quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Encontro internacional de geoparques será aberto hoje (4), em Crato


Será iniciado nesta quarta-feira, 4, em Crato, o Encontro Internacional de Geoparques, por meio do Projeto de Cooperação Portugal-Brasil, na área de Geociências e Intercâmbio com o Geoparque Gruta del Palacio – Uruguai. O evento acontece entre os dias 4 e 6, nas cidades de Crato e Missão Velha. A palestra de abertura do encontro terá como tema “Água que nos une” - Proposta Escolar para 2014 – Desertificação, e acontecerá no auditório do Geoparque Araripe, no campus do Pimenta, da URCA. A abertura oficial com autoridades acontece às 14 horas desta terça-feira.
A reunião com apresentação do projeto e definições de agenda comum Geoparque Arouca, Geoparque Araripe e Unesco, acontece a partir das 8h30, no auditório do Geoparque. Participam desse momento inicial, integrantes do GA, Geoparque Arouca, em Portugal, Artur Sá, e da representante da Unesco – Portugal, Elizabete Marques. Às 16h30, será realizada a reabertura do Centro de Interpretação e Educação Ambiental (CIEA), com coquetel de confraternização, às 17h30, no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante, em Crato.
Na quinta-feira, a partir das 8 horas, a programação segue na Câmara Municipal, no Município de Missão Velha, área de inserção do Geoparque Araripe, com apresentação cultural, abertura oficial e palestra com a temática “Água que nos une” – Proposta Escolar para 2014 – Desertificação, com Artur Sá e Elizabete Marques. Também será inaugurado no Município o Centro de Interpretação e Educação Ambiental (CIEA). Em seguida, será realizada reunião com o prefeito municipal de Barbalha, José Leite, com visita ao Centro da cidade, Geossítio Riacho do Meio, Balneário do Caldas e Hotel das Fontes.
Na sexta-feira, dia do encerramento, acontece visita técnica aos geossítios Riacho do Meio (Barbalha) e Colina do Horto, em Juazeiro do Norte, a partir das 7h30, com equipe de técnicos. Uma troca de experiências entre o Geoparque Grutas del Palácio x Geoparque Araripe será realizada na parte da tarde. Além disso, acontece às 14h30, reunião interinstitucional entre Universidade de La República Uruguay e Universidade Regional do Cariri, com a participação de todos os pró-reitores da Instituição. À noite, o encontro será finalizado com palestra proferida pelo representante do Geoparque Grutas del Palácio, César Goso, às 19h30, que irá abordar a experiência com os guias do Geoparque Grutas del Palácio.
O encontro tem como objetivo promover o diálogo entre os geoparques envolvidos, possibilitando o desenvolvimento de uma série de ações nas áreas de geoeducação, geoconservação e geoturismo. O evento estará principalmente voltado para professores e alunos dos seis municípios da região do Cariri que fazem parte do Geoparque Araripe. O intuito é de fortalecer o projeto de cooperação entre Portugal e Brasil, em que o GA e o Comitê Brasileiro para o Programa Internacional de Geociências – IGCP – Unesco serão âncoras no Brasil para desenvolver o programa que este ano tem como temática ‘Água que nos Une’.

Nenhum comentário: