terça-feira, 20 de setembro de 2011

MAPA DA VIOLÊNCIA ENTRE JOVENS

Uma triste realidade vem sendo constatada por estudiosos de universidades no Cariri e Estado. A região não está distante do mapa da violência entre os jovens.

O resultado dessa pesquisa, em estágio inicial, tem se revelado em números que os estudiosos consideram alarmantes para a região, inclusive de envolvimento com drogas como o crack, que tem aumentado consideravelmente. Nos anos de 2009 e 2010 foram registrados pela 20ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC) e Instituto Médico Legal (IML), em Juazeiro, mais de 570 homicídios na região. Destes, 178 envolveram jovens de 15 a 24 anos.

Diante dessa realidade, um grupo de oito pesquisadores de instituições como a Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Regional do Cariri (Urca), Universidade Estadual do Ceará (Uece) e, também, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) decidiu estudar mais a fundo essa realidade, por meio de projeto da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). Segundo o grupo, apontar alternativas de políticas públicas seria uma das saídas para a problemática.

O professor do Departamento de Ciências Sociais da Urca, Antônio dos Santos Pinheiro, afirma que, no momento, o que se tem são resultados parciais dos índices de homicídios. A equipe tem tido o cuidado de averiguar continuamente esses números e ele diz que mesmo não tendo fechado, continua na mesma proporção. "É uma espécie de mapa da violência do Cariri que cresce em sintonia com o que tem ocorrido no resto do Brasil", explica. São jovens que se envolvem, segundo ele, muito cedo com as drogas e o mundo do crime.

fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: