segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Festa da Padroeira do Crato conta com I Cavalgada e será encerrada com procissão nesta terça-feira


 Mais de 500 cavaleiros participaram, na manhã deste domingo, em Crato, da I Cavalgada de Nossa Senhora da Penha, dentro das festividades alusivas à padroeira do Município. O cortejo saiu do local onde se encontra a imagem de Nossa Senhora de Fátima, no barro Branco, às 10 horas. A concentração foi iniciada às 8 horas, mas antes mesmo já havia dezenas de pessoas. O evento passa a integrar as festividades comemorativas à santa. A festa termina na próxima terça-feira, dia 1º, com grande procissão pelas ruas da cidade, e tem como lema este “Com a Mãe da Penha, Em Jesus, Chegamos à Glória. A expectativa da igreja é que de 50 a 60 mil pessoas participem.

 A cavalgada foi encerrada por volta do meio-dia, na Sé Catedral, onde foi servida uma feijoada para os participantes, e houve um momento de oração final. As pessoas vieram de diversas comunidades do Crato e municípios vizinho. Este ano, a festa completa 247 anos, além dos 270 anos de chegada da imagem, trazidas por capuchinhos do Estado de Pernambuco.

 A concentração aconteceu aos pés da estátua de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Barro Branco, em Crato, para render louvores e se preparar para a grande jornada pelas principais ruas. Os cavaleiros começavam a chegar desde cedo. Por volta das 10 horas, todos se deslocaram ao centro, após aboios, louvores e orações. A organização da Cavalgada contou com a segurança e organização dos agentes do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran). 

Percurso da procissão na terça-feira, dia 1º.

O dia 1º contará com uma programação a partir das 6 horas, com alvorada festiva, celebrações, culminando com a missa às 16 horas, antes da procissão. O cortejo acontece em seguida, saindo da matriz da Sé, pela Rua Dom Quintino, Avenida Maildes de Siqueira, José Marrocos, Monsenhor Esmeraldo, Ratisbona, Bárbara de Alencar, Miguel Lima Verde, retornando à Praça da Sé, para a bênção do Santíssimo Sacramento e encerramento da festa. Neste dia 31, será realizado bingão beneficente, às 20 horas, na praça, de frente à matriz, além de uma ação entre amigos, com vários prêmios e quermesse com pescaria, na loja da Sé, todos os dias.

Nenhum comentário: