segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Pós-graduação da Universidade Federal do Cariri integra projeto internacional

A pós-graduação da UFCA no campo do desenvolvimento regional sustentável participará de projeto internacional entre universidades latino-americanas.
A Universidade Pontifícia Bolivariana, na Colômbia, aprovou o projeto “Construccion de oferta de educación y formacion profesional em red latino-americana y del Caribe em convergencia com geografia, ambiente y gestion tecnologica para el desarrollo”. O Laboratório de Estudos Avançados em Desenvolvimento Regional no Semiárido (Leaders), por meio do Programa em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER), será o articulador do projeto no âmbito da UFCA.
 
A Universidade Federal do Cariri, Universidade Federal de Pernambuco e Instituto Ambiental Brasil Sustentável representam o país na iniciativa, da qual também participam a Universidade Pontifícia Bolivariana (UPB) e a Universidade Autônoma Latinoamericana (Unaula).
 
O projeto investigará como a geografia, a gestão tecnológica para o desenvolvimento e o meio ambiente estão inseridos na educação superior latino-americana, em especial na Colômbia e no Brasil, bem como contribuirá para a formação interdisciplinar entre as universidades sobre a relação sociedade, natureza e território. A expectativa é que a UFCA contribua com a pesquisa a partir das contribuições desenvolvidas ao longo dos cinco anos de PRODER e de um ano e meio de atividades do Instituto de Estudos do Semiárido (IESA).
 
Pesquisadora do Leaders e co-investigadora no projeto, a professora Polliana de Luna Barreto, considera que a rede de instituições e pesquisadores “possa unir os esforços no sentido de fortalecer a pesquisa, compreendendo que a resolução de problemas científicos no que se refere à convivência do semiárido, por exemplo, em vez de resolvida isoladamente, seja pensada em conjunto. Este é um dos objetivos da interdisciplinariedade”, analisa.
 
O projeto foi aprovado em agosto e terá duração de um ano, podendo ser prorrogado por mais seis meses. A reunião com representantes das universidades encontra-se em fase de articulação, com previsão para ocorrer ainda neste semestre letivo.

Nenhum comentário: