quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Que saudade da Cinelândia



Hoje pela manhã, agora mais cedo, bateu uma saudade imensa da Cinelândia. Aquele cafezinho que ficava no centro do Crato. Hoje, quarta-feira de cinzas ele abria cedo,e aí, todo mundo ia para lá, conversar, tomar café, e tinha aqueles que ainda arriscavam uma cervejinha.

Terminava o carnaval como chave de ouro, todo mundo retornado para nosso porto seguro.

Infelizmente a Cinelândia não existe mais. A falta de ação do poder público deixou aquele prédio histórico e belíssimo ser demolido e agora vai ser transformado em lojas.

Na Cinelândia a conversa rolava solta. E tinha gente de todo jeito, para todos os gostos. Gente do Crato e de outras cidades. Quem visitava a cidade passava por lá.

A Cinelândia era para ter sido preservada como patrimônio da cidade.




Por isso o Crato sofre tanto na atual conjuntura. A vocação do Crato está sendo esquecida pelos poderosos de plantão.Somos uma cidade bela, boa para ser visitada.

Devíamos ser cartão postal do Cariri e a cada dia perdemos espaço para os atrativos, também legais, de outras cidades.

Mas o Crato está se perdendo. Perdemos a Cinelândia e todos os cafezinhos no centro da cidade.

O que o poder público municipal fez? Absolutamente nada.

Perdemos o carnaval. Nos últimos oito anos foi feito um trabalho para destruir o carnaval do Crato. E o pior que isso está sendo conseguido. Os cratenses tem que ter cuidado senão a abertura do carnaval no Cariri, o desfile das virgens, vai acabar definhando.

Antes, tínhamos escolas de samba. Hoje tudo isso. Acabou. Tínhamos barzinhos legais. Estão se transferindo para Juazeiro.

O Crato simplesmente não tem uma política para desenvolver o turismo na cidade. Aliás, a cidade da cultura e do turismo não tem secretaria de turismo.

Quanta saudade da Cinelândia, ali sim , era a nossa verdadeira secretaria de turismo.

Nenhum comentário: