quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Direito a voto para as mulheres no Brasil completa 80 anos

Na última sexta-feira, dia 24/2, o voto feminino completou 80 anos no Brasil. Esse direito foi assegurado em 24 de fevereiro de 1932, como resultado de ações articuladas nacionalmente por movimentos feministas. Na época, a conquista ainda não foi completa, pois o Código Eleitoral Provisório (decreto 21.076) permitia que apenas mulheres casadas, com autorização do marido, ou viúvas e solteiras com renda própria, pudessem votar.

As restrições ao pleno exercício do voto feminino foram eliminadas apenas no Código Eleitoral de 1934, ainda assim sem torná-lo obrigatório, o que só veio acontecer a partir de 1946. O Rio Grande do Norte, em 1927, foi o primeiro estado brasileiro a permitir que as mulheres votassem nas eleições. A conquista regional desse direito beneficiou a luta das mulheres, país afora, pela expansão do voto feminino.

Com a mulher eleitora, vieram outras conquistas de espaço na sociedade brasileira, fazendo avançar a luta das mulheres para combater preconceitos e discriminações. O foco, sem dúvida, é a conquista de mais poder.

Hoje, as mulheres representam a maioria do eleitorado do País. Elas, inclusive, estão à frente dos homens quando considerados os níveis de escolaridade dos eleitores por sexo. No Brasil, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), há mais eleitoras com nível superior, com segundo grau e com primeiro grau completo do que eleitores masculinos, embora também elas sejam maioria entre os analfabetos.

Foram muitas as mulheres que lutaram pela conquista do direito ao voto feminino, destacando-se entre elas Julia Barbosa, Bertha Lutz, Leolinda Daltro, Celina Vianna, Nathércia da Cunha Silveira, Antonietta de Barros, Almerinda Gama, Jerônima Mesquita, Maria Luisa Bittencourt, Alzira Teixeira Soriano, Carlota Pereira de Queiroz, Josefina Álvares de Azevedo, Carmen Portinho, Elvira Komel, Amélia Bevilacqua, Isabel de Sousa Matos.

Concurso na URCA

Foi aprovado pelo Governo do Estado, edital para seleção de 168 professores temporários para a Universidade Regional do Cariri (URCA). Os docentes irão atuar na Unidade Descentralizada de Iguatu, que conta com quatro cursos da Instituição.

O edital, segundo a Reitora Otonite Cortez, que esteve recentemente participando de reunião em Fortaleza, sobre autorização das vagas para o concurso, encontra-se em análise na Secretaria de Planejamento do Governo do Estado (Seplag). A Universidade aguarda a publicação em edital, em breve, para a divulgação das datas de inscrição e realização do certame. A perspectiva é que ainda aconteça durante o mês de março.

URCA requisita linhas de financiamento para o ‘trade’ turístico local, do Governo Federal

A Universidade Regional do Cariri (URCA) em contato com o Gabinete da Presidência da República, sugeriu a criação de linhas de financiamento para os setores ligados ao ‘trade’ turístico local e o incentivo de novos negócios, voltados ao Projeto Geopark Araripe, administrado pela Instituição.

Ano passado, o projeto foi apontado pelo Ministério do Turismo como um dos quatro principais roteiros turísticos do Ceará e um dos principais do Brasil, numa revista de cunho nacional, onde são apontados roteiros de todos os estados da federação. Em resposta a solicitação da Universidade, o chefe de Gabinete do Chefe de Gabinete Pessoal da Presidente da República, Dilma Rousseff, Álvaro Henrique Baggio, afirma que o expediente foi encaminhado para o Ministério do Turismo para ser analisado.

No Roteiro Turístico, são incluídos como principais atrativos a cadeia de artesanato; a serra do Horto, em Juazeiro; o Museu de História Natural, no Centro do Crato; Museu de Paleontologia e Pontal de Santa Cruz, em Santana do Cariri; Pedra da Coruja, Museu de Pedra, Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Cariri, em Nova Olinda, dentre outros. Ainda classifica a Bacia do Araripe como um dos principais roteiros do período cretáceo da terra. A região é especial, segundo o roteiro, pelos achados geológicos e paleontológicos e abriga um oásis verde em meio à caatinga.

Encontro no Crato discutirá políticas publicas para juventude

Com o objetivo de discutir a situação dos jovens e políticas para a juventude será realizado neste sábado, dia 03, no período da manhã e tarde, no auditório do Centro Cultural do Araripe – REFSA, o Encontro “Tô na Onda da Juventude”. O evento abordará temas como participação política, cultura e história e organização do movimento juvenil.

O encontro é uma realização da União da Juventude Socialista – UJS, entidade criada no inicio da década de oitenta, que participou e organizou de importantes lutas da juventude brasileira como o Fora Collor, A lei do Grêmio Estudantil do Deputado Aldo Arantes e a conquista do voto aos 16 anos. Na cidade do Crato a UJS liderou diversos movimentos estudantis como a luta contra o sistema de ensino pela TV, extinto Teleensino e a defesa da Meia Passagem Macro-regional.

De acordo com o desportista, Davio Batista, integrante da UJS no Crato, o encontro visa ampliar as discussões ligadas aos jovens. Ele destaca que o evento é funcionará como preparação para realização do Congresso Municipal da entidade que deverá ocorrer em maio, bem a etapa estadual e a nacional acontecerá em junho na cidade do Rio Janeiro, período em que ocorrerá o 6º. Congresso Mundial da Juventude.

O Encontro neste sábado, contará com a presença do ex-diretor da União Nacional dos Estudantes – UNE, Rudiney Souza que atualmente é diretor estadual da UJS no Ceará.

Eunício informa que PEC sobre competência do CNJ terá prioridade na CCJ

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC 97/11) que amplia os poderes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) afirmou que a matéria deve entrar na pauta de votação nas próximas reuniões. “Terminada aqui a audiência pública, vamos ver uma pauta, para os próximos dias, e incluir essa matéria que prioridade e é de interesse nacional”, disse.

Para orientar os senadores sobre a proposta, participaram do debate a corregedora nacional de Justiça e presidente do CNJ, Eliana Calmon e o juiz do trabalho, vice-presidente da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra) Paulo Schmidt.

Na ocasião, Eliana Calmon defendeu a aprovação da PEC 97. Ela lembrou que a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), reconhecendo os poderes do CNJ, foi tomada em liminar - podendo ser derrubada - e com pequena vantagem (6 a 5). Além disso, observou que a competência do órgão pode ser modificada na Lei Orgânica da Magistratura, de iniciativa do próprio STF. A PEC, portanto, confirmaria os poderes do CNJ de forma mais permanente.

A ministra também negou que a Corregedoria Nacional de Justiça seja um "tribunal de exceção" para juízes. Ela explicou que as denúncias e representações são investigadas sigilosamente e, quando aceitas, os acusados têm garantido seu direito à ampla defesa.

Já Paulo Schmidt declarou que os membros da Anamatra apoiam a atuação do CNJ. Ele ressaltou, porém, que espera também a atuação do conselho na defesa da independência dos juízes, e não só no controle disciplinar. “Os juízes esperam muito do CNJ e esperam muito não só na questão disciplinar, no cumprimento de metas, na busca de eficiência, mas também esperam muito do CNJ na defesa da independência do juiz”, defendeu Schmidt.

Livro sobre narrativas orais do Barro vermelho será lançado no Crato

O bairro do Alto do Penha na cidade do Crato ganha livro contando as histórias de memórias sociais e imaginárias da comunidade. O livro foi organizado pela professora Ana Rosa Dias Borges e será distribuído gratuitamente nas bibliotecas escolares da Cidade e na comunidade.

O projeto foi aprovado pelo Ministério da Cultura, através do Edital Micro Projetos Mais Cultura em 2010. Além do livro, o projeto propiciou a realização junto aos jovens da localidade, oficinas de produção textual, fotografia, desenho, pintura e identidade cultural, o que serviu de suporte para edição do livro.

De acordo com a professora Ana Rosa a ideia deste trabalho surgiu quando realizava seu trabalho monográfico que versou sobre a oralidade, por meio dos contos populares coletados nas comunidades narrativas orais da Chapada do Araripe.

Ela destaca que a partir desta pesquisa sentiu a necessidade de ampliar o seu trabalho investigativo composto das memórias das pessoas mais velhas do lugar para evidencia fragmentos históricos que nunca foram evidenciados na historiografia oficial e cita que a escolha do Bairro Alto da Penha, se deu porque na sua infância residia próximo a localidade e isso proporcionou uma ligação afetiva com o bairro.

Ana Rosa enfatiza que o Barro Vermelho que se encontra atualmente subdividido geograficamente em decorrência da urbanização e que o lugar descreve parte da história econômica, social e cultural da cidade do Crato.

O Lançamento do livro acontecerá em dois momentos, no dia 10 de maço, às 19h00, na sede da Pastoral do Menor dentro da Programação do evento cultural “O Alto Mostra a Sua Cara” coordenado pela geógrafa Sibelle Elpidio que é moradora do bairro e no dia 15 de março, às 19h00 horas, no salão de Atos da Universidade Regional do Cariri – URCA e tem a parceria do Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho – IEC.

Serviço:
Livro “Narrativas Orais no Barro Vermelho” organizadora Ana Rosa Dias Borges
(88)96196988 - Email: rosasacci@yahoo.com.br

O coringa chamado Walter Peixoto

Os políticos do Crato se preparam para mais um embate.

Várias pré-candidaturas a prefeito e quase mil pré-candidatos a vereador já afiam suas armas. É a corrida eleitoral.

No Crato a disputa está longe de um desfecho.

Nos bastidores muita articulação, fofocas, mas nada exato.

Enquanto os pré-candidatos se articulam esquecem uma pessoa.

Muitos falam mal dele, que a gestão dele foi isso ou aquilo. Mas todos querem o apoio dele.

Walter Peixoto.

Ninguém nega que Waltin pode ser o coringa dessa eleição. Para onde ele pender a balança de votos tende a se mexer junto.

Até Samuel Araripe, desafeto de Waltin, manda enviados para discutir um possível apoio do ex-prefeito ao seu candidato.

Ele está filiado ao PMDB mas ainda não confirmou apoio a Ronaldo Gomes.

Sineval Roque tenta de todoa maneira receber apoio de Waltin.

Até o PT de Marcos Cunha quer converasar com ele.

Enquanto isso, ele fica calado. Nada diz, não se mexe.

Para ele, há ainda muita água a rolar por debaixo da ponte.

De uma coisa muitos tem certeza. É importante ter o apoio desse velho cacique.

Crato abandonado. A culpa é de quem?

A mmais nova invenção dos tucanos do Crato, agora, é culpar o governo federal pela total abandono da cidade.

Hoje, a assessoria de imprensa da prefeitura divulgou release em que culpa a Caixa Econômica Federal não livberar verbas para obras na cidade.

Então, está mais do que provado que a prefeitura do Crato só faz obras por causa do governo federal.

Como já dissemos aqui várias vezes. Há muito tempo que o Crato é administrado por Cid Gomes e Dilma Rousseff.


Vejam matéria da prefeitura:

Faltam recursos para avanços na pavimentação de ruas em Crato

No segundo semestre do ano passado a Prefeitura do Crato projetou para calçar com pedra tosca, 300 ruas na cidade e nos distritos. Desse total só foram possíveis até agora fazer a obra em apenas 10 artérias, por dificuldade na alocação de recursos, segundo o secretário de Infraestrutura do município, José Muniz. Explicou que o prefeito orçou projetos no valor de R$ 6,5 milhões para a área de pavimentação e foram aprovados pela Caixa Econômica Federal - CEF e conveniados junto ao Ministério do Turismo. Apesar disto só foram liberados R$ 2 milhões que deram apenas para calçar algumas ruas no Parque Grangeiro e Parque Recreio. A esperança, disse José Muniz, é que agora em março o restante da verba seja autorizada, mesmo porque os projetos já foram licitados.

O secretário disse, ainda, que as últimas informações vindas do Ministério do Turismo, em Brasília, é de que não existem recursos, até mesmo para o convênio assinado de R$ 600 mil com o município do Crato, para a cobertura de seis quadras esportivas, sendo três delas para os Bairros Pantanal, Vitória Nossa e Mutirão. “A obra já foi aprovada, licitada e autorizada pela Caixa Econômica, faltando tão somente a ordem do Ministério para honrar os pagamentos”, finalizou José Muniz.


UM DETALHE


Por falar em obras, quando a prefeitura do Crato vai recuperar a estrada de Santa Fé?

ESSA ESTRADA está abandonada durante os últimos 8 anos. Quem fez uma coisinha pequena na estrada foi o Walter Peixoto.

A ATUAL GESTÃO não colocou um metro de asfalto nessa importante estrada.


UMA PERGUNTINHA
O Crato está abandonado. A culpa é de quem?

Cid Gomes?
Dilma Rousseff?
Samuel Araripe?

Tiririca prefeito de SP?

Somente esse cearense arretado para derrotar o neoliberal José Serra(PSDB) em São PAulo? Pois bem, vmaos torcer para que o povo de SP tenha juízo e deixe o mentiroso Serra fora da prefeitura paulistana.A bolinha de papel na campanha eleitoral de 2010 era para simplesmente ter defenestrado Serra da vida pública. Mentira devia ter tamanho.

Veja matéria sobre Tiririca:

PR quer lançar Tiririca como candidato a prefeito em SP

O PR vai tentar lançar o deputado federal Tiririca como candidato a prefeito de São Paulo. As articulações cresceram desde que José Serra (PSDB) anunciou sua candidatura. Temendo ter problemas caso escolha apoiar Serra ou Fernando Haddad (PT), o partido pensa em lançar o artista como nome próprio na eleição.

A ideia de lançar seu principal puxador de votos nas eleições de 2010 como candidato surgiu depois do recebimento de cartas de eleitores. Tiririca foi comunicado pelo partido da possibilidade e deu sinal verde para a articulação.

A campanha de Tiririca - deputado federal mais votado em 2010 - focou o voto de protesto. Seu slogan principal era "pior do que está não fica". Com sua grande votação, ajudou sua coligação a eleger mais três deputados federais.

Novamente o partido tenta recorrer ao carisma do artista para resolver seus problemas eleitorais. Aliado do PT no governo federal e com fortes ligações com os tucanos em São Paulo, o PR vê problemas em escolher um dos lados já no primeiro turno. O partido aposta ainda que com o palhaço puxando a legenda poderia reforçar sua bancada na Câmara dos Vereadores.

Agência Estado


STJ retoma julgamento sobre exclusividade do bafômetro para comprovar embriaguez

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) retoma nesta quarta-feira (29) o julgamento que vai definir quais meios de prova são válidos para comprovar embriaguez ao volante. A sessão anterior, realizada no dia 8 de fevereiro, foi suspensa após o pedido de vista do desembargador convocado Adilson Macabu. Ainda aguardam para votar seis ministros.

Na primeira fase do julgamento, o ministro Marco Aurélio Bellizze, relator do processo, defendeu a ampliação de provas legítimas para atestar o uso de álcool ao volante.

De acordo com o ministro, é "absurdo" condicionar a aplicação da lei à vontade do motorista em casos de pessoas que saem do carro cambaleando, com olhos vermelhos, hálito etílico, têm bebidas no interior do carro e confessam ter bebido.

Bellizze defendeu que seja aceito como prova o exame clínico de peritos nas blitzes e, em caso de motoristas que não concordem com o resultado, que eles façam o bafômetro ou exame de sangue por vontade própria.


Leia mais notícias no R7

Comissão vota nesta quarta propostas para mudar Lei da Copa

A comissão especial da Câmara vota às 10h desta quarta-feira (29) dez destaques (propostas de alteração) ao texto-base da Lei Geral da Copa, aprovado nesta terça pelos deputados. Após essa votação, a matéria seguirá para o plenário da Câmara e ainda terá que passar pelo Senado antes de ir à sanção presidencial.

Dois destaques, um de autoria do vice-líder do PSB, deputado Glauber Braga (RJ), e outro do deputado Zequinha Marinho (PSC-PA), propõem proibir a venda de bebidas alcoólicas nos jogos do Mundial.

O texto do relator da matéria na comissão especial, deputado Vicente Cândido (PT-SP), autoriza a comercialização de todo tipo de bebida nos estádios durante o campeonato.

O texto não estende a liberação para outros campeonatos de futebol. O Estatuto do Torcedor veta a presença nos estádios de "bebidas ou substâncias proibidas ou suscetíveis de gerar ou possibilitar a prática de atos de violência".

De acordo com o parecer de Cândido, a "venda e o consumo de bebidas, em especial as alcoólicas, nos locais de oficiais de competição, são admitidos desde que o produto esteja acondicionado em copos de plástico, vedado o uso de qualquer outro tipo de embalagem".

A liberação do álcool na Copa do Mundo é uma das exigências da Federação Internacional de Futebol (Fifa), já que alguns patrocinadores do campeonato são empresas fabricantes de bebidas.

fonte: G1

PSDB quer fazer pelo menos 30 prefeitos no CE

Único deputado pelo PSDB presente à palestra do ex-senador Tasso Jereissati aos jovens empresários, João Jaime falou da expectativa do partido em fazer pelo menos 30 prefeitos no interior do Estado.

“Esse número já está de bom tamanho, se levarmos em consideração que estamos sem o Governo”, pontuou o parlamentar, acrescentando que a sigla continuará fazendo oposição ao governador Cid Gomes (PSB) na Assembleia Legislativa.

Para João Jaime, a crise entre PT e PSB ocorrida semanas atrás não deverá afastar as siglas na disputa eleitoral desse ano. “Na minha opinião, sempre achei que eles vão sair unidos”, disse.

Apesar disso, o tucano acredita que os últimos acontecimentos podem fortalecer a oposição e aposta em um 2º turno nas eleições municipais de Fortaleza. “A oposição tem bons nomes, com densidade eleitoral na Capital. Fortaleza é uma caixinha de surpresas”, frisou.

Quanto a sugestão defendida pelo presidente estadual da sigla, Marcos Cals, de que todos os partidos de oposição tenham candidatura própria à Prefeitura de Fortaleza, o parlamentar aponta que essa estratégia funcionará, desde que toda a oposição marche unida em um possível 2º turno.

“Não adianta lançar candidatura por lançar. Isso ainda precisa ser muito discutido entre todos os partidos de oposição”, afirmou. (Ranne Almeida)


fonte: jornal O Povo

Dúvidas na relação PT-PSB

A visita da presidente Dilma Rousseff (PT) ao Ceará, na última segunda-feira, foi o momento propício para que o governador do Estado, Cid Gomes (PSB), e a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), demonstrassem por meio de convivência aparentemente pacífica que o fim da aliança entre PT e o PSB não está tão próximo. Cid e Luizianne participaram juntos dos eventos da agenda da presidente no Estado durante todo o dia, além de terem conversado e posado para fotos.

No entanto, a situação da aliança não foi um assunto debatido entre os dois e a presidente. De acordo com o vice-líder do governo Dilma na Câmara dos Deputados, deputado José Guimarães (PT), o presidente do PT nacional, Rui Falcão, estará em março no Ceará para uma conversa com Cid Gomes a fim de facilitar o diálogo entre as lideranças.

Para o presidente municipal do PSB, Karlo Kardozo, apesar da importância da aliança e de Cid estar se posicionando a favor dela, as bases de diálogo em que a parceria se firma precisam ser revistas. Kardozo diz que a boa convivência entre Cid e Luizianne na segunda-feira não significa a retomada de diálogo dos partidos na esfera municipal. “Não há nenhum gesto do PT que represente diálogo conosco nessa instância”.

O presidente municipal do PT, Raimundo Ângelo, afirmou que a aliança entre o PT e o PSB é forte e que não há motivos do ponto de vista político para desfazer a parceria. O vereador Acrísio Sena (PT) disse que as posturas de Luizianne e Cid representam uma retomada de diálogo entre os partidos. “A possibilidade de um racha, para nós, é quase nula”, disse Acrísio.

O deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa, Antônio Carlos (PT), diz que a aliança entre os partidos é “forte e vitoriosa”, e que divergências entre as siglas não significam enfraquecimento da parceria. “Esse racha está na cabeça da oposição, não na realidade”, analisa.

Para o líder da prefeita na Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Ronivaldo Maia (PT), as posturas de Cid e Luizianne mostraram que a união entre PT e PSB está consolidada. Para o vereador, é a imprensa quem está torcendo pelo fim da aliança.

fonte: jornal O Povo

Deputados cearenses divergem com relação a obras a serem feitas pelo govenro Dilma

Deputados estaduais que fazem parte da base de apoio ao Governo da presidente Dilma Rousseff estão comemorando o resultado positivo da visita que ela fez na última segunda-feira ao Ceará, momento em que anunciou investimentos de R$ 1 bilhão para a nova Linha Leste do Metrô de Fortaleza. Para os governistas, essa é mais uma demonstração de atenção do Governo Federal para com o Ceará.

Mas nem todos pensam assim. Apesar de a presidente ter declarado que esse montante de R$ 1 bilhão virá do Orçamento da União e mais R$ 1 bi de financiamento do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), alguns parlamentares estão receosos de que a verba realmente será aplicada no Metrofor no prazo anunciado.

"É mais uma promessa bilionária", atesta o deputado Fernando Hugo (PSDB). Na opinião do tucano, o Ceará é um Estado esquecido pelo Governo Federal. Prova disso, aponta, é a morosidade com que as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Programa Minha Casa, Minha Vida, são tocadas no Ceará.

Segundo Fernando Hugo, o projeto de urbanização do Rio Maranguapinho foi iniciado no primeiro ano de Governo do ex-presidente Lula da Silva, e até agora ainda não foi concluído, além dos grandes projetos que não deslancharam como Refinaria, Siderúrgica e a Transposição do Rio São Francisco. "Agora é torcer para que esses bilhões cheguem aqui a tempo de resolver a linha leste", considerou.

Licitação

O deputado Heitor Férrer (PDT) destaca ser um grande entusiasta do Metrô de Fortaleza, porém diz não crer nessas promessas de verbas para obras que ainda nem licitação foi feita. O parlamentar questiona se esses recursos estão mesmo guardados para o Ceará. "Torço muito para que estejam", pontua, garantindo que sem a ajuda do Governo Federal não tem como a obra ser concluída.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Cláudio (PSB), um dos que participaram de toda a programação da visita da presidente ao Ceará, disse que essa visita da presidente Dilma rendeu um fato histórico para os cearenses: o maior convênio entre Governo Federal e Governo do Estado, a transferência de R$ 1 bilhão de reais do Orçamento da União.

"A gente tem que celebrar quando tem R$ 1 bilhão do Orçamento Geral da União sendo transferido para o Estado do Ceará, para uma obra de mobilidade urbana em Fortaleza. O que há, na verdade, são acenos importantes do Governo Federal, de transferência de recursos, para obras caras e significativas que foram planejadas e pensadas pelo Governo do Estado", pontuou o deputado.

Roberto Cláudio avalia que ao longo dos anos, os governos de Lula e Dilma Rousseff têm "mostrado sensibilidade e parceria nos projetos que o Governo do Estado do Ceará tem empreendido". Uma prova disso, ressalta, é a transformação ocorrida no cenário da educação superior do Estado do Ceará, com a vinda dos institutos federais e de campus da Universidade Federal para o Interior cearense.

O parlamentar ainda citou a obra na Estação de Tratamento de Água (ETA - Oeste), integrado ao projeto do Eixão das Águas, em Caucaia, também visitada pela presidente. O empreendimento vai garantir uma vazão de mais 5 mil litros por segundo de água tratada, aumentando em 60% a oferta de água aos municípios de Fortaleza, Maracanaú e Caucaia.

Para o vice-líder do Governo na Assembleia, deputado Sérgio Aguiar (PSB), a destinação de R$ 1 bilhão do Orçamento da União para o Ceará, mostra a competência do Estado em adquirir recursos para obras importantes no Ceará, além da atenção que o Governo Federal tem para com o nosso Estado.

Ao contrário da oposição, que critica a demora no andamento de grandes empreendimentos, como a Siderúrgica e a Refinaria, Sérgio Aguiar garante haver um compromisso da União para com essas obras no Estado.

Esforço para uniformizar ICMS interestadual

O Senado pretende fazer um esforço político para votar em março a proposta de Resolução 72/2010, que uniformiza a alíquota do ICMS nas operações interestaduais com bens e mercadorias importadas. Numa reunião nesta terça-feira, 28, com a presença de dirigentes de entidades patronais e trabalhadores, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), pediu aos líderes dos partidos presentes no encontro que se esforcem para colocar a matéria em votação o quanto antes. As entidades argumentam que o projeto pode acabar com a chamada "guerra dos portos".

"Nós não estamos querendo a proteção da indústria. Nós estamos querendo protegê-la dos ataques", afirmou Sarney durante a reunião no gabinete da Presidência do Senado. "Vamos antecipar a votação, desde que as lideranças aceitem estabelecer urgência urgentíssima em torno dessa matéria", anunciou. Por esse regime de tramitação, a matéria tem que ser aprovada em até 45 dias, sob pena de trancar a pauta de votações do plenário. Os líderes do PMDB, do PTB e do PSDB, Renan Calheiros (AL), Gim Argello (DF) e Alvaro Dias (PR), comprometeram-se a mobilizar suas bancadas para votar a proposta.

O projeto original é de autoria do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR). Mas o próprio Jucá admite que sua proposta é um "ponto de partida", ou seja, foi apresentada apenas para suscitar a discussão. Ele ainda não fechou qual o melhor porcentual para o projeto. Apesar disso, o líder do governo defende a adoção de compensações econômicas a estados que sairiam perdendo com a mudança no ICMS, como Espírito Santo e Santa Catarina.

O governo de São Paulo e a Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) defendem a adoção de um porcentual de 4% de imposto. Há integrantes da equipe econômica do governo têm sustentado a adoção de uma alíquota de 2%.

Desde o final de 2010, a matéria tramitou inicialmente pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), mas foi remetida por José Sarney no segundo semestre do ano passado para a de Constituição e Justiça (CCJ), que atendeu pedido do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES). Ex-governador de um dos estados que seriam prejudicados com a mudança, Ferraço alega que a proposta é inconstitucional. Depois de discutir se contraria a Constituição, o projeto voltará à CAE. Mas os senadores presentes ao encontro de desta manhã devem abreviar esse rito de tramitação do projeto.

"A ideia é que agora em março façamos audiências públicas conjuntas da CAE e da CCJ e, até o fim do mês, tenhamos condição de votar essa matéria", afirmou Romero Jucá, o autor da proposta que participou do encontro.

Ataques - Durante a reunião, representantes do setor industrial e de trabalhadores, geralmente em lados opostos, fizeram coro nas críticas à guerra fiscal entre os Estados, e defenderam a aprovação da Resolução 72, que ajudará o país na disputa com os produtos vindos de fora.

"Isso (a guerra fiscal) tem prejudicado a indústria brasileira e o emprego", afirmou o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade. "Nós achamos que (a proposta) vai dar um equilíbrio em relação ao incentivo fiscal", disse. Dados da CNI apontam que os incentivos de ICMS a produtos importados concedidos por dez governos estaduais impediu a abertura de 771 mil empregos diretos e indiretos desde 2010.

O presidente da Fiesp, Paulo Skaf, lembrou na sua fala que, não bastasse a guerra fiscal, o real sobrevalorizado em relação ao dólar está "inviabilizando" os setores produtivos. Segundo Skaf, no ano 2000, o dólar estava a R$ 1,85. Doze anos depois, está em R$ 1,74, com uma inflação acumulada no período de 112%.

Para o deputado federal Paulo Pereira da Silva, presidente da Força Sindical, a aprovação da matéria traria um "alívio" aos empregadores e empregados. "Ela não resolve todos os problemas", frisou Paulinho da Força.

Agência Estado

Ficha Limpa no Executivo

Os senadores da bancada gaúcha enviaram ontem cartas ao governo do Rio Grande do Sul e à Presidência da República cobrando a aplicação dos critérios da Lei da Ficha Limpa nas contratações dos Poderes Executivos dos estados e federal.

A carta entregue no Palácio do Planalto e no escritório de representação do Rio Grande do Sul foi assinada pelos senadores Pedro Simon (PMDB-RS), Ana Amélia (PP-RS) e Paulo Paim (PT-RS). Eles pedem que a presidenta Dilma Rousseff e o governador Tarso Genro utilizem os critérios da nova lei para escolher seus ministros e secretários de Estado, além dos ocupantes de cargos de chefia nos governos e nas empresas estatais.

Segundo informações do gabinete do senador Pedro Simon, ele também ligou para Tarso Genro para defender a proposta.

Agência Estado

Filipe Santana: petistas e socialistas devem marchar juntos em Juazeiro

Em meio a crise política que atinge a coligação PSB-PT no Ceará, os reflexos da resolução dessa crise devem passar pela Região do Cariri.

Em Juazeiro do Norte, por exemplo, PT e PSB vêm se afastando à algum tempo. Hora por conta do rompimento do vereador Roberto Sampaio (PSB) com o governo do prefeito Manoel Santana (PT), hora pela pré-candidatura do vice-prefeito José Roberto Celestino.

A partir desse rompimento, Sampaio passou a se articular com setores da oposição e do Partido da República (PR), legenda que no Ceará vem também fazendo oposição ao bloco PSB-PT, chegando a defender abertamente a candidatura do vereador Tarso Magno a prefeitura.

Ao mesmo tempo, o vice-prefeito José Roberto Celestino (PSB) sempre defendeu a manutenção da aliança. Mais sóbrio Celestino pretende o diálogo. Mesmo no momento de criticar as decisões do prefeito Santana, as faz com moderação.

Para o secretário-geral do Partido dos Trabalhadores em Juazeiro, Filipe Santana, a aliança PT-PSB em Juazeiro do Norte tem tudo para continuar. “Eu acredito que esses dois partidos são irmãos, vimos numa mesma trajetória de anos lutando contra o conservadorismo e agora não podemos jogar as conquistas fora”, afirma Filipe, para quem nesse momento o importante é consolidar um amplo arco de alianças tendo como carro-chefe a reeleição do prefeito Santana.

Quanto à pré-candidatura de Roberto Celestino, Filipe vê com naturalidade. “Todos tem esse direito e esse é o momento para isso. José Roberto é um quadro político que tem o nosso respeito. Seu fortalecimento dentro do PSB é um passo importante para manutenção dessa aliança”, afirmou. Filipe disse ainda que acredita no desprendimento de Roberto Celestino e na disposição do mesmo em discutir o melhor projeto para Juazeiro.

Filipe Santana defende ainda que PT e PSB tem tido um bom diálogo no Ceará. “A crise que foi gerada em Fortaleza é pontual, está para acabar. O desejo da presidente Dilma, do ex-presidente Lula e do presidente nacional do PT Rui Falcão é a manutenção da aliança PT-PSB no Ceará e isso inclui alianças em Fortaleza, Sobral, Juazeiro, Crato e Barbalha”, afirmou Filipe Santana.

Para o dirigente petista essa aliança é fundamental para consolidar o projeto de mudanças que ocorrem em Juazeiro, no Ceará e no Brasil.

Em sua vinda ao Ceará nessa semana, a presidente Dilma Rousseff deu um recado claro de que é interesse direto do Planalto a manutenção do acordo político entre petistas e socialistas no Ceará.

Além disso, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, vai desembarcar no Ceará este mês de março para discutir a manutenção dessa aliança. A ideia de Falcão é que haja acordos entre petistas e socialistas em Fortaleza e Juazeiro do Norte, consideradas cidades prioritárias para o PT nas eleições de 2012.

Filipe Santana defende que está na hora dos partidos da base aliada sentarem numa mesa e discutir os destinos de Juazeiro. “Essa discussão deve envolver o máximo de partidos, como PT, PSB, PTB, PC do B, PP, PSD e PMDB”, analisa, ressaltando que o PSB é um aliado histórico do PT e deve estar no centro desse amplo debate.

O dirigente petista afirma ainda ser consenso no PT de Juazeiro a manutenção da aliança com o PSB. “Todos nós petistas sabemos da importância do PSB e do vice-prefeito José Roberto Celestino, que são nossos aliados de primeira hora”.

Quanto à crise política que envolve o PT e o PSB Filipe é claro. “Essa crise já passou, como disse o governador Cid Gomes. Tenho certeza que o bom senso vai prevalecer. Petistas e socialistas no Ceará e aqui no Cariri tem que marchar unidos”, concluiu.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Raimundão precisa de mais tempo para se explicar

O deputado federal Raimundo Macedo vive mesmo um inferno astral.

Depois de denuncias de desvio de pagamento doINSS, PASEP e a famosa dívida do BEC, Raimundão agora é acusado de desviar drecusos de construção de 3 creches em Juazeiro do Norte quando era prefeito.

Hoje, a assessoria de imprensa do deputado, que está de licença, enviou release informando que Raimundão afirma que nada tem a ver com isso.

Raimundão na nota faz uma acusação a atual secretária de educação de Juazeiro, Sonia LUz.

Apenas acusa, não mostra nenhuma prova de nada.

A verdade é que Raimundão vai ter que perder mais um pouquinho de tempo para se explicar de mais essa lambança.

Luizianne vai enfrentar uma prova de fogo

A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, vai enfrentar uma barra pesada. A presidente Dilma, o ex-presidente Lula, a direção nacional do PT já bateram martelo. São contra o rompimento do PT com o PSB no Ceará.

A ideia de Luizianne, de caminhar para um rompimento com Cid vai por água abaixo. Mesmo sendo uma política dura, que não tem medo, mas tudo tem limite.

Os poderes de Luizianne no PT estão restritos ao PT Fortaleza. Ela não tem peso no diretório estadual, tampouco no Diretório nacional.

Luizianne, como presidente do PT Ceará, inclusive, poucas vezes visitou o interior.
Seu peso político está restrito ao diretório municipal do PT Fortaleza. E agora, se quiser emplacar o nome de sua preferência, o desconhecido Elmano, terá que enfrentar uma prévia.

Dizem que Luizianne vence. Mas, a que custo? Se ela emplacar um nome desconhecido vai ter que arcar com tudo. Principalmente coma derrota. Elmano não é páreo para Inácio Arruda, por exemplo, por melhor que esteja a gesta de Luizianne, que não está lá muito bem.

Luizianne ainda não sentiu que está na hora de recuar. Tem postura de trator. Vai para cima.

Camilo vai disputar prévias do PT

O secretário das Cidades e deputado estadual Camilo Santana vai mesmo se desincompatibilizar do cargo. Com essa postura, Camilo se coloca concretamente como pré-candidato a prefeito de Fortaleza pelo PT.

Assim, Camilo se coloca à disposição do PT para qualquer disputa que venha a ocorrer. A corrente interna do PT Campo Democrático, ontem, soltou uma nota convocando à unidade do partido.

O Campo deve mesmo ficar ao lado de Camilo nessa disputa.

Câmara de Juazeiro pode permanecer com 14 vereadores em 2013/2016

A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte deve permanecer para a próxima legislatura, 2013/2016, com o mesmo número de vereadores que se encontra hoje, 14. A informação, ainda de bastidores, não é confirmada pelos atuais vereadores, mas, possivelmente, a casa não cumprirá o prazo exigido pela lei que vai até junho de 2012.

O projeto de lei, votado é aprovado, ainda, no ano passado, teve, segundo o presidente da casa, vereador José de Amélia Júnior (PSL), falhas no interstício, ou seja, quebra no prazo de execução. O projeto, encaminhado pelo vereador professor Antônio (PCdoB), pediu o aumento das vagas de 14 para 21 vereadores.

O vereador professor Antônio contesta a decisão do presidente da Câmara, de anular a lei, e diz que a lei está valendo. Para ele, a falha de interstício só causará problema se questionada após a diplomação dos novos parlamentares, o que poderia ser decido pela justiça.

Professor Antônio, acusa ainda, o presidente da casa, Zé de Amélia, de manobrar a discussão para causar polêmica em torno de uma questão já decidida. “A polêmica e a burocratização é o que enseja a corrupção no país; e em Juazeiro não é diferente. Esse presidente conhece muito bem essa ferramenta”, concluiu professor Antônio.

Segundo especialistas do direito eleitoral o problema poderia ser corrigido, bastando fazer tramitar uma nova lei revogando a anterior com a correção da falha apresentada. O presidente Zé de Amélia foi procurado por telefone para falar sobre o assunto, mas foi encontrado.

NA VERDADE, o que está em jogo é alta valorização dos parlamentares para a próxima legislatura. Quando diminuiu o número de vereadores, ainda na eleição passada, notou-se o aumento considerável no poder desses parlamentares. O que é bem aproveitado pelos maus políticos. É a mesma lei da oferta e da procura, ou seja, quando menos banana na feira, mas auto o preço.

O que vemos em Juazeiro é uma tentativa barata de burlar o nosso sistema democrático, que é participativo e se notabiliza pela ampla representação. A diminuição no número de vereadores não significou economia para os cofres públicos e seu aumento, também, não irá interferir no repasse feito a Câmara. Então, se não tem ganho, nem perdas, que prevaleça a maior representação. Isso é, no mínimo, saudável para a democracia.

Agora, é bom a sociedade refletir e se antecipar as discussões, pois Juazeiro corre o risco de ficar com menos vereadores que cidades vizinhas como Crato, que terá 19 cadeiras.
Por Madson Vagner
Jornalista

Fundetec abre inscrições para curso de gestão em saúde pública

A Universidade Regional do Cariri abriu uma seleção especial em parceria com a Fundação de Desenvolvimento Tecnológico do Cariri – FUNDETEC e está inscrevendo até o dia 09 de março, candidatos para o Curso de Gestão em Saúde Pública nos seguintes locais:

§ Cariús – na Secretaria Municipal de Saúde
§ Campos Sales – no Colégio João XXIII
§ Crato – pela Comissão Executiva do Vestibular da URCA
§ Jardim – na Secretaria Municipal de Saúde
§ Juazeiro do Norte – no Campus CRAJUBAR da URCA
§ Várzea Alegre – na Escola Profª Maria Afonsina Diniz

A inscrição custa R$ 50,00 (cinqüenta reais) e a prova será dia 17 de março e para maiores informações entrar em contato com a,

Comissão Executiva do Vestibular – CEV,
Rua Teófilo Siqueira, 684 – Pimenta
Crato – Ceará
Fone: (88) 3102.1276

Piso dos professores fica em R$ 1.451,00

O Ministério da Educação (MEC) definiu em R$ 1.451 o valor do piso nacional do magistério para 2012, um aumento de 22,22% em relação a 2011. Conforme determina a lei que criou o piso, o reajuste foi calculado com base no crescimento do valor mínimo por aluno do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) no mesmo período.

A Lei do Piso determina que nenhum professor pode receber menos do que o valor determinado por uma jornada de 40 horas semanais. Questionada na Justiça por governadores, a legislação foi confirmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no ano passado.

Entes federados argumentam que não têm recursos para cobrir o valor estipulado. O dispositivo prevê que a União complemente o pagamento nesses casos, mas, desde 2008, nenhum estado ou município recebeu recursos porque, segundo o MEC, não conseguiu comprovar falta de verbas.

Em 2011, o piso foi R$1.187 e em 2010, R$ 1.024. Em 2009, primeiro ano da vigência da lei, o piso era R$ 950. Alguns governos estaduais e municipais criticam o critério de reajuste e defendem que o valor deveria ser corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), como ocorre com outras carreiras.

Na Câmara dos Deputados, tramita um projeto que altera o parâmetro de correção do piso para a variação da inflação. A proposta não prosperou no Senado, mas na Câmara recebeu parecer positivo da Comissão de Finanças e Tributação.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) prepara uma paralisação nacional para os dias 14,15 e 16 de março com o objetivo de cobrar o cumprimento da Lei do Piso. Sindicatos de professores reclamam que a revisão salarial, por lei, vale a partir de janeiro. E que, do ponto de vista técnico, o MEC tem condições de calcular o reajuste já na virada do ano, e não esperar quase dois meses.

fonte: DN

Mãe de Eloá culpa em parte a PM

A mãe de Eloá Pimentel, Ana Cristina Pimentel, disse ontem que acredita que a polícia teve 50% de culpa na morte de sua filha. Eloá foi morta em 2008, pelo ex-namorado Lindemberg Alves, quando o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) invadiu o apartamento que servia de cativeiro há 100 horas.

Durante entrevista coletiva, o advogado da família, Ademar Gomes, informou que propôs ação contra o Estado por danos materiais e morais. "É uma ação morosa - porque tudo que é judiciário é moroso - mas tenho plena convicção que seremos vitoriosos nessa ação", disse Gomes.

"O Estado foi negligente. Não podemos aceitar que a nossa polícia não tenha equipamentos adequados para uma escuta", disse Gomes, referindo-se à parte do depoimento do comandante do Gate, Paulo Sérgio Squiavo, em que disse que a polícia usava copos para ouvir o que estava sendo dito lá dentro.

Sobre o pedido de nulidade do júri pedido na semana passada pela advogada de defesa, Ana Lúcia Assad, Gomes disse que "é inviável" porque não houve cerceamento de defesa. Para a mãe de Eloá, a advogada de defesa "prejudicou muito Lindemberg" porque estava muito nervosa.

Ana Cristina ainda não conseguiu desculpar o assassino da filha, que pediu perdão durante o julgamento. "Ele teve três anos para me pedir perdão e nunca pediu", ressaltou.

fonte: DN

SINE/IDT abre cerca de duas mil vagas para trabalho a bordo

Com o crescimento do turismo na região Nordeste, abrem-se diversas oportunidades para o setor. Para aqueles que desejam trabalhar em navio, o SINE/IDT está com aproximadamente duas mil vagas abertas.

Para participar da seleção é necessário que o candidato tenha mais de 18 anos e fale inglês básico ao fluente, dependendo da ocupação. O contrato de trabalho tem duração de nove meses, e o tripulante não possui despesas com estadia, alimentação e saúde, pois tudo é fornecido pela embarcação. Para algumas ocupações também é preciso experiência.

Embora a maioria das vagas esteja relacionada ao setor hoteleiro, há também para diversas outras áreas. O maior número é para zelador de cozinha, zelador da área dos passageiros, atendente do buffet dos passageiros, assistente de garçom, camareiro, assistente do camareiro, assistente de cozinha e garçom; mas também há oportunidades para cozinheiros, bartender e assistente, operacional bar, atendente de piscina e de minibar das cabines, médicos, enfermeiras, recepcionistas, sommelier, mordomos e para vendas de excursões a bordo.

Os interessados devem buscar a Unidade do SINE/IDT mais próxima, munidos com currículo, foto 3x4, RG, CPF e CTPS.

Centro Dragão do Mar abre exposição com obras de Zenon Barreto

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura presta homenagem ao artista plástico cearense Zenon Barreto com a exposição Construção/Figuração, uma seleção de obras que fazem parte do acervo particular de familiares do artista. Com acesso livre, a exposição entra em cartaz no Museu de Arte Contemporânea (MAC).

Com curadoria de José Guedes, a exposição traz cerca de 25 trabalhos, entre pinturas, desenhos e esculturas. O conjunto das obras apresenta um recorte significativo da trajetória de Zenon Barreto, em que “a figuração e a construção se fundem ora com a inserção de códigos figurativos numa seara dominada pela abstração geométrica, ora incorporando linhas geométricas às composições claramente figurativas”, explica José Guedes. O resultado é uma exposição que ajuda a compreender não só o legado deixado por Zenon Barreto, mas também a própria trajetória da cena cultural do Estado.

A exposição Construção/Figuração homenageia o artista plástico, falecido há dez anos, que, com suas pesquisas no abrangente campo das artes visuais, expandiu os territórios da pintura, do desenho, da gravura e da escultura. Diversas obras criadas por Zenon fazem parte do cenário de Fortaleza, como a escultura que retrata Iracema, personagem do romance de José Alencar, exposta na praia de mesmo nome.

A visitação à exposição Construção/Figuração segue aberta ao público no MAC, de terça a quinta, das 09h às 19h, e de sexta a domingo (e feriados) das 14h às 21h.

Governo entrega seis novas Unidades Básicas de Saúde da Família

Na área da Regional de Itapipoca, Região Norte do Estado, foram construídas seis Unidades Básicas de Saúde da Família (USBF) com recursos do Governo do Estado. Todas já estão com as obras prontas em Amontada, Miraíma, Trairi, Tururu, Umirim e Uruburetama. Nesta terça-feira (28), serão inauguradas a UBSF de Miraíma, às 9h30min, e a UBSF de Amontada às 11h30min, com a presença do secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos.Nas novas unidades a população tem acesso a serviços médico e odontológico num só lugar em estrutura física adequada.

Cada unidade dispõe de 211 metros quadrados e foi feita nos padrões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As Unidades Básicas de Saúde da Família oferecem ainda às famílias sala de vacinação, farmácia e espaço para orientação e educação sobre cuidados com a saúde, como a prevenção à hipertensão e diabete. “A nova estrutura é bem diferente de onde funcionava o antigo posto de saúde, numa casa alugada sem condições satisfatórias de acolhimento das famílias, que agora passam a ser atendidas numa unidade moderna no bairro Buenos Ayres”, afirma o secretário de saúde de Amontada, José Rodrigues.

Semace e Serviço Florestal Brasileiro planejam o Inventário Florestal Nacional no CE

Representantes da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) do Ministério do Meio Ambiente (MMA) se reúnem nesta segunda (27) e terça-feira (28), na sede da Semace, para o planejando o Inventário Florestal Nacional no Ceará. Na oportunidade, estão sendo discutidos todos os detalhes técnicos e de logística para a realização desse trabalho.

De acordo com o diretor do SFB, Joberto Veloso de Freitas, o objetivo do Inventário é produzir informações estratégicas sobre as florestas brasileiras para fomentar e subsidiar a criação e o desenvolvimento de novas políticas públicas na área. Na ocasião, o superintendente da Semace, José Ricardo Araújo, destacou aquele momento como o início do trabalho aqui no Estado, visto que a ação no campo já está próxima a começar.

Projeto Ceará Faz Ciência movimenta Interior com feiras e mostras científicas

Popularizar a Ciência e a Tecnologia nas regiões Norte, Inhamuns, Cariri e Litoral Leste e identificar jovens talentosos, estimulando o seu interesse por essa área. Estes são alguns dos objetivos da primeira edição do Projeto Ceará Faz Ciência, coordenado pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, e que conta com o apoio do CNPq/MCTI, Seduc, Prefeitura de Sobral e Ibyte.

O projeto se dará de forma itinerante, com uma seleção de 100 trabalhos científicos – 25 em cada uma das quatro regiões – de estudantes do ensino fundamental, ensino médio e técnico, de escolas públicas e privadas, a serem expostos para divulgar os de maior destaque no Estado do Ceará.

Lançamento no Cariri - Nesta terça-feira (28), às 14 horas, haverá o lançamento da primeira etapa regional do Cariri, na cidade do Crato. Será no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (Urca) - Campos do Pimenta, e contará com a presença das coordenações de escolas estaduais, municipais e particulares, além de empresários e dos representantes da Secitece. As prefeituras dos municípios que fazem parte da região do Cariri também foram convidadas e estarão presentes no evento.

Os trabalhos deverão, preferencialmente, estar relacionados com a vocação natural de cada região, conforme definido no edital de participação. Na Região Norte, o foco será a Astronomia e Metalmecânica, e no Cariri, os temas trabalhados devem envolver Geoparques e Arqueologia. Já no Litoral Leste, os alunos enfatizarão nos projetos a Psicultura e a Aquicultura. Energias Alternativas e Inclusão Digital são os assuntos a serem trabalhados pelos estudantes da região dos Inhamuns.

As apresentações dos trabalhos serão realizadas nos meses de maio e junho. Em cada uma das quatro regiões, serão premiados trabalhos com 1°, 2° e 3° lugares do Ensino Médio, Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II. Os alunos pertencentes a equipe vencedora na categoria Ensino Médio e Fundamental II irão receber bolsa de Iniciação Científica Júnior durante um ano. Os projetos vencedores de cada região serão expostos durante a Exposição Ceará Faz Ciência, a ser realizada em outubro, em Fortaleza, por ocasião da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

“O Projeto Ceará Faz Ciência configura-se como um importante instrumento para melhoria do ensino e para o despertar vocações científicas e tecnológicas. A partir deste trabalho de iniciação científica, há um estímulo para que nossos jovens se interessem por uma carreira profissional que envolva a C&T, dentro das vocações naturais do nosso Estado”, frisa o secretário da Secitece, René Barreira.

Inscrições – O período para a submissão dos projetos vai de 15/02/2012 a 30/03/2012, e se dará, exclusivamente, através de preenchimento de formulário no hotsite do evento (http://eventos.sct.ce.gov.br). No ato da inscrição deverá ser entregue o projeto com, no máximo 02 páginas, de acordo com o modelo disponível no site.

Serviço:
Lançamento do projeto Ceará Faz Ciência na região do Cariri
Data: 28/02/2012 - terça-feira
Local: Salão de Atos da URCA - Campo do Pimenta - Crato/CE
Horário: 14 horas

Duas Escolas de Ensino Médio serão inauguradas nesta terça-feira (28)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), vai entregar aos cearenses mais duas novas Escolas de Ensino Médio na área rural. As inaugurações acontecem nesta terça-feira (28), às 18 horas e 20 horas, nas localidades de Juá e Missi, respectivamente, no município de Irauçuba. Foram investidos R$ 6 milhões para construir, equipar e mobiliar as unidades de ensino. Os recursos são provenientes do Tesouro do Estado e do MEC. A secretária Izolda Cela participa das solenidades representando o governador Cid Gomes.

Em Juá, a Escola de Ensino Médio Antonio Negreiros Bastos tem capacidade para atender até 1.080 alunos nos três turnos. A Escola de Ensino Médio Manuel Barbosa Maciel, em Missi, poderá receber até 450 alunos em cada turno. Os nomes das unidades são homenagens a dois moradores da região, comprometidos com o desenvolvimento local.

As escolas vão ofertar a mesma qualidade de uma unidade de ensino construída na área urbana. Os prédios contam com biblioteca, laboratórios de Línguas, Informática e de Ciências (Química, Biologia, Física e Matemática), espaço para o Grêmio Estudantil e quadra poliesportiva. As construções foram fiscalizadas pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), por meio do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE).

Açude Tijuquinha é o primeiro a sangrar em 2012

Dos 136 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos-Cogerh, em parceria com o DNOCS, o Açude Tijuquinha, localizado no município de Baturité, teve a sua sangria registrada neste domingo (26), sendo o primeiro a sangrar em 2012, com uma lâmina de 11cm. Com capacidade para 974.000m³, pertence as Bacias Metropolitanas, também foi o primeiro a atingir a sua capacidade máxima, em janeiro de 2011.

Cinco reservatórios estão com um acúmulo acima de 90%. O Açude Valério, em Altaneira, Bacia do Alto Jaguaribe, é o que está mais próximo de sangrar, com 98,70%, seguido do Gavião, em Pacatuba, pertencente as Bacias Metropolitanas, com 94,70%; Muquém, em Cariús, Bacia do Alto Jaguaribe, com 93,90%; Trussu, em Iguatu, com 92,60 %; Bacia do Alto Jaguaribe e Junco, no município de Granjeiro, Bacia do Salgado, com 91,30%.

Dez açudes estão acima de 80%, sendo o Orós, o que está mais próximo dos noventa por cento, com 88,60%. O Acúmulo de água encontra-se nesta segunda-feira (27), com 12.554.265.655m³ , o que representa 69,12%, dos 18.162.758.584, da capacidade total dos 136 reservatórios.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Policial morre em assalto a banco em Catarina

Cerca de seis homens fortemente armados assaltaram o Banco do Brasil do município de Catarina, região dos Inhamuns, por volta de 11h30min desta segunda-feira, 27. Um policial foi morto durante troca de tiros.

Em contato com O POVO Online, uma testemunha informou que o gerente do banco, um médico da cidade e dois policiais foram feitos reféns.

Os suspeitos fugiram em dois carros, pertencentes aos reféns.

As Polícias da região fazem um cerco neste momento, com auxílio de dois helicópteros do Ciopaer.

Redação O POVO Online

Museu do Ceará

Ele já é um senhor de idade. Aos 80 anos, carrega tanto os problemas físicos quanto o rico conteúdo típico das idades avançadas. Entre problemas e conquistas, o Museu do Ceará segue como uma das instituições mais importantes para a preservação e difusão da história do Estado.

Primeiro museu criado pelo governo estadual, hoje seu acervo chega a quase 15 mil peças, entre roupas, mobília, pinturas, fotografias, moedas, documentos, armas, objetos religiosos e outros artefatos - com destaque para as coleções de arqueologia e antropologia indígena e, claro, para o corpo empalhado do famoso Bode Ioiô.

Sede do Sistema Estadual de Museus (SEM-CE), o Museu do Ceará é um dos mais ativos, tanto pela programação de mostras temporárias e permanentes quanto de formação - desde a visitação de estudantes até a formação de professores e profissionais da área de museologia, além da manutenção de uma linha de publicações.

O impacto, porém, ocorre mesmo antes de entrar, no encontro com a fachada do Palacete Senador Alencar, que abriga o Museu. Construído em 1871 para sediar a Assembleia Provincial do Estado, o prédio destaca-se pela imponência das colunas, janelas e da escadaria interna, em estilo neoclássico.

O Palacete integra o conjunto de edificações do Centro histórico de Fortaleza, formado pela Igreja do Rosário, a Praça General Tibúrcio e o Palácio da Luz, entre outras. Antes de acolher o Museu do Ceará, foi ocupado pelo Liceu do Ceará, o Fórum, o Tribunal Regional Eleitoral, a Faculdade de Direito, a Biblioteca Pública, o Instituto do Ceará e a Academia Cearense de Letras.

Início

À época denominado Museu Histórico do Ceará, a instituição foi criada em 3 de fevereiro de 1932, pelo decreto nº 479, como parte do Arquivo Público do Estado. Seu organizador e primeiro diretor foi o historiador Eusébio Néri Alves de Sousa, responsável pelo cargo até 1942.

A inauguração e abertura ao público, no entanto, aconteceram apenas no ano seguinte, quando passou a funcionar em um prédio na esquina das ruas 24 de Maio e Liberato Barroso. Em meados do ano seguinte, foi transferido para a Avenida Alberto Nepomuceno (vizinho à Praça da Sé, onde permaneceu até 1957). Até chegar ao Palacete, em 1990, o Museu do Ceará passou por outros três endereços.

Desde a gestão de Eusébio de Sousa - quando as propostas de exposições não seguiam recortes temáticos ou de espaço e tempo, mas resumiam-se à reunião tipológica de objetos - o trabalho desenvolvido no Museu avançou muito. Após ser desvinculado do Arquivo Público, foi filiado ainda ao Instituto do Ceará, quando é revestido de um caráter regional, com o objetivo de documentar fatos do Nordeste e, em especial, do Ceará.

O responsável pela transformação foi Raimundo Girão, que futuramente ocuparia a cadeira de diretor do Museu. Entre as mudanças empreendidas, ele incorporou ao acervo objetos do Museu do Instituto do Ceará, entre os quais a coleção Thomaz Pompeu Sobrinho. Também adquiriu a colação de antropologia indígena pertencente ao Museu Rocha. O trabalho de reorganização teve a importante colaboração da historiadora Valdelice Girão. Nesse momento, acontece o primeiro tombamento do acervo, em 1959.

Em 1966, o Museu passa a integrar a recém-criada Secretaria da Cultura do Estado. Cinco anos depois, a instituição é assumida pelo professor Osmírio de Oliveira Barreto, quando a relação com a comunidade foi substancialmente melhorada, através de projeto que levava apresentações do Museu para as escolas da Capital e Região Metropolitana de Fortaleza.

Entre as décadas de 90 e 2000, acontecem novas conquistas importantes para o Museu do Ceará, sob as gestões de diferentes diretores. Valéria Laena, por exemplo, iniciou um programa de restauração de algumas coleções e objetos do acervo. À época, também são criadas a Associação dos Amigos do Museu do Ceará, a reserva técnica (com peças do acervo que são revezadas em exposições) e o núcleo educativo.

Já a historiadora Berenice Abreu teve uma administração voltada a ações de cunho social, com trabalhos envolvendo crianças de rua e cursos de montagem de exposições e de formação de guias em bairros da periferia.

A partir de 2000, o historiador Régis Lopes assume a direção do Museu, marcada por um programa integrado de atividades, entre elas a criação do laboratório de Museu e memória na História Social, pesquisas sobre o acervo e a montagem da exposição de longa duração "Ceará: história no plural".

Hoje uma das principais exibições permanentes do Museu, é composta por oito módulos temáticos, a exemplo de "Memórias do Museu" (com documentos sobre a trajetória da instituição); "Artes da escrita" (com peças relacionadas a escritores cearenses); "Escravidão e abolicionismo"; "Padre Cícero: mito e rito"; "Caldeirão: fé e trabalho" (com objetos que pertenceram ao líder da comunidade religiosa, beato José Lourenço); e "Fortaleza: imagens da cidade" (onde fica o tal Bode Ioiô).

Outro destaque oriundo da gestão de Lopes foi o Memorial Frei Tito, inaugurado em 2002, com objetos e documentos relacionados à vida do religioso que lutou contra o Regime Militar.

Em 2008, a historiadora Cristina Rodrigues Holanda assume o cargo, de cujo trabalho destaca-se a realização de novas exposições e a aproximação de reivindicações de grupos étnicos e tradicionais - estratégia que rendeu publicações específicas, seminários e a reorganização de um módulo sobre povos indígenas, pertencente à exposição de longa duração "Ceará: história no plural".

ADRIANA MARTINS
REPÓRTER

fonte: DN

NegóciosInadimplência de empresas sobre 26,7% em relação ao ano passado

As dívidas de pessoas jurídicas tiveram um aumento de 26,7% em janeiro deste ano, em comparação ao mesmo período de 2011, segundo o indicador divulgado pelo Serasa Experian na manhã desta segunda-feira (27).

O estudo aponta também que houve elevação de 4,4% na inadimplência de empresas entre os meses de dezembro e janeiro. De acordo com o Serasa Experian, as principais causas desse resultado foram os juros elevados, os empréstimos para pagamento de 13º salário e o fraco desempenho das vendas de Natal.

Os títulos protestados representam a maior parcela nessa progressão, com uma média mensal de R$ 1.823,77, 14,7% a mais que em janeiro do ano passado.

Já os cheques sem fundo tiveram um valor médio de R$ 2.143,38, o que representa um aumento de 8,4% relativo ao primeiro mês de 2011.

Dívidas com cartões de crédito, financeiras e serviços prestados apresentam alta anual de 2%, com valor médio de R$ 803,66. Já a inadimplência junto aos bancos chegou ao valor médio de R$ 5.217,80, resultado 9,1% mais alto que janeiro do ano anterior.

fonte: DN

Brasileiros não levaram Oscar de melhor canção

O tema do filme infantil "Os Muppets" ("Man or Muppet") venceu o Oscar na categoria melhor canção original, desbancando os brasileiros Carlinhos Brown e Sergio Mendes que concorriam com "Real in Rio", da animação "Rio".

Maior indicado do Oscar 2012, com 11 nomeações, "A invenção de Hugo Cabret", primeira incursão de Martin Scorsese pelo 3D, começou a cerimônia confirmando o favoritismo, ao levar as estatuetas em categorias técnicas: fotografia, direção de arte, mixagem de som, edição de som e efeitos visuais.

Octavia Spencer recebeu das mãos de Christian Bale o prêmio de melhor atriz coadjuvante, por seu trabalho em "Histórias cruzadas". Já Christopher Plummer, aos 82 anos, foi escolhido o melhor ator coadjuvante por "Toda forma de amor".

Confira todos os vencedores do Oscar 2012

Melhor Fotografia

"A Invenção de Hugo Cabret"


Melhor Direção de Arte

"A Invenção de Hugo Cabret"


Melhor Figurino

"O Artista"


Melhor Maquiagem

"A Dama de Ferro"


Melhor filme em língua estrangeira

"A Separação" (Irã)


Melhor atriz coadjuvante

Octavia Spencer, por "Histórias Cruzadas"


Melhor Montagem

"Millenium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres"


Melhor Edição de Som

"A Invenção de Hugo Cabret"


Melhor Mixagem de Som

"A Invenção de Hugo Cabret"


Melhor documentário - longa metragem

"Undefeated"


Melhor animação

"Rango"


Melhores Efeitos Visuais

"A Invenção de Hugo Cabret"


Melhor Ator Coadjuvante

Christopher Plummer, por "Toda Forma de Amor"


Melhor trilha sonora original

Ludovic Bource, por "O Artista"


Melhor canção original

Bret McKenzie, por "Man or Muppet", de "Os Muppets"


Melhor Roteiro Adaptado

"Os Descendentes"


Melhor Roteiro Original

"Meia-noite em Paris"


Melhor curta metragem

"The Shore"


Melhor documentário - curta metragem

"Saving Face"


Melhor curta de animação

"The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore"


Melhor direção

Michel Hazanavicius, por "O Artista"


Melhor Ator

Jean Dujardin, por "O Artista"


Melhor Atriz

Meryl Streep, por "A Dama de Ferro"


Melhor Filme

"O Artista"

Acidente na CE 162 com duas mortes

Duas pessoas morreram em um acidente envolvendo uma motocicleta nesta noite de domingo (26), no quilômetro 8 da CE-162, em Paraipaba. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, as vítimas foram um homem de 53 anos, atropelado por uma moto e uma jovem de 18 anos, passageira do veículo.

Além da vítima, outras duas pessoas estavam na moto. De acordo com a PRE, todos estavam sem capacete e o condutor é menor de idade, ou seja, sem habilitação.

Ao todo, a PRE-CE registrou 10 acidentes nas últimas 24 horas, período que compreende as 6h do domingo (26) até as 6h desta segunda-feira (27). Treze pessoas ficaram feridas.

Beberibe registra maior chuva do ano

fim de semana foi com muita chuva, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Até o fim da tarde de ontem havia chovido em 52 Municípios do Ceará. A maior precipitação foi registrada no Boqueirão do Cesário, em Beberibe, no Litoral Leste, com 180mm.

Mesmo sendo a maior chuva do ano até agora, a Prefeitura não registrou graves incidentes provocados pela precipitação, até o fechamento desta edição. Segundo o secretário de Agricultura do Município, França Vieira, a chuva não afetou a sede da cidade. "Boqueirão do Cesário é uma área pouco habitada", afirmou, complementando que desconhecia a ocorrência de maiores impactos. No entanto, a coordenação estadual da Defesa Civil registrou que algumas estradas que ligam Beberibe a outras localidades estavam alagadas.

fonte: DN

Chutando o pau da barraca

PT e PSB tem amargado uma disputa política que agita a conjuntura política no Ceará.

São os dois partidos mais fortes hoje no Estado. Um no comando do Governo do Estado. O outro no comando de prefeituras importantss, como Fortaleza, Juazeiro e Sobral.

É muito peso político para ser jogado fora por conta do umbigo desse ou daquele adminsitrador.

A prefeita Luizianne Lins nunca deu demonstração de bom senso político. Quanto mais agora, coma caneta na mão e o pdoer, vá dar sinais de sobriedade. Por isso ,a briga política no CE tende a aumentar.

A não ser que corra risco todos perderem não apenas os anéis, mas os dedos também. Se isso acontecer o desespero une PT e PSB.

Na bonança, muita gente tem tendência a chutar o pau da barraca.

Se PT e PSB não derem uma parada geral. Nas máquinas. E colocarem na mesa as cartas e discutirem com seriedade. O racha está bem pertinho.

Depois, não adianta chorar se Moroni voltar com força na disputa pela prefeitura de Fortaleza.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Vereadores podem comprar projetos prontos pela internet

O candidato a vereador nas eleições de outubro em qualquer um dos 5.565 municípios brasileiros poderá dispensar o preparo técnico, político ou administrativo. Se eleito, poderá deixar-se tomar pela preguiça. Bastará dispor de R$ 19,90 para comprar pacotes de projetos de lei pela internet e os apresentar nos Legislativos municipais como sendo seus.

Pelo menos três endereços virtuais da rede mundial de computadores oferecem para as próximas eleições serviços especiais aos candidatos, com promessas de trabalho personalizado e até discursos exclusivos.

Os temas em pauta vão do esporte à educação, do meio ambiente ao lazer, da proteção ao idoso à proteção à mulher. O serviço a R$ 19,90 é de propriedade do mineiro Manoel Amaral, no endereço http://www.casadosmunicipios.com.br.

Nos sites também são oferecidas fórmulas para projetos que visam a criar casas de cultura, turismo, ouvidoria do povo, normas urbanísticas, ocupação e parcelamento do solo, fusão e supressão de distritos, editais de contratação de servidores por tempo determinado, regulamentos do INSS, concessão de serviços de táxi.

Há ainda mais opções disponíveis. Pela internet, o candidato poderá receber um curso sobre lei orçamentária, autorização para a instalação de postos de combustíveis, criação de unidades fiscalizadoras municipais, plano de carreira de servidores, curso para dar estabilidade a servidores. Enfim, temas do cotidiano das pessoas que vivem nos municípios e que vão votar nos vereadores que ocuparão as Câmaras Municipais pelos próximos quatro anos.



Outro dono dos serviços oferecidos aos candidatos a vereador é o ex-vereador José Gilberto de Souza, de Campo Mourão, no Paraná. Os preços são mais salgados. Ele oferece pacotes com cerca de 1,5 mil projetos de lei. O menor, com dez projetos, custa R$ 200. O maior, com 100, sai por R$ 1,2 mil.

Souza disse que "cada um escolhe o projeto conforme o seu perfil. Eu faço as adaptações de acordo com o tamanho da cidade e região. Isso tudo, segundo ele, para evitar que os projetos de vários vereadores em cidades diferentes sejam exatamente iguais.

Para falar direito

O jornalista Roberto Rech, dono do portal www.assessoriapolitica.com, do Rio Grande do Sul, oferece aos candidatos kits de atuação política, cursos para falar bem diante do público, discursos prontos e até assessoria de imprensa. Mas se recusa a vender projetos.

- Isso é picaretagem. Eu não faço projetos. Se alguém me procura, o oriento sobre o que deve fazer.


Leia mais notícias no R7

Cid tem doze prioridades?

Essa informação já é de conhecimento dos principais aliados do governador Cid Gomes (PSB). O governador tem o interesse em eleger diretamente 12 prefeitos no Ceará. Esses nomes, ele não abre mão. Os outros municípios se negocia.

Dentre essas doze prioridades estão os municípios de Sobral e Crato.

Em Sobral, o preferido do governador é o petista Veveu, atual prefeito. Mesmo com a tentativa de setores do PSB em querer lançar uma candidatura contra Veveu, Cid quer mesmo a manutenção do petista na prefeitura.

Já em Crato todo mundo está careca de saber que Cid quer mesmo a candidatura de Sineval Roque (PSB).

Mas o que atrapalha Roque é a demora no governo em tomar uma posição. Está todo mundo correndo e Roque aguarda o governador.

Se essa escolha não for logo tornada pública, então, a situação de ROque ficará bem pior.

Sineval articula sua candidatura e vem dizendo que é mesmo candidato a prefeito.

Mas PT, PMDB e PC do B também tem candidaturas no Crato .E o tempo está passando.

Se Roque for mesmo prioridade, e o governador tiver mesmo essa vontade de eleger 12 prefeitos de sua inteira confiança, então, muita coisa ainda pode mudar no Crato.

Agora Mr. Teixeira cai. A Globo vai junto ?

Saiu na Folha (*):

Promotoria aponta desvio de R$ 1,1 mi do jogo Brasil x Portugal

A Promotoria (sic) acusa uma empresa ligada ao presidente da CBF e do COL (Comitê Organizador Local da Copa-2014), Ricardo Teixeira, de desvio de 1,1 milhão do jogo amistoso entre Brasil e Portugal, em 2008.

É o que informa a reportagem de Filipe Coutinho, publicada nesta sexta-feira. A íntegra do texto está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha.

A Ailanto foi contratada pelo governo do Distrito Federal para realizar o jogo. Segundo a Promotoria, despesas que deveriam ser custeadas pela empresa foram pagas pela federação brasiliense.

OUTRO LADO

A assessoria de imprensa de Teixeira afirmou que ele não responde a qualquer processo ou inquérito e que não há responsabilidade da CBF no jogo feito pela Ailanto.

O advogado da Ailanto no processo, Antenor Madruga, disse que não comentaria o caso. Na ação, a empresa negou que o R$ 1,1 milhão pago pela federação brasiliense fosse obrigação dela. A Ailanto afirma que o valor pago pela federação era para “atividades distintas” às previstas no contrato. A empresa diz ainda na ação que o contrato foi cumprido.

...............................
Por Paulo Henrique Amorim
Jornalista

Fama de durona de Dilma aproxima “dama de ferro brasileira” de Margaret Thatcher

A fama de durona da presidente Dilma Rousseff já lhe dava o apelido de dama de ferro brasileira antes mesmo de assumir como a primeira presidente da República. Com o filme A Dama de Ferro nos cinemas, que conta a história da ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, as semelhanças entre as duas ficaram mais evidentes, segundo especialistas.

O perfil "duro" das duas no poder, segundo cientistas políticos, é a maior semelhança entre elas. São mulheres firmes, conhecidas pelas poucas e duras palavras, paciência zero e exigentes quanto à competência das pessoas e realização das tarefas no governo.


O cientista político da UnB (Universidade de Brasília), Leonardo Barreto, acredita que a firmeza das mulheres no poder se deve a uma tática de sobrevivência.

- De uma forma ou de outra, muito pelo preconceito existente num ambiente político essencialmente masculino, essas mulheres são obrigadas a masculinizar suas imagens, a construir uma personalidade muito dura e forte para serem respeitadas.

Para o cientista político da USP (Universidade de São Paulo), Rubens Figueiredo, a semelhança existe, mas os motivos que levam cada uma a adotar uma postura forte são diferentes.

- Dilma é considerada durona, mas isso se restringe muito à área de gestão e à personalidade dela. Ela é rígida no dia a dia, de cobrar posturas e resultados dos ministros, por exemplo. No caso da Thatcher, a dureza se refletiu em todo um modelo de política, principalmente política econômica. São traços de personalidade e trajetória semelhantes que as duas têm, mas que se manifestam de forma diferente.

Em uma das cenas do filme, durante uma reunião com a cúpula do governo, Thatcher não poupa críticas a um dos homens que prepara mal a agenda do dia e comete, inclusive, erros na grafia de algumas palavras. Sem paciência com a "falta de comprometimento", ela encerra a reunião e dispensa os presentes.

Nos bastidores da política em Brasília, políticos e assessores comentam que não foram poucas as vezes que a presidente Dilma encerrou reuniões por erros de dados apresentados a ela, falta de informação, entre outras coisas. Nesses momentos, comenta-se que ela não poupa críticas aos colegas e técnicos e reclama de terem a feito "perder tempo para nada”.

Um dos episódios mais recentes deste estilo de Dilma foi o embate com os presidentes dos Clubes Militares. Insatisfeitos com fato de a presidente não ter censurado duas de suas ministras que defenderam a revogação da Lei da Anistia, os militares publicaram uma nota criticando Dilma.

Irritada, ela convocou o ministro da Defesa, Celso Amorim, para pedir explicações e afirmou que os militares, mesmo na reserva, não poderiam peitar a comandante suprema das Forças Armadas. Amorim se reuniu com os comandantes das três Forças, que negociaram com os presidentes dos clubes da Marinha, Exército e Aeronáutica, a "desautorização" da publicação do documento, que foi colocado no site do Clube Militar no dia 16 de fevereiro.

Trajetória política

Margaret Thatcher foi a primeira e, até agora, única mulher a assumir o cargo de primeiro-ministro na Inglaterra. Por 11 anos (de 1979 a 1990) ela governou os britânicos com "mãos de ferro" em uma época de turbulência econômica e Guerra Fria.

No filme “A Dama de Ferro”, apesar de se basear mais na trajetória pessoal e menos nos fatos políticos que marcaram a vida de Thatcher, a trama mostra os episódios cruciais que ela enfrentou, sempre como uma mulher determinada, teimosa, de convicções conversadoras e inabaláveis.

A inglesa, nascida em família humilde, se interessou pela política ainda nova e começou a trajetória como deputada até se tornar líder do partido conservador.

Já Dilma, apesar do interesse pela política e de ter se envolvido ainda jovem na luta contra a ditadura e ter ajudado a fundar o PDT no Rio Grande do Sul, por exemplo, chegou ao cargo máximo de poder no Brasil nos braços do grande aliado e padrinho, o ex-presidente Lula, e pelo perfil técnico que possui.

Para concorrer aos cargos de primeira-ministra e presidente, as duas fizeram toda uma transformação indicada pelos marqueteiros e assessores políticos. Mudaram cabelo, dentes, voz, postura e até mesmo as roupas.

Diferenças

Para o especialista Leonardo Barreto, a trajetória política dessas duas mulheres é um dos pontos mais claros que diferenciam Thatcher e Dilma.

- Thatcher é essencialmente política. Começou a vida como parlamentar, virou líder do partido e se construiu no Parlamento, com apoio da bancada a que pertencia. No poder, fez um governo totalmente reformista, com reformas tributárias, econômicas, liberais. Dilma não passou por isso. Ela ascendeu a partir da competência técnica, foi indicada por um padrinho para concorrer e tem um governo de total continuidade.

Filme

O filme A Dama de Ferro é um roteiro de Abi Morgan e direção de Phyllida Lloyd. Como Margaret Thatcher, Meryl Streep concorre no próximo domingo (26) ao Oscar de melhor atriz. A própria protagonista do filme, que interpreta a ex-primeira-ministra nos anos de poder e na velhice, comentou sobre o fato de mulheres assumirem o poder e falou da presidente Dilma, em entrevista à revista Isto É.

- Dilma é corajosa! Eu a felicito e às outras mulheres no poder por imaginar que ainda existe certo desconforto quando uma mulher conquista uma posição de liderança no cenário mundial. Cada mulher que consegue bater o pé, se fazer ouvir e se tornar uma líder abre um pouco mais a porta para as que virão depois.


Leia mais notícias no R7

FHC e Serra iam vender BB, CEF e BNDES

O texto abaixo é parte (item 18) de um documento do governo Fernando Henrique Cardoso que promete ao FMI vender o Banco do Brasil, a Caixa e o BNDES.

Uma vergonha que foi estancada pelo governo Lula. Por isso que Lula terminou o governo como presidente mais popular.

E FHC e Serra entram para a história como entreguistas.

Confirma mais detalhes nosite dojornalista PauloHenrique Amorim.


18. Com determinação o governo dará continuidade à sua política de modernização e redução do papel dos bancos públicos na economia. O Banco Meridional uma instituição federal foi privatizado em 1998 e em 1999 o sexto maior banco brasileiro o BANESPA agora sob administração federal será privatizado. Ademais o Governo solicitou à comissão de alto nível encarregada do exame dos demais bancos federais (Banco do Brasil Caixa Econômica Federal BNDES BNB e BASA) a apresentação até o final de outubro de 1999 de recomendações sobre o papel futuro dessas instituições tratando de questões como possíveis alienações de participações nessas instituições fusões vendas de componentes estratégicos ou transformação em agências de desenvolvimento ou bancos de segunda linha. Essas recomendações serão analisadas e decisões serão tomadas pelo Governo antes do final do ano sendo que as determinações serão implementadas no decorrer do ano 2000. O Governo já se decidiu sobre a privatização da administradora de ativos afiliada ao Banco do Brasil (BB/DTVM) e do Instituto de Resseguros do Brasil (IRB BRASIL-RE). Ao mesmo tempo continuará o processo de privatização fechamento ou transformação dos bancos estaduais restantes em agências de desenvolvimento. A privatização dos bancos dos grandes estados especialmente os da Bahia e do Paraná deverá ocorrer em 1999 dando seguimento às privatizações bem sucedidas dos bancos estaduais do Rio de Janeiro Minas Gerais e Pernambuco entre outros nos últimos dois anos.

PSD na TV por 5 minutos

Na primeira decisão judicial tomada após o registro do PSD, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) tratou o partido recém-criado como nanico.

No início deste mês, o ministro Arnaldo Versiani concedeu à legenda direito a veicular o programa partidário obrigatório de rádio e TV de apenas cinco minutos neste semestre. O partido pleiteava um tempo maior, digno das grandes siglas.

Na decisão, Versiani afirmou que o PSD, embora conte em seu quadro com 52 deputados federais filiados (hoje a bancada está com 47 parlamentares), não constava do rol de legendas que participaram do pleito em 2010.

Por essa razão, o partido não teve direito a dez minutos de programa partidário, além das inserções de 30 segundos e 1 minutos semestrais.

O advogado do partido, Admar Gonzaga, recorreu da decisão no último dia 9 de fevereiro.


Leia mais notícias no R7

Coitados dos paulistanos. Serra quer ser candidato a prefeito em SP

Pobre da cidade de São Paulo. José Serra vai ser candidato pelo PSBD. Acho até que deve ser um pecado grande que o PSDB fez em levar essa cruz chamada Serra. Coitados dos paulistanos.

veja notícia do anúncio da candidatua de Serra:

O ex-governador José Serra (PSDB) deve anunciar oficialmente nesta segunda-feira (27) sua disposição de concorrer à Prefeitura de São Paulo e de disputar a prévia. A ideia é que ele formalize a decisão ao diretório municipal do PSDB e, em seguida, faça um anúncio público.

Uma das hipóteses em estudo é que a executiva municipal do PSDB faça a inscrição na disputa interna por ele - o partido ainda discute qual mecanismo legal usará para permitir a inscrição de Serra fora do prazo, já que a data limite foi dia 14 de fevereiro.

O anúncio oficial de Serra ainda depende de uma conversa do governador Geraldo Alckmin com os quatro pré-candidatos, que deve ocorrer neste domingo (26). A tendência é que os secretários Andrea Matarazzo (Cultura) e Bruno Covas (Meio Ambiente) abram mão para a candidatura Serra.

Serra negocia com Alckmin

...A prévia está marcada para o dia 4 de março. A avaliação de dirigentes do PSDB é que ele terá de fazer um esforço de prestigiar o partido e mostrar à militância que se submeterá ao desejo de disputa interna, como declarou o governador Geraldo Alckmin ontem, ao inaugurar uma delegacia em Guararapes, a 645 quilômetros da capital paulista.

- Vamos aguardar que o próprio Serra se manifeste. Se ele resolver ser candidato, será um grande candidato, inclusive ele se predispõe a participar das prévias do partido.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Cid Gomes não fala muito em política no Cariri



O governador Cid Gomes (PSB) anda meio sem falar sobre o que interessa: política e eleições municipais. Tem sido muito comedido. Pouco comenta e quando fala tenta um discurso do tipo não sabe o que está acontecendo por isso, pouco fala.

Na última quinta-feira, na Região do Cariri, após inauguração da Ceasa foi isso que aconteceu. Governador disse que não sabia quais eram os candidatos em Juazeiro.

O que é isso cara pálida. O governador está muito bem informado sobre o Cariri. Até porque, constantemente, ele vem conversando cm políticos sobre a situação política. Se não quer falar agora é um direito dele.

Mais ainda. Nos bastidores Cid Gomes trabalha sim pensando nas eleições municipais deste ano no Cariri. São muitos os políticos que querem, mendigam e pedem seu apoio.
No Crato, por exemplo, todo mundo diz que tem apoio de Cid.

Em Juazeiro, o apoio do governador tem sido disputado.

Em alguns municípios todos sabemos de que lado ele fica.

Então, porque ele não falou ?

Para lembrar Theda Bara - Musa do cinema mudo



Theda Bara (Cincinnati,Ohio, EUA, 29 de julho de 1885 – Los Angeles, Califórnia, EUA, 7 de abril de 1955) foi uma atriz norte-americana do cinema mudo. Uma das primeiras vamps do cinema norte-americano, seu nome artístico era um anagrama de "Arab death" ("morte árabe"). Justificou-o no filme que a consagrou: "A Fool There Was" (Escravo de uma paixão) (1915).

Na verdade, "Theda" era uma alcunha da infância para Theodosia, e "Bara" era aparentemente uma forma encurtada de seu sobrenome materno, Baranger.

Bara era uma das atrizes mais populares do cinema de sua era, além de ser um símbolo sexual dos mais adiantados do cinema. Seus papéis de mulher fatal deram-lhe a alcunha de "Vamp", que logo transformou-se em termo popular para uma mulher de ares predatórios.

Junto com a atriz francesa Musidora, popularizou a personalidade vamp nos primeiros anos do cinema mudo e logo foi imitada pela atrizes rivais tais como Nita Naldi e Pola Negri.

Outros títulos típicos: "The Tiger Woman" (Coração de tigre) (1917), "Cleopatra"(1917), "When a Woman Sins" (Quando a mulher peca) (1918), "The Unchastened Woman" (Mulher libertina) (1924). Dos mais de quarenta filmes que estrelou, apenas seis chegaram até os nossos dias.

fonte: wikipédia

Agenda da visita da presidente Dilma ao Ceará é divulgada



Foi divulgada a agenda da segunda viagem da presidente Dilma Rousseff (PT) ao Ceará em 2012. A petista desembarca em Fortaleza na próxima segunda, 27, e desta vez, visita Fortaleza, Maracanaú e Caucaia.

Veja abaixo a programação:

10h30min – A presidente embarca para um trajeto de metrô partindo da Estação Raquel de Queiroz, em Maracanaú, até a estação Virgílio Távora, também em Maracanaú.


11h – Dilma desembarca na Estação Virgílio Távora. Será montada um estrutura no local, onde a presidente fará um pronunciamento. Ao fim do evento, Dilma se recolhe para almoço.


14h30min – Visita a uma estação de tratamento de água, em Caucaia. Fica na rodovia Pessoa de Araújo, S/N, bairro Toco.


16h – Dilma visita o mirante Rosa dos Ventos, dentro do projeto Vila do Mar, da Prefeitura de Fortaleza.


16h20min – Visita a uma casa de um conjunto habitacional na avenida Francisco Sá, nº 5855, no bairro Álvaro Weyne.

Após o evento, a presidente deixa o Ceará.


Segundo a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto, Dilma Rousseff vai usar um helicóptero para se deslocar entre Fortaleza e as cidades da Região Metropolitana.

Redação O POVO Online

A aliança PSB-PT precisa ser repensada, diz Karlo Kardozo

Apesar dos esforços de algumas lideranças do PT e do PSB para apaziguar os ânimos e preservar a coalisão, há quem não se conforme com a aliança e realimente a polêmica com declarações fortes. Nesta sexta, 24, foi a vez de Karlo Kardozo, presidente do PSB em Fortaleza, se posicionar contrariamente à continuidade da relação com os petistas.

Em entrevista ao programa Debates do Povo, pela radio O POVO/CBN , Kardozo disse que “não há diálogo do partido (o PSB) com a prefeita Luizianne Lins”. O socialista se queixou da falta de influência de sua legenda na administração de Fortaleza. Kardozo também criticou a qualidade da educação nas escolas municipais: “a avaliação da educação em Fortaleza é baixíssima”, disse.

Recuperação da BR 230

Foi assinada na tarde de ontem, 24, em Várzea Alegre,a ordem de serviço para recuperação da rodovia Rodovia Deputado Luiz Otacílio Correia, responsável pela ligação das cidades de Lavras da Mangabeira, Várzea Alegre e Farias Brito.

Atualmente a BR 230 está com sua malha asfáltica praticamente destruída. No trecho dentro dos limites de Várzea Alegre a situação é caótica.

O Superintendente Regional do DNIT, José Abner de Oliveira Filho, disse que serão implantadas três equipes, priorizando a recuperação da ponte sobre o Riacho do Monte Alegre, na altura do sítio Recanto.Uma equipe trabalhará no trecho do entroncamento da BR-116 com a BR-230 - na chamada Rodovia Deputado Luiz Otacílio Correia, em Lavras da Mangabeira. E mais uma equipe trabalhará no trecho entre Várzea Alegre e Farias Brito.

Insegurança na BR 116



Em uma audiência promovida pelo Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) nesta quinta-feira, 23 de fevereiro, foi definido um plano emergencial para enfrentar a insegurança na BR-116. Nos primeiros 15 quilômetros da rodovia inseridos em Fortaleza, considerado o trecho mais perigoso do Brasil, são constantes os acidentes e os registros de mortes.

O plano vai envolver a construção de passarelas e a adoção de ações fiscalizatórias. As estratégias emergenciais foram acordadas entre o procurador da República Alexandre Meireles e representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Ministério Público do Estado do Ceará (MP-CE) e de dois educadores.

O MPF assumiu o compromisso de expedir recomendação ao Dnit para que seja dada agilidade nos processos licitatórios para a construção de passarelas na BR-116. Atualmente, a população conta com apenas duas passarelas no trecho da rodovia situado em Fortaleza. Também será enviada recomendação à PRF para que seja iniciadas, a partir de março, e por um período de 9 meses, as ações emergenciais de fiscalização.

A insegurança na BR-116 está analisada pelo Ministério Público Federal através de procedimento administrativo, que foi instaurado após o recebimento de uma representação feita pelo promotor de Justiça Alexandre Alcântara e por uma professora de Fortaleza.

Raimundo Filho quer ser candidato a prefeito

O vice-prefeito do Crato, Raimundo Bezerra Filho,está trabalhando para ser candidato a prefeito nas eleições municipais deste ano.

Raimundo Filho tem na sua bagagem a promessa do prefeito Samuel Araripe em apoiá-lo agora em2012.

Mas na cidade todos já sabem que a preferência de Samuel é mesmo para Cícero França.
Raimundo Filho se quiser ser candidato vai ter que contar com duas questões.

Primeiro, que Cícero França cai tanto que não reste outra alternativa a Samuel Araripe que não seja apoiá-lo.

Ou então, crie coragem e seja candidato com ou sem apoio do atual prefeito.

Superlotação em delegacias e falta de vagas no regime semiaberto são temas de coletiva no MP Ceará

A superlotação de presos nas delegacias de Fortaleza e a falta de vagas, consequentemente pela inexistência de estabelecimentos, para o cumprimento de pena nos regimes aberto e semiaberto, fazendo com que condenados perigosos passem para prisão domiciliar, são os assuntos que vão ser abordados em entrevista coletiva, marcada para o próximo dia 27 (segunda-feira), às 10 horas, no auditório da Escola Superior do Ministério Público (ESMP) da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), localizado na Rua Assunção, 1.200.

Para expor o que o Ministério Público do Ceará tem feito – e quais os próximos passos – para resolver a questão da superlotação nas delegacias e da falta de vagas para os regimes aberto e semiaberto, participam da coletiva os promotores de Justiça Iran Sírio, coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias Criminais, Execuções Criminais e Controle Externo da Atividade Policial (Caocrim), e José Evilázio Alexandre da Silva, da 3ª Promotoria de Justiça de Execução Penal e Corregedoria de Presídios.

5 julgamentos em Brejo Santo

A 1ª Vara do Júri da Comarca de Brejo Santo realizará cinco julgamentos entre os dias 29 de fevereiro e 28 de março deste ano. As sessões serão presididas pelo juiz Alexandre Santos Bezerra Sá.

O primeiro júri terá como réus Luís Tavares de Sousa e Reginaldo Nunes Cavalcante. Eles são acusados de tentar matar, em setembro de 2007, José Salviano Pessoa.

Após o júri do dia 29, outros quatro julgamentos ocorrerão em março, nos dias 7, 14, 21 e 28. Os réus serão Luciano Vieira Santana, Francisco Ronaldo da Silva, Glaudion Alves de Lira e Antônio Pereira dos Santos. Todos são acusados de tentativa de homicídio.

Plantão noJudiciário também no Cariri

O Judiciário estadual funciona em regime de plantão neste fim de semana. O atendimento será feito no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), no Fórum Clóvis Beviláqua e nos 20 Núcleos Regionais que abrangem todas as Comarcas do Interior.

Na sede do TJCE, no Cambeba, os plantonistas serão os desembargadores Francisco Barbosa Filho e Paulo Francisco Banhos Ponte. Eles atendem, respectivamente, no sábado (25/02) e no domingo (26/02), das 12h às 18h.

No Fórum da Capital, o plantão ficará sob responsabilidade da 8ª e 9ª Varas da Fazenda Pública, da 1ª e 2ª Varas de Execuções Fiscais e de Crimes Contra a Ordem Tributária, do 19º e 20º Juizados Especiais Cíveis e Criminais (JECCs), do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e da 1ª Vara Criminal. Os juízes estarão disponíveis das 6h do sábado às 6h da segunda-feira (27/02).

No Interior, o atendimento será das 8h às 14h, nas Comarcas de Juazeiro do Norte, Crato, Quixelô, Mauriti, Jaguaribe, Quixeramobim, Baturité, Morada Nova, Aracati, Maracanaú, Aquiraz, Caucaia, Itapipoca, Massapê, Granja, Viçosa do Ceará, Ipueiras, Quiterianópolis, Tauá e Pentecoste.

Detenta vai cursar história na UFC

A juíza Luciana Teixeira de Souza, da 2ª Vara de Execuções Criminais da Comarca de Fortaleza, concedeu autorização para que a detenta Cynthia Corvello, que cumpre pena em regime fechado, frequente o curso de História da Universidade Federal do Ceará (UFC). A decisão foi proferida nesta sexta-feira (24/02).

Segundo a magistrada, a medida não representa “abrandamento da justiça”, mas oportunidade para que a detenta reconstrua a vida. “Ao examinar sua conduta carcerária e seu mérito individual, tenho convicção de que a contribuição à sociedade será muito maior se concedido o direito de estudo à presa”, afirmou.

Cynthia Corvello deverá frequentar as aulas de segunda a sexta-feira, em um único período (manhã ou tarde). Durante o curso, ela fará uso de tornozeleira eletrônica, que restringirá sua liberdade de locomoção no percurso entre o Instituto Penal Feminino Aury Moura Costa, em Aquiraz, e o campus da UFC, na Capital.

Ainda de acordo com a juíza, nos dez primeiros dias de aula, a condenada terá acompanhamento presencial de autoridade do sistema penitenciário. A Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) do Ceará ficará responsável por fiscalizar o cumprimento das medidas restritivas.

A autorização, destacou a magistrada, será revogada “em caso de descumprimento de qualquer uma das condições impostas”.

Carlos Macedo sem espaço em Aurora

O ex-prefeito de Aurora, Carlos Macedo, não perde a oportunidade de detonar o prefeito de Juazeiro do Norte. Acompanhado por outros socialista falou muito mal de Santana para Cid Gomes na vinda do governador ao Cariri na última quinta-feira.
Essa tática suicida de Carlos Macedo seria o troco que ele dá ao PT, que em Aurora deve ter candidato próprio nas eleições municipais deste ano.

Quanto ao que ele falou a Cid Gomes, o governador simplesmente torceu a cara. Em resumo, não deu lá muita atenção pois a prática de detonar aliados já é bem conhecida por todos que conhecem Carlos Macedo.

Por falar em Aurora Carlos Macedo tem um problemão a resolver. O ex-prefeito de Aurora está com sua popularidade muito baixa na cidade e corre risco seriíssimo de não ser nem candidato.

O prefeito Adailton Macedo vem conseguindo melhorar sua imagem e Carlos Macedo está com pouco espaço.

Por falar em recado dirigentes do PT já mandaram um para CM. Em Aurora, não tem aliança do PT com o PSB por culpa de Carlos Macedo.

18 casos de meningite foram registrados no Ceará este ano

Dor de cabeça, febre e rigidez na nuca. Os sintomas, com intensidade variável, podem indicar meningite meningocócica. A doença, pela rapidez com que se desenvolve e pela capacidade de se proliferar e causar surtos, preocupa. Nos dois primeiros meses deste ano, 18 pessoas ficaram doentes, o que corresponde a 25,7% das notificações registradas durante um ano inteiro no Estado. Desse total, uma pessoa de 28 anos morreu em janeiro, em Fortaleza. Os números são da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).

“Não é indicativo de surto. O ano inteiro temos casos”, ressaltou o coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Sesa, Manoel Fonseca. Dos 18 casos registrados, 13 foram na Capital e cinco no Interior. A estimativa, de acordo com Fonseca, é que 60 a 70 casos sejam registrados por ano. No ano passado, 75 pessoas ficaram doentes e 20 morreram. “A tendência é de diminuição, particularmente da meningite C. A vacina foi introduzida em 2007. Muitas crianças já estão protegidas”.

Apesar de não estar caracterizado o surto, a preocupação deve ser constante. O médico infectologista Anastácio Queiroz, diretor do Hospital São José, referência no tratamento de doenças infecciosas, alerta que a meningite pode matar em menos de 24 horas, depois do início dos sintomas. “A qualquer sinal, deve-se procurar logo o médico”. Além dos sintomas já citados, ele acrescenta a dor de garganta e as manchas vermelhas no corpo. Em crianças menores de um ano, há irritabilidade, choro persistente e inchaço na moleira.


fonte: jornal O Povo

Acaracuzinho e Rei de Paus vencem o Carnaval de Fortaleza

O mestre Luiz Gonzaga do Nascimento é, definitivamente, um símbolo de boa sorte no tocante ao Carnaval. Além de dar à Unidos da Tijuca o título de campeã do desfile das escolas de samba de 2012 do Rio de Janeiro, o pernambucano fez a Unidos do Acaracuzinho voltar à elite da festa no Ceará.

Com o enredo “São João na avenida”, a agremiação de Maracanaú caracterizou uma bateria inteira de rei do baião. O suficiente para ser eleita a melhor dentre as oito escolas que se apresentaram em Fortaleza no período momino - depois de dois anos de jejum - e deixar o coração do presidente, seu Raimundo Valdelírio, fraquinho de tanta emoção.

A Unidos do Acaracuzinho recebeu nota máxima em sete dos nove quesitos avaliados. Assim, desbancou a Mocidade Independente da Bela Vista - vencedora de 2011, que terminou em segundo lugar. A diferença foi de dez pontos. “Nós saímos para ganhar”, resumiu Valdelírio. Ao todo, a escola colocou 450 pessoas na avenida Domingos Olímpio.

A vitória com folga nem de longe pareceu com a disputa acirrada dos maracatus. A “briga” foi decidida no último quesito e, ainda assim, deixou dois grupos com a mesma pontuação em todos critérios de desempate.

Venceu o Rei de Paus, do bairro Joaquim Távora. Pela oitava vez consecutiva e com apenas 0,5 a mais que o Nação Fortaleza e o Vozes da África.

O grupo maracatu mais antigo do Estado ganhou a competição por levar para o percurso de rua o enredo “A cultura jeji da Bahia e a congo-angolana no Ceará”. Cerca 300 integrantes desfilaram. O Rei de Paus soma 43 títulos, desde que se filiou à Associação Cultural das Entidades Carnavalescas (Acecce), em 1960. “Sintetizamos a chegada dos povos negros na Bahia e aqui para provar que o Ceará também tem negros”, explicou o presidente Francisco José Barbosa.

Nas categorias Afoxés, Cordões e Blocos, nenhum campeão do ano passado conseguiu manter-se na mesma posição. O Filhos de Oyá perdeu para o afoxé Acabaca; o cordão As Bruxas acabou em terceiro lugar, cedendo o posto máximo para o Barão Folia; enquanto o Garotos do Benfica amargou a quinta cadeira na fila, vendo o bloco Doido é Tu, formado por pacientes dos Centros de Atendimento Psicossocial (Caps), ganhar o Carnaval pela primeira vez.

fonte: jornal O Povo

Reconhecimento de territórios quilombolas

O Ceará obteve, neste mês, a primeira legitimação dos processos de reconhecimento e delimitação de seus territórios quilombolas. É um marco na luta de comunidades remanescentes de quilombos. A partir de agora, não se pode mais contestar que cinco comunidades nos Municípios de Horizonte, Pacajus, Tamboril, Araripe e Salitre são quilombolas e, portanto, originárias de comunidades de negros fugidos durante a escravidão.

O reconhecimento foi assinado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e publicado no Diário Oficial da União (DOU). O próximo passo é o processo de desapropriação de não-quilombolas das áreas. Em todo o Ceará, há 26 territórios em processo de reconhecimento quilombola.

Há muito já se sabe da presença de comunidades quilombolas no Ceará, mas esta é a primeira vez que se chega ao estágio de legitimidade que aponta, de forma incontestável, o fato de um determinado povo ser quilombola. Foi o que aconteceu às comunidades de Alto Alegre e Base, entre os Municípios de Horizonte e Pacajus, de Lagoa das Pedras e Encantados do Bom Jardim, em Tamboril, e de Sítio Arrusa, entre os Municípios de Araripe e Salitre. O Incra identificou 476 famílias remanescentes de quilombos nesses três territórios que somam 2.882 hectares.

As três portarias foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) no dia 15 de fevereiro e encerram a fase de análise e julgamento de contestações dos estudos antropológicos, agronômicos e cartográficos já realizados pelo Incra.

Os estudos de cada território foram reunidos em documentos chamados Relatórios Técnicos de Identificação e Delimitação (RTID), publicados no DOU e no Diário Oficial do Estado (DOE), entre dezembro de 2008 e dezembro de 2010, quando foram abertos os prazos para contestações. Assim, o Instituto publica uma Portaria de Reconhecimento delimitando os limites das áreas. Agora, os três territórios terão regularização fundiária, processo que vai da desapropriação dos não pertencentes à comunidade, desintrusão e titulação da terra.

No Ceará, estão em andamento 26 processos de reconhecimento e identificação de territórios quilombolas. Desses, dez estão em estágios mais adiantados para a titulação das terras, sendo os três territórios recém-definidos em situação mais avançada.

fonte: DN