quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

URCA requisita linhas de financiamento para o ‘trade’ turístico local, do Governo Federal

A Universidade Regional do Cariri (URCA) em contato com o Gabinete da Presidência da República, sugeriu a criação de linhas de financiamento para os setores ligados ao ‘trade’ turístico local e o incentivo de novos negócios, voltados ao Projeto Geopark Araripe, administrado pela Instituição.

Ano passado, o projeto foi apontado pelo Ministério do Turismo como um dos quatro principais roteiros turísticos do Ceará e um dos principais do Brasil, numa revista de cunho nacional, onde são apontados roteiros de todos os estados da federação. Em resposta a solicitação da Universidade, o chefe de Gabinete do Chefe de Gabinete Pessoal da Presidente da República, Dilma Rousseff, Álvaro Henrique Baggio, afirma que o expediente foi encaminhado para o Ministério do Turismo para ser analisado.

No Roteiro Turístico, são incluídos como principais atrativos a cadeia de artesanato; a serra do Horto, em Juazeiro; o Museu de História Natural, no Centro do Crato; Museu de Paleontologia e Pontal de Santa Cruz, em Santana do Cariri; Pedra da Coruja, Museu de Pedra, Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Cariri, em Nova Olinda, dentre outros. Ainda classifica a Bacia do Araripe como um dos principais roteiros do período cretáceo da terra. A região é especial, segundo o roteiro, pelos achados geológicos e paleontológicos e abriga um oásis verde em meio à caatinga.

Nenhum comentário: