sexta-feira, 30 de setembro de 2011

CONVÊNIOS DOS MUSEUS DE PALEONTOLOGIA E DO DESIERTO É DESTAQUE NA IMPRENSA MUNDIAL

A Universidade Regional do Cariri (URCA), Museu de Paleontologia de Santana do Cariri e o Geopark Araripe foram destaques na imprensa mexicana, esta semana. É que foi firmado convênio entre o Museo del Desierto e o Museu de Santana do Cariri, para intercâmbio entre essas instituições. A importância do Museu de Paleontologia, com a diversidade de fósseis do período Cretáceo, além do primeiro Geopark das Américas, foi enfatizada pelos diretores do museu mexicano.

Estiveram presentes durante a celebração do convênio, o coordenador executivo do Geopark, Álamo Feitosa, o geólogo, Idalécio Freitas, o historiador Titus Riedl e a representante do governo do Estado do Ceará, Lívia Fernandes.

O convênio garantirá a reciprocidade de elementos para pesquisa, conforme destaca o jornal El Diário, da localidade de Coahuila, além do intercâmbio de estudantes para especialidades nas áreas de geologia, paleontologia, biologia e educação ambiental. O Geopark Araripe foi apontado como um importante projeto, voltado para o desenvolvimento e inclusão das comunidades de abrangência de sua área, além da preservação dos recursos naturais desde a sua criação, em 2006.

As primeiras viagens dos estudantes e pesquisadores mexicanos à região do Cariri começam em 2012, sendo o início de uma troca por meio de interação institucional de seis anos.

Nenhum comentário: