Em meio a crise política que atinge a coligação PSB-PT no Ceará, os reflexos da resolução dessa crise devem passar pela Região do Cariri.
Em Juazeiro do Norte, por exemplo, PT e PSB vêm se afastando à algum tempo. Hora por conta do rompimento do vereador Roberto Sampaio (PSB) com o governo do prefeito Manoel Santana (PT), hora pela pré-candidatura do vice-prefeito José Roberto Celestino.
A partir desse rompimento, Sampaio passou a se articular com setores da oposição e do Partido da República (PR), legenda que no Ceará vem também fazendo oposição ao bloco PSB-PT, chegando a defender abertamente a candidatura do vereador Tarso Magno a prefeitura.
Ao mesmo tempo, o vice-prefeito José Roberto Celestino (PSB) sempre defendeu a manutenção da aliança. Mais sóbrio Celestino pretende o diálogo. Mesmo no momento de criticar as decisões do prefeito Santana, as faz com moderação.
Para o secretário-geral do Partido dos Trabalhadores em Juazeiro, Filipe Santana, a aliança PT-PSB em Juazeiro do Norte tem tudo para continuar. “Eu acredito que esses dois partidos são irmãos, vimos numa mesma trajetória de anos lutando contra o conservadorismo e agora não podemos jogar as conquistas fora”, afirma Filipe, para quem nesse momento o importante é consolidar um amplo arco de alianças tendo como carro-chefe a reeleição do prefeito Santana.
Quanto à pré-candidatura de Roberto Celestino, Filipe vê com naturalidade. “Todos tem esse direito e esse é o momento para isso. José Roberto é um quadro político que tem o nosso respeito. Seu fortalecimento dentro do PSB é um passo importante para manutenção dessa aliança”, afirmou. Filipe disse ainda que acredita no desprendimento de Roberto Celestino e na disposição do mesmo em discutir o melhor projeto para Juazeiro.
Filipe Santana defende ainda que PT e PSB tem tido um bom diálogo no Ceará. “A crise que foi gerada em Fortaleza é pontual, está para acabar. O desejo da presidente Dilma, do ex-presidente Lula e do presidente nacional do PT Rui Falcão é a manutenção da aliança PT-PSB no Ceará e isso inclui alianças em Fortaleza, Sobral, Juazeiro, Crato e Barbalha”, afirmou Filipe Santana.
Para o dirigente petista essa aliança é fundamental para consolidar o projeto de mudanças que ocorrem em Juazeiro, no Ceará e no Brasil.
Em sua vinda ao Ceará nessa semana, a presidente Dilma Rousseff deu um recado claro de que é interesse direto do Planalto a manutenção do acordo político entre petistas e socialistas no Ceará.
Além disso, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, vai desembarcar no Ceará este mês de março para discutir a manutenção dessa aliança. A ideia de Falcão é que haja acordos entre petistas e socialistas em Fortaleza e Juazeiro do Norte, consideradas cidades prioritárias para o PT nas eleições de 2012.
Filipe Santana defende que está na hora dos partidos da base aliada sentarem numa mesa e discutir os destinos de Juazeiro. “Essa discussão deve envolver o máximo de partidos, como PT, PSB, PTB, PC do B, PP, PSD e PMDB”, analisa, ressaltando que o PSB é um aliado histórico do PT e deve estar no centro desse amplo debate.
O dirigente petista afirma ainda ser consenso no PT de Juazeiro a manutenção da aliança com o PSB. “Todos nós petistas sabemos da importância do PSB e do vice-prefeito José Roberto Celestino, que são nossos aliados de primeira hora”.
Quanto à crise política que envolve o PT e o PSB Filipe é claro. “Essa crise já passou, como disse o governador Cid Gomes. Tenho certeza que o bom senso vai prevalecer. Petistas e socialistas no Ceará e aqui no Cariri tem que marchar unidos”, concluiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário