quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Parlamento devolve o mandato de João Goulart

O Congresso Nacional devolveu ontem, simbolicamente, em sessão daquela casa, o mandato presidencial de João Goulart, destituído do cargo em 1964. A sessão solene, proposta pelos senadores Pedro Simon (PMDB-RS) e Randolfe Rodrigues (Psol-AP), e que contou com a presença da presidente Dilma Rousseff, anulou a sessão que declarou vago o cargo de presidente da República, que possibilitou o afastamento de Jango. O argumento para perda do mandato foi que o presidente havia fugido do país.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), destacou a devolução do cargo ao ex-presidente, afirmando que o ato do Congresso declara que Jango foi uma vítima que tentou resistir ao golpe militar, não um fugitivo. “Como presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional, em nome da instituição, peço desculpas pela inverdade patrocinada pelo Estado contra um ilustre brasileiro, um nacionalista, patriota, reformista, e que, talvez, tenha conseguido reunir uma das melhores equipes de governo na história do Brasil”, ressaltou.

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), destacou que a sessão solene era um resgate da histórica política do país. “A importância da iniciativa do Congresso deve ser vista também como uma forma de mostrar às novas gerações o que de fato aconteceu no Brasil em 1964, para que não haja “melancólica repetição”, destacou.

A cantora Fafá de Belém cantou o hino nacional, no plenário do Senado. Ao finalizar, ela gritou: “viva a democracia”. Agendada para a semana passada, a sessão foi adiada diante das fortes chuvas que atingiram o Rio de Janeiro --a família de Jango não conseguiu embarcar para Brasília. A cerimônia contou ainda com diversos ministros e congressistas. A presidente Dilma não discursou.

Nenhum comentário: