terça-feira, 20 de setembro de 2011

SÃO GONÇALO TEM 8º ATERRO SANITÁRIO DO CE

A Secretaria do Meio Ambiente (Semeio) de São Gonçalo do Amarante informa que está em plena atividade o oitavo aterro sanitário do Estado. O equipamento encontra-se em operação desde 2009, numa área total de 4,19 hectares, às margens da CE-085, no Km 42.No relatório divulgado pela Secretaria de Cidades, incluía apenas sete aterros no Ceará.

De acordo com a assessoria de imprensa, o aterro sanitário recebe diariamente, em média, 143m³ de lixo, divididos em domiciliar, hospitalar e podas de árvores. Descriminando, são despejados todos os dias 77m³ de lixo domiciliar, 1m³ de lixo hospitalar e 65m³ de podas.

O equipamento atende todo o Município, recebendo resíduos sólidos da Sede e, também, dos setes distritos, atendendo todos os domicílios, que somam mais de 17 mil. Atualmente, o local possui quatro colmeias, sendo uma cheia, duas em funcionamento e outra em construção, a previsão é de que o equipamento tenha um total de 15 colmeias. "O aterro foi construído pela Prefeitura Municipal, em convênio com o Ministério das Cidades. Estamos adquirindo novos equipamentos e buscando financiamento para a ampliação do local e para a implantação da usina de reciclagem", explica a titular da pasta, Michele Mattos.

Semace

O aterro sanitário de São Gonçalo do Amarante foi construído com a autorização da Semace e de acordo das normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Com esse equipamento, somam-se oito os aterros existentes em todo o Estado. Os demais são: de Caucaia, Maracanaú, Aquiraz, Jaguaribara, Sobral, Pacatuba e Horizonte.

Com 184 Municípios, o Estado possui um total de 288 lixões. A fim de se adequar às novas determinações de saneamento básico, o Governo pretende criar mais aterros de forma consorciada, abrangendo cidades adjacentes.

Para tanto, há um investimento inicial de em projetos executivos com um total de R$ 4 milhões para atender 76 Municípios até 2014. Ou seja, transformar lixões em aterros.


UMA PERGUNTINHA QUE NUNCA CALA................

Por que é que o prefeito Samuel Araripe não defendeu a vinda do aterro sanitário consorciado do Cariri para a Crato? Aterro Sanitário, gera lucro, renda para a cidade. Bem diferente do lixão que existe no Crato.

Nenhum comentário: