segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Festa da Baixa Rasa atrai grande público para cortejo e missa na Chapada do Araripe



Será realizada nesta segunda-feira, em Crato, com um público estimado em cerca de 2 mil pessoas, a Festa da Santa Cruz da Baixa Rasa, já tradicional na cidade. O evento realiza-se na  Chapada do Araripe, e tem o apoio da Prefeitura do Crato. Grupos de tradição, como os Irmãos Aniceto, se apresentam para um público, incluindo a participação de vaqueiros, crianças, idosos e visitantes de várias cidades do Cariri.

A concentração dos cavaleiros acontece de frente a igreja do Lameiro. Em seguida, acontece o cortejo com uma caminhada de pouco mais de dois quilômetros. O evento, uma tradição, principalmente de moradores da serra, reúne fiéis para celebração em favor do vaqueiro que se perdeu na Floresta Nacional do Araripe, há mais de um século. Ele morreu de fome e sede.

É uma manifestação da fé, genuinamente cratense, e que deixa a todos encantados. Por realizar-se em uma Área de Proteção Ambiental, a Secretaria de Cultura e a Secretaria de Meio Ambiente coordenam uma ação intersetorial para reduzir os impactos ambientais da festa, a fim de garantir a todos um acesso seguro e um momento de alento ao espírito. O evento conta também com a parceria de órgãos ambientais, como o ICMBio e o Ibama e com o SAMU, que disponibiliza duas ambulâncias.

Nos últimos anos bastante prestigiada pela população, a festa é um momento de celebração e manifestação da cultura popular. A Secretaria de Cultura do Crato convida a população a participar do evento com concentração a partir das 6h da manhã. Após o cortejo com os cavaleiros, acontece a missa às 10h. O terço às 12h.

A festa completa 101 anos. Milhares de pessoas seguem a pé, a cavalo ou de carro para a Floresta Nacional do Araripe, para dar graças e louvores à Santa Cruz, que foi erguida em memória do vaqueiro.

Nenhum comentário: