terça-feira, 20 de setembro de 2011

DEPUTADO GUIMARÃES APONTADO COMO UM DOS 100 PARLAMENTARES MAIS INFLUENTES

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) divulgou, na última sexta-feira, a lista dos parlamentares mais influentes do congresso Nacional, edição 2011. Uma das novidades da seleta lista é o deputado cearense José Guimarães (PT).Exercendo seu segundo mandato na Câmara, Guimarães é vice-líder do Governo Dilma na Casa e atua de forma recorrente como líder. Ganhou a confiança do Planalto e foi escalado para relatar a Medida Provisória que criou o Regime Diferenciado de Contratação (RDC), missão na qual três deputados haviam fracassado.

Conhecido pelo seu talento na articulação política, Guimarães não apenas conseguiu a aprovação do RDC com folgada margem de votos no plenário da Câmara – após embate de mais de quatro horas com a oposição -, como ganhou elogios do Tribunal de Contas da União e da presidente Dilma.Petista histórico, Guimarães é visto como um dos líderes da bancada do partido (do qual é vice-presidente nacional) e interlocutor preferencial dos governos estadual e federal.

Entre os 100 "Cabeças" do Congresso, há 62 deputados e 38 senadores. Os dois partidos com maior número de parlamentares na elite são o PT, com 27 nomes, detentor de maior bancada na Câmara dos Deputados e o PMDB, segunda maior bancada, com 14. Na terceira posição em número de parlamentares está o PSDB, com 13 nomes.Além dos "Cabeças", desde a sétima edição da série, o DIAP divulga levantamento incluindo na publicação um anexo com outros parlamentares que, mesmo não fazendo parte do grupo dos 100 mais influentes, estão em plena ascensão, podendo, mantida essa trajetória, estar futuramente na elite parlamentar.

Nenhum comentário: