Semanalmente, dezenas de produtos chegam às lojas dissecando cada segundo da história do Beatles. São filmes, biografias, estudos, discos e DVDs que buscam, cada um à sua maneira, explicar o que de fato fez de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr figuras mitológicas que atravessam gerações. No entanto, a grande maioria desses produtos se concentra nos quatro garotos que deram vida a clássicos como “Love me do”, “She loves you”, “Taxman” e tantas outras canções, resumindo outros personagens a notas de rodapé ou a títulos coadjuvantes.
O escritor norte-americano Vivek Tiwary busca corrigir essa injustiça jogando luz sobre a história do homem que descobriu o quarteto tocando no “The Cavern” e, tomado pelo susto, resolveu tornar-se seu empresário. A vida de Brian Epstein, ao mesmo tempo trágica e gloriosa, é o foco da graphic novel O quinto beatle, lançada no ano passado no exterior e que agora chega ao Brasil pela editora Aleph. Premiado autor de espetáculos da Broadway, Vivek escreveu o roteiro, que foi ilustrado por Andrew Robinson (Conan Rei e Batman) e Kyle Baker (X-Men e Deadpool).
Futuro errante
O quinto beatle é fruto de pesquisa de mais de 20 anos que, com a escassez de informações sobre o personagem, se baseou em dezenas de entrevistas com pessoas próximas a Epstein. Mesmo em formato de quadrinhos, a história do empresário, eternamente insatisfeito com o próprio sucesso, é contada sem meias palavras, ressaltando suas vitórias, inseguranças, paixões e medos.
Filho de uma família que migrou da Lituânia com uma mão na frente e outra atrás, no final do século XIX, Epstein nasceu em 19 de setembro de 1934. Ele tinha tudo para ser um vencedor. Elegante, sofisticado e inteligente, seu rumo poderia estar no comércio que os pais mantinham em Liverpool. Mas, na própria cabeça, fervilhavam dúvidas que tinham como fundamento dois pontos: ele era judeu e gay.
Na época, essa combinação beirava o insuportável na cabeça do jovem que nunca encontrou seu lugar no mundo. Numa sociedade preconceituosa, quando a homossexualidade era crime passível de prisão, ele vivia dividido entre os próprios impulsos e a necessidade de se esconder. Envolvia-se com homens que, invariavelmente, terminavam por espancá-lo e roubá-lo.
SERVIÇO
O quinto beatle – A história de Brian Epstein
Roteiro de Vivek J. Tiwary e ilustrações de Andrew C. Robinson e Kyle Baker
168 páginas
Editora: Aleph
Preço: R$ 59,90
Nenhum comentário:
Postar um comentário