sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Município do Crato adere a Campanha do Laço Branco


Dando continuidade às atividades referentes à Campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, o município do Crato realiza durante todo o dia de hoje, 6, a Campanha do Laço Branco. A campanha acontece em  mais de 55 países.

Após um homem de 25 anos entrar em uma escola em Montreal, no Canadá, no ano de 1989, e assassinar 14 mulheres, foi criada a Campanha do Laço Branco. O crime que ficou conhecido como “O Massacre de Montreal”, mobilizou a opinião pública daquele país, gerando um amplo debate sobre as desigualdades entre homens e mulheres e a violência gerada por esse desequilíbrio social.

Desta maneira, um grupo de homens canadenses decidiu organizar-se para dizer que existem homens que cometem a violência contra a mulher, mas existem também aqueles que repudiam essa violência. Eles elegeram o laço branco como símbolo e adotaram como lema: jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos frente a essa violência.

No Brasil, a campanha existe desde o ano de 1999. Este ano, a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Cratense (CMDMC), irá realizar a distribuição do laço branco, símbolo da campanha, em secretarias e por todo o município.




Nenhum comentário: