domingo, 23 de agosto de 2015

Brasil tem, em 20 anos, redução de 26% em abortos

Publicado no site Ceará Agora:
Entre 1995 e 2013, o número de abortos induzidos no Brasil caiu 26%, de acordo com um estudo realizado por pesquisadores brasileiros. A estimativa é que em 1995 foram realizados de 860 mil a 1 milhão de abortos. Em 2013, o número de abortos provocados ficou entre 687 mil e 860 mil.
Utilizando a metodologia do Instituto Guttmacher – que acaba de publicar pesquisa sobre o número de complicações após abortos nos países em desenvolvimento – a pesquisa, publicada na revista Reprodução e Climatério, da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana, foi feita por cientistas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), do Hospital Pérola Byington, em São Paulo e da Ong Ações Afirmativas em Direitos e Saúde (AADS).
De acordo com um dos autores, Mario Francisco Giani Monteiro, professor aposentado do Instituto de Medicina Social da Uerj, o estudo apontou também que as internações de mulheres por complicações do aborto diminuíram 27% nos últimos 20 anos. Segundo ele, a redução das complicações está diretamente ligada à queda no número de abortos.
“A principal razão para a redução das complicações após o aborto induzido é que o Ministério da Saúde, desde 2005, tem produzido normas técnicas recomendando uma atenção humanizada ao abortamento”, afirmou Monteiro ao Estado.

Nenhum comentário: