quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Governo cratense realiza blitz no combate à violação de direitos de crianças e adolescentes



A Prefeitura do Crato e a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), no desempenho de suas atividades e reafirmando seu posicionamento contra toda forma de preconceito, discriminação e opressão em relação à pessoa humana, incorporaram o manifesto relacionado à Campanha dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres, e realizaram nos dias 06/12 e 07/12, blitz que teve como objetivo a abordagem em locais públicos (praças e logradouros), bares e locais impróprios para crianças e adolescentes que estivessem em situação de violação de direitos.

A concentração aconteceu no Núcleo de Práticas Jurídicas e atual base da Ronda do Quarteirão, composta por assistente social, conselheiro tutelar, agente de proteção, conselheira da Mulher, policiais, representantes da Guarda Municipal e DEMUTRAN, como também da Previl.

A operação de abordagem foi realizada satisfatoriamente, os adolescentes encontrados durante o processo eram conduzidos ao local da concentração e acolhidos por uma equipe multiprofissional composta por assistente social, psicólogo e advogado do serviço do CREAS. Após a escuta, os mesmos foram conduzidos às suas residências juntamente em companhia de um conselheiro tutelar e um assistente social. Posteriormente, serão agendados acompanhamentos no CREAS aos referidos adolescentes e seus responsáveis com procedimentos cabíveis a cada situação. Foram contabilizadas 28 abordagens, dez encaminhamentos para acompanhamento no CREAS, e 15 acolhidas de forma sigilosa por profissionais.

Segundo a coordenadora Adriana Parente, a operação teve resultados exitosos, tendo em vista a possibilidade de acompanhamento a famílias e indivíduos, em sua maioria adolescente do sexo feminino que se encontrava em situação de risco pessoal e social. “Efetivamos assim o compromisso com a ideologia proposta com o enfrentamento das relações desiguais de gênero, por meio de ações contundentes que materializaram o slogan dessa campanha”, afirma. 

Nenhum comentário: