quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

421 veículos são autuados por emissão de fumaça negra no interior do Ceará

Mais de 420 veículos foram vistoriados em blitze do Programa de Combate à Fumaça Negra, realizadas na semana passada, no interior do Ceará. Deste total, 14 carros foram autuados com um índice de emissão de fumaça negra 60% superior ao permitido pela legislação, e foram multados em R$ 1.239,33. Os números foram divulgados nesta quarta-feira, 22, pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).

As blitze aconteceram nos municípios de Quixadá e Senador Pompeu, na CE-060, no dias 14 e 15, respectivamente. Em Limoeiro do Norte, na CE-265, no dia 16, e em Aracati, CE-040, no dia 17. As medições são feitas com a utilização da escala de Rigelmann Reduzido, constituída de cinco colorações, variando de cinza claro ao preto total. As emissões de 20 e 40% estão dentro dos padrões estabelecidos. Já nas de 60, 80 e 100% o veículo é autuado.

De acordo com a Semace, o objetivo das operações é minimizar a poluição atmosférica ocasionada pelos veículos movidos a diesel que circulam com os motores desregulados, tais como ônibus, caminhões, caminhonetas e transportes alternativos. A autarquia contou com o apoio da Polícia Rodoviária Estadual (PRE).



Redação O POVO Online

Nenhum comentário: