segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Mais notícias políticas da Região do Cariri

Os amigos do rei pagam a conta 

O início de 2016 deve trazer uma preocupação a mais aos prefeitos do Cariri: o pagamento aos servidores municipais. Muitas gestões, sequer, conseguiram pagar o 13º salário. Alguns dos problemas detectados são a falta de controle dos gastos públicos e o exorbitante número de cargos terceirizados, comissionados e contratados. Os chamados “amigos do rei” serão os primeiros a pagar o preço do descontrole. Prefeitos não podem mais contratar tendo como critério o apadrinhamento político. O concurso público é o caminho para uma máquina administrativa azeitada e democrática. Os apadrinhados estão com seus dias contados.

Araripe pensa em Saúde e Educação 

O prefeito de Araripe, Giovanni Guedes (PT), tem sido assediado pela imprensa. O setor quer saber o posicionamento político do prefeito que tem mandato de pouco mais de um ano. O tempo é curto para o que precisa ser feito em Araripe. Mesmo assim, Guedes tem sido claro: vai procurar o Governo do Estado para buscar parcerias importantes para o Município. As prioridades do novo prefeito serão melhorar o atendimento na Saúde e investir na Educação, oferecendo qualidade à merenda escolar, transporte de alunos e ao salário dos professores. A população de Araripe vem sendo penalizada com serviços públicos precários.

O retorno de Isaac Júnior 

O petista Isaac Júnior, que começou sua militância política no movimento sindical bancário, mais uma vez, tem seu nome cogitado para retornar à prefeitura de Mauriti. Isaac foi prefeito da cidade por duas oportunidades e, segundo dirigentes petistas, é responsável por uma das melhores gestões daquele período. No próprio PT, muitos já defendem o retorno de Isaac Júnior como uma forma de manter o partido no comando da cidade. Lá, o problema é que a oposição vem crescendo na atual gestão e preocupando a direção do Partido dos Trabalhadores. Isaac Júnior, atualmente, é um dos articuladores político do Governo do Estado. Algumas lideranças acreditam no ex-prefeito como deputado estadual, já que ele teria capital político e votos para isso, mas, em 2014, Isaac preferiu participar das elei- ções nos bastidores.

Campos Sales e a transparência 

O prefeito de Campos Sales, Moésio Loiola, é alvo constante de críticas por parte dos opositores, principalmente nas redes sociais. Mas, como vem fazendo desde o início de sua gestão, Loiola não olha para trás ou para adversários. Tem uma boa parceria com o governador Camilo Santana e alguns interessantes desafios para este ano. O prefeito conseguiu calar algumas vozes da oposição e vem realizando obras nunca feitas no Município. Além disso, tem situação confortável na Câmara e segue com segurança para a reeleição, que, óbvio, será um duro embate.

Delvamberto e as prioridades 

O prefeito de Altaneira, Delvamberto Soares, aponta algumas prioridades para 2016. Uma delas é continuar a fazer obras como as já realizadas no Sítio Taboquinha e a melhoria da pavimentação na sede do Municí- pio. Para o prefeito, a parceria do Governo do Estado é fundamental para que qualquer gestão possa encaminhar e concretizar obras. O prefeito aponta que outros pontos para sua atenção serão a modernização da máquina administrativa, o controle de gastos e maiores investimentos na Educação e Saúde.

PT tem nome próprio em Jardim 

O PT de Jardim já tem um nome para as eleições de 2016. É a vereadora Donizete Coutinho, advogada e militante histórica do partido. Donizete vem se consolidando como uma das principais lideranças da esquerda na cidade. Atualmente, os petistas apoiam a prefeita Analeda Luz. Como acontece em Jardim, o Partido dos Trabalhadores estuda o lançamento de candidaturas próprias em várias cidades do Cariri.

Potengi e a falta de transparência 

Em Potengi, o prefeito Samuel Alencar (PC do B) ainda não conseguiu colocar no site da Prefeitura todas as informações sobre as licitações feitas no Município. Numa visita ao site, verifica-se como é pouca a transparência do poder público municipal, principalmente em um momento em que os partidos de esquerda deveriam dar o bom exemplo. Alencar, que já amargou pedido de prisão preventiva por desvio de recursos públicos, tem um desafio para 2016: manter seu grupo político no poder.

Enquanto isso......

O PT de Tarrafas realiza uma plenária nesta terça-feira (5) para avaliar a atual gestão municipal. Em Farias Brito, a gestão do PC do B também vem sendo questionada por dirigentes do PT, inimigos históricos do comunista- -tucano Vandevelder Francelino. ...

O prefeito de Milagres, Hellosman Sampaio (PMDB), amarga o isolamento político. Seu grupo deve se dividir nas eleições municipais deste ano. Já em Santana do Cariri, a prefeita Danieli Machado foi parabenizada pelo Governo do Estado, junto com toda a equipe da Secretaria de Educação do Município, por elevar o índice do Programa de Alfabetização na Idade Certa.

...Em Nova Olinda, o rompimento político do prefeito Ronaldo Sampaio com o ex-prefeito Afonso Sampaio e a decisão do atual gestor em concorrer à reeleição este ano foram decisivos para o ressurgimento da oposição no Município, liderada pelos ex-prefeitos Zé e Fábia Alencar. O médico Henrique Alencar é o nome a ser defendido pela oposição.

 ...O prefeito de Assaré, Samuel Freire (PT) está temeroso com a candidatura de Evanderto Almeida. Motivo: está receoso em perder o apoio do ex-prefeito Benjamim Oliveira. Interlocutores credenciados dos ex-prefeitos já conversaram

Nenhum comentário: