terça-feira, 18 de agosto de 2015

Prefeitura de SP quer renomear ruas que homenageiam repressores da ditadura

A Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo lançou na manhã desta quinta-feira, 13, o programa Ruas de Memória, que tem como meta mudar o nome de ruas e logradouros da capital paulista que homenageiam pessoas ligadas à repressão promov
ida pela ditadura militar. A medida está de acordo com as recomendações feitas no texto apresentado pela Comissão Nacional da Verdade e no Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3).
Para a coordenadora de Políticas de Memória e Verdade da Secretaria, Carla Borges, essas homenagem não fazem sentido em um período democrático. “A Prefeitura não tolera esse tipo de homenagem. Não faz o menor sentido em uma democracia. O programa é uma reparação simbólica às vítimas e famílias que perderam parentes e ainda têm de ver esses nomes (dos algozes) nas ruas de São Paulo”, frisa.
Ela explica que a mudança vai ocorrer paulatinamente e que Prefeitura pretende ouvir a população moradora do local, antes de mudar o nome das ruas.  Nesta primeira etapa, foram encaminhados dois projetos para a Câmara Municipal. Um deles propõe a mudança de nome do viaduto 31 de Março, no centro da cidade. O outro impede novas nomeações de logradouros em homenagem a violadores de direitos humanos. “O executivo vai se concentrar nesses dois projetos. As demais alterações serão feitas em parcerias com os vereadores.”
fonte: Caros Amigos

Nenhum comentário: