terça-feira, 18 de agosto de 2015

Centro Pop do Crato realiza campanha para população em situação de rua


A próxima quarta feira, 19, é considerada o Dia de Luta para o Movimento Nacional da População de Rua – MNPR. A data foi instituída em memória aos 11 anos da chacina da Sé, episódio trágico que chocou o Brasil, lembrado até hoje como o “Massacre da Sé”. Quinze pessoas em situação de rua foram brutalmente atacadas enquanto dormiam nas imediações da Praça da Sé, em São Paulo.

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (CENTRO POP) do município do Crato vai realizar durantes os dias 18 e 19 de agosto, a campanha “Resgatando Direitos, Despertando para Cidadania”. O objetivo é conscientizar as pessoas que vivem nessa realidade para a necessidade em buscar a efetivação dos seus direitos.

A Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS) estará desenvolvendo um trabalho de sensibilização em pontos específicos da cidade, realizando busca ativa, blitz educativa, exibição de vídeos sobre a temática, além de um fórum de discussão. A campanha contará ainda com a “Tenda da Cidadania”, instalada no Mercado Público Walter Peixoto, oferecendo serviços de saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, como aferição de pressão arterial e glicemia, teste HIV/AIDS, teste de tuberculose, exames para detectar possíveis casos de hanseníase e orientações diversas através dos técnicos do CENTRO POP.

A equipe que compõe a Proteção Social Especial da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social vê o momento como de suma importância para promover uma reflexão, sobre como a sociedade enxerga as pessoas que vivem em situação de rua. Trata-se de uma população marcada por invisibilidade social, sujeitas a inúmeras vulnerabilidades, como fome, frio, dependência química e violência física.

Nenhum comentário: