pela polícia um crime de pistolagem.
Segundo o secretário, a grande questão é a lentidão no julgamento dos crimes. “Mesmo quando se tem a autoria do homicídio, o criminoso demora de 10 a 15 anos para ser julgado definitivamente e ser preso, caso condenado”. Para ele, a impunidade é a grande questão, pois um crime de encomenda é difícil de ser prevenido, porque pode ser feito em praça pública ou acontecer na entrada, dentro ou na saída de casa ou do trabalho. O criminoso estuda o local mais propício, onde certamente vai achar a vítima, e não há como se prevenir.
“A prevenção, nesse caso, é fazer a prisão, a condenação e a aplicação de penas pesadas”, diz, ressaltando que para resolver essa questão é preciso dar celeridade ao processo criminal com a condenação dos mandantes intelectuais e dos executores.
Confira a matéria completa na edição desta semana do Jornal do Cariri
Fonte: Ceará Agora
Segundo o secretário, a grande questão é a lentidão no julgamento dos crimes. “Mesmo quando se tem a autoria do homicídio, o criminoso demora de 10 a 15 anos para ser julgado definitivamente e ser preso, caso condenado”. Para ele, a impunidade é a grande questão, pois um crime de encomenda é difícil de ser prevenido, porque pode ser feito em praça pública ou acontecer na entrada, dentro ou na saída de casa ou do trabalho. O criminoso estuda o local mais propício, onde certamente vai achar a vítima, e não há como se prevenir.
“A prevenção, nesse caso, é fazer a prisão, a condenação e a aplicação de penas pesadas”, diz, ressaltando que para resolver essa questão é preciso dar celeridade ao processo criminal com a condenação dos mandantes intelectuais e dos executores.
Confira a matéria completa na edição desta semana do Jornal do Cariri
Fonte: Ceará Agora
MORTO POR DÍVIDA DE DROGAS EM JUAZEIRO
Um homem identificado por Antônio Matias de Sousa, de 34 anos, foi assassinado na porta de sua residência no bairro Jardim Gonzaga, em Juazeiro do Norte, nesta terça-feira (27).
De acordo com o comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar em Juazeiro do Norte, tenente-coronel Francisco de Assis Paiva, dois elementos chegaram em uma moto e executaram Antônio Matias com vários tiros.
A vítima tinha passagens pela Polícia e o crime teria sido motivado por dívida de drogas.
De acordo com o comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar em Juazeiro do Norte, tenente-coronel Francisco de Assis Paiva, dois elementos chegaram em uma moto e executaram Antônio Matias com vários tiros.
A vítima tinha passagens pela Polícia e o crime teria sido motivado por dívida de drogas.
DEPUTADO JOSÉ GUIMARÃES DEFENDE PROTEÇÃO À INDÚSTRIA NACIONAL
O deputado José Guimarães (PT-CE) defendeu, nesta terça-feira(27), no plenário da Câmara, a decisão do Governo Federal de aumentar o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de automóveis importados. De acordo com o parlamentar, a medida visa “aumentar a competitividade dos automóveis brasileiros frente ao avanço de fabricantes estrangeiros e estimular a produção interna”.
Para situar a importância da indústria automobilística, Guimarães informou que o setor é responsável por 5,2% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e 22,5% do PIB industrial - dados da Anfavea. “Precisamos defender os nossos empregos e o mercado interno”, argumentou o vice-líder do governo.
O deputado ressaltou ainda que os preços competitivos de alguns modelos importados devem-se aos incentivos concedidos pelos governos dos países exportadores. “Além disso, alguns desses países praticam forte protecionismo contra produtos brasileiros em outros setores”, disse. “O mercado automobilístico brasileiro já é um dos maiores do mundo. Não podemos deixar que esse crescimento seja ‘abocanhado’ por estrangeiros. Isso deve favorecer o Brasil. As indústrias que venham e se instalem aqui”, afirmou.
Para Guimarães, a ação do governo vai estimular a instalação de novas fábricas no Brasil, gerando mais emprego, renda e divisas. “A quantidade de empresas atingidas é pequena e todas elas têm condições de internalizar a produção. A nova regra levará à nacionalização da produção de diversos componentes”, defendeu.
Sobre a acusação de prática de protecionismo, o deputado citou uma declaração do ministro Guido Mantega, segundo qual “(o aumento do IPI) não é uma medida protecionista. É uma medida que estimula investimentos locais em tecnologia e que estão abertos a todos os países, a todas as empresas. Não há nenhuma restrição a que nenhuma empresa faça isso no Brasil”.
A medida
Na semana passada, o governo brasileiro anunciou um aumento de 30 pontos percentuais na alíquota do IPI para automóveis importados (de fora do Mercosul) e também para aqueles fabricados no Brasil, cujas montadoras não usarem um mínimo de 65% de componentes nacionais e não investirem em inovação. O aumento vale até o final de 2012.
Para situar a importância da indústria automobilística, Guimarães informou que o setor é responsável por 5,2% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e 22,5% do PIB industrial - dados da Anfavea. “Precisamos defender os nossos empregos e o mercado interno”, argumentou o vice-líder do governo.
O deputado ressaltou ainda que os preços competitivos de alguns modelos importados devem-se aos incentivos concedidos pelos governos dos países exportadores. “Além disso, alguns desses países praticam forte protecionismo contra produtos brasileiros em outros setores”, disse. “O mercado automobilístico brasileiro já é um dos maiores do mundo. Não podemos deixar que esse crescimento seja ‘abocanhado’ por estrangeiros. Isso deve favorecer o Brasil. As indústrias que venham e se instalem aqui”, afirmou.
Para Guimarães, a ação do governo vai estimular a instalação de novas fábricas no Brasil, gerando mais emprego, renda e divisas. “A quantidade de empresas atingidas é pequena e todas elas têm condições de internalizar a produção. A nova regra levará à nacionalização da produção de diversos componentes”, defendeu.
Sobre a acusação de prática de protecionismo, o deputado citou uma declaração do ministro Guido Mantega, segundo qual “(o aumento do IPI) não é uma medida protecionista. É uma medida que estimula investimentos locais em tecnologia e que estão abertos a todos os países, a todas as empresas. Não há nenhuma restrição a que nenhuma empresa faça isso no Brasil”.
A medida
Na semana passada, o governo brasileiro anunciou um aumento de 30 pontos percentuais na alíquota do IPI para automóveis importados (de fora do Mercosul) e também para aqueles fabricados no Brasil, cujas montadoras não usarem um mínimo de 65% de componentes nacionais e não investirem em inovação. O aumento vale até o final de 2012.
segunda-feira, 26 de setembro de 2011
JORNALISMO: GÊNEROS E VASOS COMUNICANTES
O jornal, assim como a revista, deve ser aquele que irá complementar aquilo que já lhe foi passado, de maneira rápida e superficial, pelo rádio, a televisão e a internet. Entendemos que o aparecimento desses novos veículos não causará a extinção do jornal impresso se seus donos compreenderem que é uma oportunidade para o aperfeiçoamento e renovação
Exemplos de ruptura de fronteiras entre literatura e a retórica do jornalismo são as reportagens, crônicas, perfis, comentários, entrevistas, artigos e ensaios que se tornaram os trunfos para a sobrevivência dos jornais por representarem a fecundidade criativa do jornalismo alicerçada por técnicas literárias.
Um híbrido entre a notícia e a ficção, a crônica aparece todos os dias quando abrimos um jornal ou revista. Lá está ela, num espaço destinado, separado das chamadas notícias objetivas. O cronista cearense Airton Monte diz que qualquer coisa pode se tornar tema de crônica. Ele afirma que muitas vezes, na rua, ouvia uma conversa entre um casal ou um grupo de amigos, alguma coisa lhe chamava a atenção, e a partir daí saia a crônica que viria a ser publicada no dia seguinte.
Crônicas são feitas em primeira pessoa, o autor tem liberdade para escrever sobre ele mesmo, experiências suas; reflete sobre o dia-a-dia e, também, sobre notícias factuais; não tem obrigação de se ater a nada. O "eu" do autor se faz presente mais do que nunca. Porém, José Luis Martinez (apud MELO, p. 141) diz que a crônica latina "traz consigo ainda certa dose de carga informativa, de atividade característica de um repórter e não de um editorialista". Já Massaud Moisés (2003) diz que a crônica é uma expressão ambígua pois, ao mesmo tempo que transcende o diário também pretende ser atual. Ricardo Miyake, professor de literatura, define a crônica como: (TEXTO I) José Marques de Melo (2002) afirma que a crônica é um gênero jornalístico recente, contemporâneo, "cujas raízes localizam-se na história e na literatura. A atividade dos ´cronistas´ vai estabelecer a fronteira entre a Logografia - registro de fatos, mesclados com lendas e mitos - e a história narrativa - descrição de ocorrências extraordinárias nos princípios da verificação e da fidelidade" (MELO, 2002, P. 139). Jorge de Sá (2002) nega o fenômeno atual que Melo preconiza à crônica e garante que a carta de Pero Vaz de Caminha ao rei de Portugal, depois do descobrimento do Brasil, é criação de um cronista. No texto, o português: (Texto II)
No relato, Caminha descreve, em primeira pessoa, suas observações diretas sobre os fatos que estava presenciando. Dessa forma, recriando a realidade por meio da arte e de fatos efêmeros que ganham certa concretude, Caminha estabelece "o princípio básico da crônica registrar o circunstancial. A história da nossa literatura se inicia, pois, com a circunstância de um descobrimento: oficialmente, a Literatura Brasileira nasceu da crônica" (2002, p. 6-7). Porém, na opinião de Antonio Soares Amora (apud MELO, p. 140), falta, nos relatos de Caminha e de cronistas colonizadores, "valor artístico", pois eles não estavam interessados um caráter literário.
A gênese
A crônica tem sua origem, portanto, na História e na Literatura. Só depois que ela vai passar destes para a atividade jornalística "sendo um gênero cultivado pelos escritores que ocupam as colunas da imprensa diária e periódica para relatar os acontecimentos pessoais" (MELO, 2002, P. 141). Segundo Miyake, a crônica brasileira "notabilizou-se por seu caráter essencialmente carioca".
Como a imprensa nacional nasceu na então capital do país, o Rio de Janeiro, a intelectualidade brasileira fincou os pés na cidade. Será a partir "da experiência cotidiana ´no´ e ´com´ o Rio de Janeiro", que a crônica vai se modular inicialmente com Machado de Assis e José de Alencar durante o século XIX.
Mas foi na década de 30, que "a crônica moderna se definiu e consolidou no Brasil" como um gênero tipicamente nacional. João do Rio, Lima Barreto, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Paulo Mendes Campos, Fernando Sabino, Nelson Rodrigues e Rubem Braga são os grandes representantes do gênero no país.
O desbravador
João do Rio (pseudônimo mais conhecido do jornalista Paulo Barreto) foi quem concedeu à crônica, antes um simples artigo informativo, uma roupagem mais literária. E Rubem Braga, tempos depois, a enriqueceria de forma ainda mais marcante. "Em vez do simples registro formal, o comentário de acontecimentos que tanto poderiam ser do conhecimento público como apenas do imaginário do cronista, tudo examinado pelo ângulo subjetivo da interpretação, ou melhor, pelo ângulo da recriação do real" (SÁ, 2002, p. 9). Ou seja, João do Rio chegou a inventar personagens em suas crônicas e, assim, "dava a seus relatos um toque ficcional". (Texto III)
ALINE SANTIAGO VERAS
COLABORADORA*
*Do Curso de Jornalismo da Unifor
TRECHOS
TEXTO I
a seriedade e a sátira, a formalidade e a familiaridade, o terno e a bermuda, ela abrange tanto a narrativa de pequenos acontecimentos cotidianos como as formas poéticas, o relato breve e o ensaio, os temas políticos e as miudezas cotidianas, de modo que quase tudo parece caber na crônica, que, nesse sentido, transita no meio-fio (e fora dele também) entre a ordem e a desordem. (MIYAKE, p. 50)
TEXTO II
"recria com engenho e arte tudo o que ele registra no contato direto com os índios e seus costumes, naquele instante de confronto entre a cultura europeia e a cultura primitiva" (SÁ, 2002, p. 5-6).
TEXTO III
o cronista age de maneira mais solta, dando a impressão de que pretende apenas ficar na superfície de seus próprios comentários, sem ter sequer a preocupação de colocar-se na pele de um narrador, que é, principalmente personagem ficcional. Assim, quem narra uma crônica é o seu autor mesmo, e tudo o que ele diz parece ter acontecido de fato, como se nós, leitores, estivéssemos diante de uma reportagem. (SÁ, 2002, p. 9)
O INVERNO ESTÁ A CAMINHO
Em um território fantástico, baseado na Europa medieval, no qual o verão dura décadas e o inverno, vidas inteiras, a frase ganha um sentido fatídico. Ao ouvi-la, os mais corajosos homens silenciaram, deixando-se tremer por dentro.
Tremeram da lembrança da violência cortante de ventos e de espadas. Com o inverno, não apenas gelo, neve e ventos assolam populações inteiras, nunca preparadas o bastante para cem anos de rigorosa temporada. A pálida escuridão que alveja bosques e vales vem acompanhada de criaturas perversas, emergidas da bruma densa.
Mas enquanto se impõe o gerúndio e o inverno não tranca em seus castelos e moradas os clãs, reinos pegam fogo, em uma imbricada disputa pelo trono de ferro, o poder sobre os reinos de Westeros. Um generoso casal, possuidor de honrosa prole; vigorosos cavaleiros, comandados por um destemido líder; um casal de irmãos, remanescentes de uma comunidade em declínio, permeada por histórias de dragões lendários; além de uma corja de beberrões, irônicos, pervertidos e enganadores. Há para todos os gostos. Esses são apenas aperitivos do caráter dos principais grupos que se dividem na luta pelo poder dos sete reinos.
"A Guerra dos Tronos" tem início quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, nas proximidades das Terras Acidentadas do Norte, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei, uma espécie de conselheiro real. Stark, um humilde e ético líder, concorda em assumir tal cargo apenas por uma desconfiança, que põe em risco a vida do rei Robert Baratheon, seu velho amigo. O conselheiro supõe que o último ocupante do trono fora envenenado pela manipuladora rainha, nada diferente dos outros membros de seu clã, os Lannister. Mas Stark não imaginava que tê-los como inimigos poderia não representar apenas perigo para Baratheon, mas para sua própria família, não muito segura, mesmo estando em terras do Norte. E esse é só o primeiro dos cinco livros de "Crônicas de Gelo e Fogo", best-seller de George R. R. Martin, recentemente adaptado para a televisão pela HBO.
Vida cruel
Apesar de tratar-se de uma literatura épica e fantástica, levando à inevitável comparação com "O Senhor dos Anéis", saga de J. R. R. Tolkien, as distinções são explícitas já nos primeiros capítulos. Primeiro, o público que deseja atingir. O autor da saga dos Bolseiros fazia literatura infanto-juvenil, aventuras que ninavam o sono de seus filhos; George, muito pelo contrário, escreve ficção fantástica para adultos. Diferente do R.R. Tolkien, o R. R. Martin não tem princípios, escrúpulos ou predileções por personagens.
O mérito de Martin, que o levou a ser inclusive considerado pela crítica como autor do melhor épico de todos os tempos, é a crueza de burlar o óbvio. Sabe aquela máxima de que o protagonista não morre? E aquela de que crianças não sofrem crueldades? E aquela de que o mocinho se dá bem no final? Jogue tudo no lixo.
Em "Crônicas de Gelo e Fogo" não é vida real, mas os personagens são mortais, passíveis de terem suas vidas interrompidas por uma reviravolta, independentemente do grau de importância que tenham para a narrativa. Estupros, orgias, infanticídios e muitas outras do repertório de práticas amorais constam no livro.
Talvez por isso a crítica o tenha intitulado de "Um Senhor dos Anéis com sexo e sangue" ou "A Família Soprano medieval". De fato, ainda que haja seres fantásticos, como os dragões, virtudes e defeitos, tragédias e bênção provém todos da ação humana, da ambição, da cólera e, por outro lado, da fraternidade e da honra.
A essência de "Crônicas de Gelo e Fogo" está no conflito entre capacidades humanas: de ferir e de curar, de enganar e de perdoar, de liderar e de seguir.
Produção
A série começou a ser escrita em 1991 por George R. R. Martin, quando ainda produzia roteiros para cinema e TV em Hollywood. Em entrevista a um portal de cinema brasileiro, o autor comenta que a ideia de escrever um livro foi motivada pelas vezes em que precisou cortar bons roteiros por falta de recursos financeiros.
"Eu ouvia direto ´George, esse roteiro está ótimo mas, para produzí-lo, vamos precisar do triplo do nosso orçamento. Você tem que cortá-lo´´ Eu voltava, relia tudo e cortava. Eu me cansei de ter que cortar roteiros. Quando se escreve um livro não há preocupações com orçamento. E vim do mundo da prosa, então eu estava voltando ao meu primeiro amor", afirma.
Baseada em eventos históricos, como a Guerra das Duas Rosas, e em romances como "Ivanhoé", de Walter Scott, a série de George, com título original "A Song of Ice and Fire", possui cinco livros, três já traduzidos para o português, editados pela LeYa.
O primeiro volume, "A Game of Thrones", foi publicado em 1996. Em 2005, "A Feast for Crows", o quarto volume da série, se tornou o livro mais vendido da lista do The New York Times, alcançando a mesma posição na lista do The Wall Street Journal. No Brasil, na primeira semana de setembro, os três livros lançados constam entre os dez mais vendidos ("A Tormenta de Espadas", em 1ª, "A Guerra dos Tronos", em 5º e "A Fúria dos Reis", em 9º).
Ironia
"De 1990 a 1995, eu fiz de tudo para criar uma série televisiva. Escrevi seis pilotos e nenhum deles foi comprado. Quando você para de tentar, parece que tudo cai do céu", comenta Martin sobre a grande ironia da obra. Cansado de fatiar histórias, ele escreve uma série de livros gigantes que, em 2007, tiveram seus direitos comprados pela HBO para adaptação televisiva. A primeira temporada de "Game of Thrones" estreou em 17 de abril deste ano.
Com elogiável fidelidade ao livro, a primeira temporada da série cobre, em dez episódios, o primeiro livro da saga. Dois dias após o lançamento, a HBO anunciou que havia renovado o contrato para uma segunda temporada depois das críticas extremamente positivas e do número inicial de espectadores do primeiro episódio: 4,2 milhões.
Em entrevista, George relata que após o lançamento de "A Fúria dos Reis" (livro que, de fato, levou Martin às listas de best-sellers nos Estados Unidos) muitas pessoas o procuraram querendo adaptar a saga para o cinema, mas o autor se manteve descrente.
"Eu sabia que meus livros não poderiam ser adaptados ao cinema. São simplesmente grandiosos demais. Esses livros são mais longos do que os do Tolkien, têm um elenco de personagens muito maior. Por mais que eu tenha ido a algumas dessas reuniões no início, nenhuma delas levou a lugar algum. Aí aconteceu a reunião com David Benioff e Dan B. Weiss (produtores executivos e co-criadores) e eu percebi que eles tinham a mesma noção de que a única maneira de fazer isso era para a TV, preferencialmente para a HBO. Isso nos permitiria fazer cenas adultas e dedicar temporadas inteiras para cada um dos romances. Esse foi o ponto decisivo", revela Martin.
Para ele, a maior dificuldade de adaptar a série, além de aspectos próprios ao roteiro, seria a escolha de atores mirins. Segundo ele, existem muitos atores infantis nos Estados Unidos, mas para a saga eles precisariam lidar com circunstâncias dificilmente encontradas nos programas que costumavam fazer. "As crianças de ´Game of Thrones´ têm que transmitir medo, luto, amor, ânsia, saudade, desejo em papéis que seriam desafiadores até para atores adultos. Entrevistamos centenas de crianças para cada papel e eu não sei onde nossa diretora de casting (Nina Gold) encontrou esses atores, mas as três crianças principais - Isaac Hempstead-Wright (Bran), Sophie Turner (Sansa) e Maisie Williams (Ayra) - são incríveis.
fique por dentro Sagas fantásticas
As sagas fantásticas estiveram sempre permeando a história da literatura mundial, dos contos de fadas aos livros adultos. Na atualidade, porém, pode-se considerar que o universo fantástico criado por J. R. R. Tolkien, autor de "O Senhor dos Anéis" (foto) se tornou uma autêntica referência para títulos posteriores, inclusive seu contemporâneo, C. S. Lewis, de "As Crônicas de Nárnia". Ambos escritos entre as décadas de 40 e 50, os títulos passaram a ser editados em larga escala atualmente, pelas adaptações cinematográficas. A primeira obra de Tolkien, "O Hobbit", começou a ser escrita em 1930, quando era professor em Oxford. Depois de lançada, em 1937, Tolkien ofereceu à editora "O Silmarilion", que considerava sua principal obra, mas o editor não quis arriscar. Pediu então que ele escrevesse uma saga maior novamente com o hobbit Bilbo. O perfeccionismo não deixou que Tolkien a terminasse em menos de 12 anos.
Nos livros e na tela
Livros no Brasil
- Guerra dos Tronos (Vol. 1) - Editora LeYa, 592 páginas, R$ 49,90
- A Fúria dos Reis (Vol. 2) - Editora LeYa, 656 páginas, R$ 49,90
- A Tormenta de Espadas (V. 3) - Editora LeYa, 884 páginas, R$ 54,90
Seriado
- Game of Thrones - Primeira Temporada (2010). 55 minutos (cada episódio). Reprises em outubro, aos fins de semana, nos canais HBO Plus e HBO HD. O seriado já está disponível no formato DVD nos Estados Unidos e Europa
MAYARA DE ARAÚJO
REPÓRTER
Jornal Diário do Nordeste
quarta-feira, 21 de setembro de 2011
CCBNB LANÇA EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROPOSTAS ARTÍSTICAS
O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) lançou o edital de seleção de propostas artísticas para participação nas programações dos Centros Culturais BNB-Fortaleza, Cariri (em Juazeiro do Norte, região sul do Ceará) e Sousa (no alto sertão paraibano), durante o ano de 2012.
Com o objetivo de orientar os artistas, produtores, gestores culturais e demais interessados no preenchimento dos formulários-proposta do referido edital, os Centros Culturais BNB-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 - Centro - fone: (85) 3464.3108), Cariri (rua São Pedro, 337 - Centro - Juazeiro do Norte - fone: (88) 3512.2855) e Sousa (rua Cel. José Gomes de Sá, 7 - Centro - fone: (83) 3522.2980) realizarão um elenco de três oficinas, no período de 24 (próximo sábado) a 28 de setembro (quarta-feira da próxima semana).
Serão ministradas uma oficina em Fortaleza (dias 28, quarta-feira, às 18h), uma no Cariri (dia 27, terça-feira, às 18h), e uma em Sousa (dia 24, sábado, às 15h).
Os interessados podem apresentar propostas nas áreas de artes cênicas, artes visuais, literatura, música, atividades culturais infantis, cursos de apreciação de arte, oficinas de formação artística, manifestações artísticas da tradição cultural nordestina e Novas Ideias (ideias que poderão se tornar novos programas a serem desenvolvidos pelos Centros Culturais).
O edital de seleção de propostas e os formulários-proposta estão disponíveis para consulta no portal do BNB (www.bnb.gov.br/cultura).
O BNB receberá propostas desde 12 de setembro até 15 de outubro de 2011, e o resultado da seleção será divulgado em 16 de janeiro de 2012. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cultura@bnb.gov.br ou pelos fones (85) 3464.3108 (Fortaleza), (88) 3512.2855 (Cariri) e (83) 3522.2980 (Sousa).
As inscrições devem ser feitas mediante entrega de formulários-proposta, específico para cada uma das atividades, devidamente preenchido com letra legível ou digitado, assinado pelo responsável pela proposta e acompanhado dos respectivos anexos.
Qualquer pessoa física ou jurídica pode apresentar projetos para as três unidades do CCBNB. A entrega do formulário-proposta pode ser feita, pessoalmente, nos seguintes locais, dias da semana e horários:
DILMA RESSALTA IMPORTÂNCIA DAS REDES SOCIAIS PARA POLÍTICAS PÚBLICAS TRANSPARENTES
A presidente Dilma Rousseff ressaltou nesta terça-feira, 20, a importância do acesso à internet e das redes sociais para a promoção de governos mais transparentes, durante o encontro do Governo Aberto, evento que ocorreu em paralelo à 66ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). O grupo engloba 60 países que se comprometem a discutir e a executar políticas públicas transparentes. A partir dessa ação, os membros que integram o grupo pretendem colocar em prática medidas internas de transparência e prestação de contas.
Dilma defendeu que o uso das redes sociais é essencial para a promoção de governos mais acessíveis ao cidadão e para a melhoria dos serviços públicos como saúde, educação, infraestrutura e meio ambiente.Diante dos chefes de estado presentes no encontro, ela explicou que o Programa Nacional de Banda Larga vai solucionar o principal problema de acesso à rede que é o alto custo.A presidente citou algumas experiências brasileiras para garantir o acesso às informações do governo como o Portal da Transparência, que publica na internet os gastos do governo, e o trabalho da Controladoria Geral da União (CGU) no combate à corrupção.
LEGISLATIVO DO BRASIL É O MAIS CARO DO CONTINENTE
O Brasil tem o mais caro sistema legislativo e os parlamentares com os maiores salários da América Latina, de acordo com um estudo divulgado hoje pelo Centro de Investigação e Docência Econômicas (Cide), do México.Segundo a pesquisa, em 2010 o Brasil gastou US$ 4,67 bilhões com Legislativo (R$ 8,2 bilhões). O segundo país que mais gastou foi o México (US$ 730 milhões), seguido da Venezuela (US$ 380 milhões), Argentina (US$ 368 milhões), Colômbia (US$ 181 milhões), Chile (US$ 163 milhões), Peru (US$ 110 milhões), Costa Rica (R$ 76 milhões), entre outros.De acordo com o levantamento, o Brasil também tem os parlamentares com os maiores salários (US$ 15.942), enquanto os mexicanos receberam US$ 12.310. Em seguida está Chile (US$ 10.878), Colômbia (US$ 10.240), Uruguai (US$ 7.156), Peru (US$ 5.491) e Argentina (US$ 5.415).O CIDE afirma que não levou em conta outros benefícios como fundo para aposentadoria e seguro de vida que são dados aos parlamentares.Na Alemanha, os legisladores recebem em média US$ 11 mil. Se comparado com o PIB per capita, o Brasil fica em terceiro lugar já que o salário do parlamentar é 17,69 vezes maior que esse índice. Cada brasileiro, ainda segundo a pesquisa, paga US$ 24 anuais para manutenção dos legislativos.
MÉDICOS DO CEARÁ VÃO PARALISAR ATENDIMENTO NESTA QUARTA-FEIRA
Nesta quarta-feira, 21, médicos conveniados a planos de saúde vão paralisar o atendimento em 23 estados e no Distrito Federal. No Ceará, serão suspensas consultas e exames radiológicos de todas as operadoras de plano de saúde.Durante um café da manhã na sede do Sindicato dos Médicos do Ceará (Simec), marcado para às 8 horas desta quarta-feira, serão anunciados os detalhes da paralisação à imprensa.A categoria quer aumento imediato no valor das consultas pago pelas operadoras e a fixação de um reajuste anual. Os profissionais reclamam ainda da interferência das empresas no trabalho médico, como forçar a alta de pacientes internados em unidades intensivas de tratamento e recusar a autorização de determinados exames.
OSCAR 2012: TROPA DE ELITE 2 É O CANDIDATO BRASILEIRO AO PRÊMIO
Para delírio geral da nação, "Tropa de Elite 2" foi o filme escolhido para concorrer a uma vaga na categoria Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2012. A decisão pela produção de José Padilha foi feita pela Comissão Especial de Seleção, que se reuniu na manhã desta terça-feira (20), no Palácio Gustavo Capanema, no centro do Rio de Janeiro.A sequência da história de Capitão Nascimento, personagem de Wagner Moura, disputou a indicação com outros 15 filmes nacionais (veja na próxima página), entre eles "Bruna Surfistinha", "Assalto ao Banco Central", "Lope" e "Malu de Bicicleta". Em 2010, "Lula, o Filho do Brasil" foi o longa selecionado, mas não conseguiu concorrer ao prêmio.A Comissão Especial de Seleção é formada pelo seguintes nomes: Ana Paula Dourado Santana, secretária do audiovisual do Ministério da Cultura; Carlos Eduardo Carvalho Pacheco, presidente da Associação Brasileira de Cinematografia; George Torquato Firmeza, ministro do Departamento Cultural do Itamaraty; e pelos representantes da Academia Brasileira de Cinema, Jorge Humberto de Freitas Peregrino, Nelson Hoineff, Roberto Farias e Silvia Maria Sachs Rabello.Eddie Murphy será o apresentador da 84ª edição do maior prêmio de cinema do mundo. A cerimônia acontece no dia 26 de fevereiro e a lista oficial dos indicados deve ser divulgada cerca de um mês antes da data.
GOVERNO REALIZA LICITAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO DE ESCOLAS PROFISSIONAIS NO CARIRI
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), realiza nesta quarta-feira (21), às 9h30min, licitação para construção de 19 Escolas Estaduais de Educação Profissional. Serão beneficiados os municípios de Boa Viagem, Cariré, Iguatu, Itapajé, Itarema, Jucás, Limoeiro do Norte, Maranguape, Marco, Nova Olinda, Novo Oriente, Pacujá, Palmácia, Redenção, Santa Quitéria, Uruburetama, Independência, Barro e Brejo Santo. Cada estabelecimento ofertará ensino médio integrado a cursos técnicos. Para essa iniciativa, estão previstos recursos dos Governos Estadual e Federal, no valor de R$ 202,8 milhões.
As unidades vão seguir a concepção de qualidade prevista pelo MEC para escolas de educação profissional. Funcionarão numa estrutura de 4,5 mil metros quadrados, com 12 salas de aula, destinadas a 540 estudantes, auditório para 201 lugares, biblioteca e bloco pedagógico-administrativo. As escolas vão dispor ainda de laboratórios tecnológicos, de Línguas, Informática, Química, Física, Biologia e Matemática e quadra poliesportiva e um teatro de arena.
As unidades vão seguir a concepção de qualidade prevista pelo MEC para escolas de educação profissional. Funcionarão numa estrutura de 4,5 mil metros quadrados, com 12 salas de aula, destinadas a 540 estudantes, auditório para 201 lugares, biblioteca e bloco pedagógico-administrativo. As escolas vão dispor ainda de laboratórios tecnológicos, de Línguas, Informática, Química, Física, Biologia e Matemática e quadra poliesportiva e um teatro de arena.
SEBRAE CARIRI CONCLUI CURSO DE PANIFICAÇÃO E CONFEITARIA
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará SEBRAE/CE e o SENAI/Cariri realizam a solenidade de conclusão dos Cursos Tecnológicos nas áreas de Panificação e Confeitaria. Na oportunidade, acontecerá uma exposição e degustação dos diversos produtos trabalhados ao longo dos cursos.
Data: 23 de Setembro de 2011
Horário: 19:00 h
LOCAL: Auditório do SENAI – Juazeiro do Norte /CE.
Data: 23 de Setembro de 2011
Horário: 19:00 h
LOCAL: Auditório do SENAI – Juazeiro do Norte /CE.
BOXES DA CEASA CARIRI SERÃO INAUGURADOS EM NOVEMBRO
A Central de Abastecimento do Cariri (Ceasa - Cariri), construída em Barbalha, deverá ser inaugurada até meados de novembro. É o que garante o presidente, Reginaldo Moreira, explicando que falta apenas parte do asfalto e da portaria de entrada para a conclusão do equipamento. Segundo Reginaldo, dois boxes da área permanente, dos quatro pavilhões estarão em fase de licitação, a partir de 18 de outubro.
Ele explica que outro espaço será destinado aos comerciantes do Mercado do Pirajá, de Juazeiro, que deverão ser deslocados para está área. “Levaremos o comércio de atacado para o Ceasa e o Mercado do Pirajá absorverá apenas a venda à varejo”, explica Reginaldo. Já, o quarto pavilhão, de acordo com ele, atenderá as cooperativas de pequenos agricultores, que pretendem fazer abastecimento mais constante.
Ele explica que outro espaço será destinado aos comerciantes do Mercado do Pirajá, de Juazeiro, que deverão ser deslocados para está área. “Levaremos o comércio de atacado para o Ceasa e o Mercado do Pirajá absorverá apenas a venda à varejo”, explica Reginaldo. Já, o quarto pavilhão, de acordo com ele, atenderá as cooperativas de pequenos agricultores, que pretendem fazer abastecimento mais constante.
VEREADOR E POLICIAL CIVIL SÃO MORTOS EM JUAZEIRO
Um duplo crime de pistolagem abalou a opinião pública de Juazeiro do Norte (a 493Km de Fortaleza) no Cariri, Região Sul do Estado, na noite de ontem. Dois policiais, um deles também vereador e atualmente secretário de Governo do Município, foram assassinados em plena Praça Pública.
O crime ocorreu por volta das 20h30, quando as vítimas conversavam em uma mesa de bar, na Praça do Girador, quando foram surpreendidas por dois homens armados que chegaram no local em uma moto preta. O garupeiro se aproximou das vítimas e disparou vários tiros de pistola calibre Ponto 40 (0.40), de uso exclusivo da Polícia.
Feridos, os dois homens foram socorridos por populares e levados para o Hospital Regional do Cariri que fica localizado a cerca de 200 metros do local do atentado. Somente quando os pacientes deram entrada no setor de Emergência foram, então, identificados.
Um deles era o policial militar (sargento da PM licenciado) e vereador Amarílio Pequeno da Silva (PPS), 56, que estava em seu segundo mandato e exercia o cargo de Secretário de Governo. O outro homem era o policial civil aposentado José Alves Bezerra, 55, conhecido como ´Dedé Bezerra´.
Segundo apurou a Reportagem, cada uma das vítimas foi atingida por, pelo menos, quatro tiros. O vereador foi baleado na cabeça e morreu logo que deu entrada no hospital. Já o segundo ainda resistiu cerca de uma hora, mas acabou falecendo também.
Logo, a notícia sobre a dupla pistolagem se espalhou pela cidade e dezenas de pessoas foram ao Hospital Regional do Cariri em busca de informações. Segundo testemunhas, na hora do crime, uma viatura do Ronda do Quarteirão fazia o patrulhamento daquela área da cidade e estava parada a menos de 500 metros do local. Mesmo assim, isto não foi o suficiente para impedir que os pistoleiros praticassem as execuções sumárias.
No local do crime, a Polícia recolheu, pelo menos, oito cápsulas deflagradas de balas calibre Ponto 40. O material foi entregue aos delegados Marcos Antônio dos Santos (regional) e Flávio dos Santos (plantonista). Os dois seguiram imediatamente para o hospital.
Os motivos do crime ainda não são conhecidos. A Polícia sabe apenas que, após o duplo homicídio, os assassinos fugiram na moto preta em direção ao bairro Antônio Vieira.
Várias patrulhas do 2º BPM e do Serviço reservado saíram às ruas de Juazeiro na tentativa de encontrar pistas para a identificação e localização dos pistoleiros. Minutos antes de ser assassinado, o vereador foi visto fazendo cooper em torno da praça onde ocorreu a execução.
Fonte: Diário do Nordeste
III CARIRI CANGAÇO RESGATA CULTURA POPULAR
A história de uma heroína, Bárbara de Alencar, abre o maior evento sobre o cangaço que se tem notícia no mundo, conforme os organizadores. O Cariri Cangaço entra na terceira edição. De caráter itinerante, reunirá este ano cerca de 1,5 mil pessoas, entre pesquisadores e admiradores de uma temática que até hoje desperta o fascínio do público. Bandidos ou heróis, a controvérsia sobre os cangaceiros atravessa 72 anos de história.
Ontem à noite, foi realizada a solenidade de abertura, no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva, no Crato. Em seguida, foi aberta a maior exposição temática sobre o cangaço, intitulada "Cangaceiros", com acervo da Abafilm, na galeria da RFFSA, pertencente ao empresário Ricardo Albuquerque.
Acervo remanescente
Esta mesma exposição esteve em temporada por Paris. Todas as fotos relacionadas ao cangaceirismo estarão expostas, inclusive com fotografias de Lampião que foram tiradas em Juazeiro do Norte. O evento segue até domingo.
Segundo os organizadores, este é o maior e mais qualificado acervo de imagens do cangaço do planeta, resultado do empreendedorismo de Ademar Albuquerque, fundador da Abafilm, e do fotógrafo árabe Benjamim Abraão. São mais de 120 fotografias remanescentes de um acervo maior, mas que foi destruído durante o regime do Estado Novo.
Durante a abertura, houve a entrega do Título de Cidadão Cratense ao curador do evento, Manoel Severo Gurgel Barbosa. O debate sobre Bárbara de Alencar contou com a presença de vários estudiosos da região. Severo diz que outros temas transversais serão tratados no evento, como a trajetória de Delmiro Gouveia, cearense de Ipu. "É um grande empreendedor e um dos maiores brasileiros do século", afirma. Cinco grandes pesquisadores do tema estarão presentes, incluindo o presidente da Fundação Delmiro Gouveia, em Alagoas, Adair Nunes.
Por ter um caráter itinerante, o evento contará com palestras em lugares muitas vezes inusitado, como a Chapada do Araripe, com palestra de técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) e visitas a locais marcantes na história do Cangaço no Cariri, como a Fazenda Ipueiras, localizada em Aurora.
Temas transversais
Este ano, segundo Manoel Severo, a novidade é que o evento não estará preso à temática do Cangaço, mas envolve momentos históricos importantes como a Sedição de Juazeiro, em 1914. Também será lançada a minissérie "Sedição em Juazeiro". Jonas Luiz, o produtor do filme, fará palestra sobre o assunto, no Sesc de Juazeiro.
Para Severo, o cangaço pode ser trabalhado por várias vertentes da cultura popular, como a música. No domingo, será realizada palestra sobre a história da música no Nordeste, com o pesquisador Múcio Procópio.
jornal Diário do Nordeste
MORRE SAMUEL BRITO
O jovem Samuel Brito da Silva, 31 anos, natural de São Paulo, e que residia com os pais na cidade do Crato foi encontrado morto na tarde desta segunda-feira (19), após se afogar em um rio na Barra de Gramame II, em João Pessoa-PB. Samuel estava na capital paraibana na companhia de um grupo de amigos a passeio.
Ele teria ido a Barra de Gramame conhecer o paraíso natural com os colega, quando se afogou nas águas turvas do rio. Samuel era filho do comerciante e Marçon João Batista da Silva e Maria do Socorro Brito da Silva.
Familiares estão providenciando o translado do corpo para a cidade do Crato onde será sepultado
Samuel Brito, conhecido como Samuel Gravatinha, era graduado em História na URCA, foi candidato a vice-prefeito do Crato na chapa de Zuleide Queiroz - PSTU, no ano de 2004.
Fonte: Mural do cariri
CONGRESSO DOS SERVIDORES DO CRATO
A diretoria do Sindicato dos Servidores Municipais do Crato, realizará o 1° Congresso dos Servidores Municipais do Crato, neste dia 21 de setembro no Crato Tênis Clube, no bairro Pimenta, em Crato, no horário de 08 às 17 horas.
O congresso tem o objetivo de discutir o tema ‘‘Por um Serviço Público descente e de oportunidade para todos e todas’’. Durante o encontro dos servidores cratenses se discutirá também o atual mandato e das eleições em 2012 do SINDSMCRATO, além da reformulação do Estatuto do Sindicato.
Será formada uma mesa redonda que vai discutir o tema: trabalhador e governo e a entrega de várias reivindicações das categorias ao chefe do poder executivo municipal.
Na oportunidade o prefeito municipal estará assinando a Publicação do Edital do Concurso Público e a Criação da Secretaria de Segurança e Cidadania de acordo com a Mesa de Negociação da Campanha Salarial de 2011.
terça-feira, 20 de setembro de 2011
SÃO GONÇALO TEM 8º ATERRO SANITÁRIO DO CE
A Secretaria do Meio Ambiente (Semeio) de São Gonçalo do Amarante informa que está em plena atividade o oitavo aterro sanitário do Estado. O equipamento encontra-se em operação desde 2009, numa área total de 4,19 hectares, às margens da CE-085, no Km 42.No relatório divulgado pela Secretaria de Cidades, incluía apenas sete aterros no Ceará.
De acordo com a assessoria de imprensa, o aterro sanitário recebe diariamente, em média, 143m³ de lixo, divididos em domiciliar, hospitalar e podas de árvores. Descriminando, são despejados todos os dias 77m³ de lixo domiciliar, 1m³ de lixo hospitalar e 65m³ de podas.
O equipamento atende todo o Município, recebendo resíduos sólidos da Sede e, também, dos setes distritos, atendendo todos os domicílios, que somam mais de 17 mil. Atualmente, o local possui quatro colmeias, sendo uma cheia, duas em funcionamento e outra em construção, a previsão é de que o equipamento tenha um total de 15 colmeias. "O aterro foi construído pela Prefeitura Municipal, em convênio com o Ministério das Cidades. Estamos adquirindo novos equipamentos e buscando financiamento para a ampliação do local e para a implantação da usina de reciclagem", explica a titular da pasta, Michele Mattos.
Semace
O aterro sanitário de São Gonçalo do Amarante foi construído com a autorização da Semace e de acordo das normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Com esse equipamento, somam-se oito os aterros existentes em todo o Estado. Os demais são: de Caucaia, Maracanaú, Aquiraz, Jaguaribara, Sobral, Pacatuba e Horizonte.
Com 184 Municípios, o Estado possui um total de 288 lixões. A fim de se adequar às novas determinações de saneamento básico, o Governo pretende criar mais aterros de forma consorciada, abrangendo cidades adjacentes.
Para tanto, há um investimento inicial de em projetos executivos com um total de R$ 4 milhões para atender 76 Municípios até 2014. Ou seja, transformar lixões em aterros.
UMA PERGUNTINHA QUE NUNCA CALA................
Por que é que o prefeito Samuel Araripe não defendeu a vinda do aterro sanitário consorciado do Cariri para a Crato? Aterro Sanitário, gera lucro, renda para a cidade. Bem diferente do lixão que existe no Crato.
De acordo com a assessoria de imprensa, o aterro sanitário recebe diariamente, em média, 143m³ de lixo, divididos em domiciliar, hospitalar e podas de árvores. Descriminando, são despejados todos os dias 77m³ de lixo domiciliar, 1m³ de lixo hospitalar e 65m³ de podas.
O equipamento atende todo o Município, recebendo resíduos sólidos da Sede e, também, dos setes distritos, atendendo todos os domicílios, que somam mais de 17 mil. Atualmente, o local possui quatro colmeias, sendo uma cheia, duas em funcionamento e outra em construção, a previsão é de que o equipamento tenha um total de 15 colmeias. "O aterro foi construído pela Prefeitura Municipal, em convênio com o Ministério das Cidades. Estamos adquirindo novos equipamentos e buscando financiamento para a ampliação do local e para a implantação da usina de reciclagem", explica a titular da pasta, Michele Mattos.
Semace
O aterro sanitário de São Gonçalo do Amarante foi construído com a autorização da Semace e de acordo das normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Com esse equipamento, somam-se oito os aterros existentes em todo o Estado. Os demais são: de Caucaia, Maracanaú, Aquiraz, Jaguaribara, Sobral, Pacatuba e Horizonte.
Com 184 Municípios, o Estado possui um total de 288 lixões. A fim de se adequar às novas determinações de saneamento básico, o Governo pretende criar mais aterros de forma consorciada, abrangendo cidades adjacentes.
Para tanto, há um investimento inicial de em projetos executivos com um total de R$ 4 milhões para atender 76 Municípios até 2014. Ou seja, transformar lixões em aterros.
UMA PERGUNTINHA QUE NUNCA CALA................
Por que é que o prefeito Samuel Araripe não defendeu a vinda do aterro sanitário consorciado do Cariri para a Crato? Aterro Sanitário, gera lucro, renda para a cidade. Bem diferente do lixão que existe no Crato.
Assinar:
Postagens (Atom)