terça-feira, 20 de setembro de 2011

MATERIAL PEDAGÓGICO, POR ALEXANDRE LUCAS

Na história da humanidade a sexualidade esteve presentes nos trabalhos de vários artistas. Nas pinturas rupestres é comum observar cenas de atos sexuais, na Grécia o nu masculino é evidenciado nas esculturas, no período medieval destacam-se as pinturas do nu artístico feminino e na contemporaneidade diversas são as formas e linguagens artísticas que expressam a relação entre arte e sexualidade.

No Estado do Ceará, o artista/educador Alexandre Lucas está preparando um documentário que trata do assunto ARTE, SEXO E PARTICIPAÇÃO. Alunos e professores de escolas públicas poderão ter acesso ao material que será disponibilizado de forma gratuita na Internet.

De acordo com o educador esse material é fruto da exposição Pedaços Incubados que está em exposição no CCBNB - Centro Cultural do Banco do Nordeste. A exposição tem um caráter interativo em que o publico constrói imagens e ao mesmo pode brincar dentro da galeria. Ele ressalta que a exposição cria várias situações que estão relacionadas à sexualidade e a participação do público como co-construtor do trabalho artístico.

O vídeo contará com parcerias artísticas como os fotógrafos Allan Bastos, Mapige, Yasmine Moraes, Mônica Batista, o músico Ulisses Germano, o dançarino Tiago Sousa, o documentarista Leo Dantas e a professora de História da Arte, Adriana Botelho. O trabalho registra falas de artistas, do publico e de profissionais da educação e da psicologia que trabalham com a questão da sexualidade.

Alexandre Lucas diz que é preciso abordar a questão da sexualidade na escola fazendo com que o aluno tenha uma compreensão contextualizada. Ele enfatiza que muitas vezes a educação sexual nas escolas é abordada apenas dentro do aspecto biológico ou dogmático da religião, esquecendo aspectos filosóficos, sociológicos, geográficos, culturais e artísticos.

A previsão é que o material esteja finalizado em novembro. Além do vídeo, os professores receberão um conjunto de postais que se transforma numa espécie de quebra cabeça para ser utilizado em sala de aula.

Nenhum comentário: