segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Seminário de Comunicação do Cariri reúne 180 pessoas e debate democratização da mídia


O I Seminário de Comunicação da Região do Cariri cumpriu seu papel de debater durante dois dias a democratização da mídia no Brasil. Os debates começaram com a palestra de Inácio carvalho, do Centro de Mídia Alternativa Barão de Itararé e secretário de comunicação do PC do B no Ceará.

Inácio Carvalho destacou  a luta pela democratização no Brasil, o atual momento político de avanço das forças conservadoras e o monopólio das comunicações.

Para Inácio Carvalho,  no Brasil vigora um modelo de mídia que não é democrático, existindo aqui poucas famílias que comandam verdadeiros impérios de comunicação. Outro fator é que as chamadas grandes corporações da mídia brasileira tem lado, ou seja, tem uma visão de mundo conservadora e golpista e passam sua visão cotidianamente para a sociedade.

A cobertura jornalística da mídia também é outro ponto a ser destacado.  “Há uma tendência da mídia brasileira em passar uma visão unilateral dos acontecimentos, mostrando seu caráter golpista”, afirmou Inácio.

Carvalho defendeu ainda que “os movimentos sociais, a sociedade, os progressistas devem apresentar  ideias que tenham e façam um contraponto a realidade atual”, afirmou.
O seminário debateu sobre a democratização da comunicação, mídias alternativas, redes sociais, participação popular, televisão pública, lei de meios,  e a organização de um fórum no Cariri para debater a democratização das mídias.

O jornalista Alberto Perdigão lançou seu segundo livro “Comunicação  pública e inclusão política – reflexões sobre cidadania ativa e democracia participativa”, que tem prefácio de Cosette Castro e capa de Sérvulo Esmeraldo.

Aconteceram ainda duas mesas redondas. A primeira na manhã de sábado, 28, com o tema “A democratização o da comunicação e o atual momento político do Brasil” mediada pelo professor e radialista Sandro Leonel, tendo como debatedores os professores Roberto Siebra, do Curso de Ciências Sociais da Universidade Regional do Cariri e Anderson Sandes Freire, do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Cariri – UFCA.  A segunda mesa foi sobre o tema “mídia alternativa redes sociais e participação popular”, tendo como mediador o radialista  Tarso  Araújo e como debatedores tendo como debatedores os professores Maurício Teles, consultor da Fundação SOS Chapada do Araripe  e Aurélio Matias, diretor do Sindicato Apeoc.

A palestra final ficou com Rafael Mesquita, secretário-geral do Sindicato dos Jornalistas do Ceará, que falou sobre o atual modelo de comunicação no Brasil e as propostas e ideias dos movimentos sobre o tema.



Nenhum comentário: