terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Centro Dragão do Mar abre exposição com obras de Zenon Barreto

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura presta homenagem ao artista plástico cearense Zenon Barreto com a exposição Construção/Figuração, uma seleção de obras que fazem parte do acervo particular de familiares do artista. Com acesso livre, a exposição entra em cartaz no Museu de Arte Contemporânea (MAC).

Com curadoria de José Guedes, a exposição traz cerca de 25 trabalhos, entre pinturas, desenhos e esculturas. O conjunto das obras apresenta um recorte significativo da trajetória de Zenon Barreto, em que “a figuração e a construção se fundem ora com a inserção de códigos figurativos numa seara dominada pela abstração geométrica, ora incorporando linhas geométricas às composições claramente figurativas”, explica José Guedes. O resultado é uma exposição que ajuda a compreender não só o legado deixado por Zenon Barreto, mas também a própria trajetória da cena cultural do Estado.

A exposição Construção/Figuração homenageia o artista plástico, falecido há dez anos, que, com suas pesquisas no abrangente campo das artes visuais, expandiu os territórios da pintura, do desenho, da gravura e da escultura. Diversas obras criadas por Zenon fazem parte do cenário de Fortaleza, como a escultura que retrata Iracema, personagem do romance de José Alencar, exposta na praia de mesmo nome.

A visitação à exposição Construção/Figuração segue aberta ao público no MAC, de terça a quinta, das 09h às 19h, e de sexta a domingo (e feriados) das 14h às 21h.

Nenhum comentário: