quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Dicas para você gastar menos na hora de comprar material escolar

Matéria publicada no jornal O Povo de hoje.

Os materiais escolares estão até 35% mais caros em 2016. Para economizar na hora de comprar os itens, O POVO traz 12 dicas(click acima e leia). O passo que nunca deve faltar é a pesquisa de preços. Para se ter ideia da variação de valores, o lápis grafite chega a variar de R$ 0,25 a R$ 1,01 dependendo da marca escolhida pelos pais – uma variação de 396% no preço, segundo pesquisa do O POVO em cinco livrarias do Centro.

Mas, antes de ir às ruas, é importante estar atento aos 66 itens considerados proibidos de serem exigidos pelas escolas. Se encontrar um desses materiais, não compre e diga ao colégio para retirá-lo da lista. Cláudia Santos, coordenadora geral do Procon Fortaleza, cita que se deve estar atento a abusos das escolas como condicionar matrícula à compra do material e obrigar a aquisição de itens de marcas e em locais específicos.
Também não se pode cobrar uma taxa para que os materiais sejam comprados pelo colégio, sem que o estabelecimento entregue uma lista. Os pais têm que ter o direito de ver a lista e comprar itens de sua escolha.

ATENÇÃO...

As escolas não podem exigir álcool; algodão; argila; balde; balões; bastão de cola-quente; bolas de sopro; brinquedo; caneta hidrográfica (tipo pincel); caneta para lousa; canudinho; carimbo; cartolina em geral; cola em geral; copos descartáveis; cordão; creme dental, exceto se utilizado pelo aluno com exclusividade; pen drives, cartões de memória ou outros produtos de mídia; e.v.a.; elastex; envelopes; esponja para pratos; estêncil a álcool e óleo; fantoche; feltro; fita dupla face; fita durex em geral; fita para impressora; fitas decorativas; fitilhos; flanela; garrafa para água; gibi infantil; giz branco e colorido; grampeador e grampos; isopor; jogo pedagógico; jogos em geral; lã; lenços descartáveis; livro de plástico para banho; lixa em geral; maquiagem; marcador para retroprojetor; massa de modelar; material de escritório sem uso individual; material de limpeza; medicamentos; palito de churrasco, de dente, de picolé; papel em geral, exceto papel ofício em quantidade não superior a uma resma; pincel para quadro branco e para pintura; plásticos para classificador; pratos descartáveis; pregador de roupas; purpurina; sacos plásticos; tintas em geral; tnt; tonner para impressora; trincha

Nenhum comentário: