sábado, 25 de fevereiro de 2012

Acaracuzinho e Rei de Paus vencem o Carnaval de Fortaleza

O mestre Luiz Gonzaga do Nascimento é, definitivamente, um símbolo de boa sorte no tocante ao Carnaval. Além de dar à Unidos da Tijuca o título de campeã do desfile das escolas de samba de 2012 do Rio de Janeiro, o pernambucano fez a Unidos do Acaracuzinho voltar à elite da festa no Ceará.

Com o enredo “São João na avenida”, a agremiação de Maracanaú caracterizou uma bateria inteira de rei do baião. O suficiente para ser eleita a melhor dentre as oito escolas que se apresentaram em Fortaleza no período momino - depois de dois anos de jejum - e deixar o coração do presidente, seu Raimundo Valdelírio, fraquinho de tanta emoção.

A Unidos do Acaracuzinho recebeu nota máxima em sete dos nove quesitos avaliados. Assim, desbancou a Mocidade Independente da Bela Vista - vencedora de 2011, que terminou em segundo lugar. A diferença foi de dez pontos. “Nós saímos para ganhar”, resumiu Valdelírio. Ao todo, a escola colocou 450 pessoas na avenida Domingos Olímpio.

A vitória com folga nem de longe pareceu com a disputa acirrada dos maracatus. A “briga” foi decidida no último quesito e, ainda assim, deixou dois grupos com a mesma pontuação em todos critérios de desempate.

Venceu o Rei de Paus, do bairro Joaquim Távora. Pela oitava vez consecutiva e com apenas 0,5 a mais que o Nação Fortaleza e o Vozes da África.

O grupo maracatu mais antigo do Estado ganhou a competição por levar para o percurso de rua o enredo “A cultura jeji da Bahia e a congo-angolana no Ceará”. Cerca 300 integrantes desfilaram. O Rei de Paus soma 43 títulos, desde que se filiou à Associação Cultural das Entidades Carnavalescas (Acecce), em 1960. “Sintetizamos a chegada dos povos negros na Bahia e aqui para provar que o Ceará também tem negros”, explicou o presidente Francisco José Barbosa.

Nas categorias Afoxés, Cordões e Blocos, nenhum campeão do ano passado conseguiu manter-se na mesma posição. O Filhos de Oyá perdeu para o afoxé Acabaca; o cordão As Bruxas acabou em terceiro lugar, cedendo o posto máximo para o Barão Folia; enquanto o Garotos do Benfica amargou a quinta cadeira na fila, vendo o bloco Doido é Tu, formado por pacientes dos Centros de Atendimento Psicossocial (Caps), ganhar o Carnaval pela primeira vez.

fonte: jornal O Povo

Nenhum comentário: