quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Recursos do planeta para 2015 se esgotam nesta quinta-feira, 13

Um dado preocupante que não foi manchete em nenhum veículo de comunicação. Este 13 de agosto marcou o "overshoot day"ou o dia da sobrecarga ecológica mostrando que nós estamos consumindo todos o recursos do planeta em um ano em uma escalde tempo cada vez menor.

Leia matéria sobre isso publicada no Jornal O Povo:

Todos os recursos que o planeta é capaz de renovar em um ano serão consumidos nesta quinta-feira, 13, colocando a humanidade em uma dívida ecológica até 31 de dezembro, um fenômeno que está se acelerando, de acordo com a ONG Global Footprint Network.
O "dia da sobrecarga ecológica" ou "overshoot day" em inglês, caiu este ano neste 13 de agosto, estima a organização, que constata que isso tem ocorrido cada vez mais cedo, sinal de um consumo cada vez mais deslocado em relação aos recursos disponíveis.
No ano passado, este momento ocorreu em 17 de agosto, lembra em um comunicado a ONG com sede na Califórnia que divulga essa avaliação todos os anos, às vezes corrigindo ligeiramente, retrospectivamente, as datas anunciadas em anos anteriores em razão dos avanços na metodologia e atualizações dos dados.

Nenhum comentário: