quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Funceme mantém prognóstico de poucas chuvas e estiagem no CE


Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as chuvas tiveram uma significativa queda no Estado, entre terça e quarta-feira. A maior foi registrada no município de Itapajé, que chegou a apenas 31mm, seguido de Reriutaba (30mm) e São Benedito (25mm), que lideraram o ranking das dez maiores chuvas do dia, sendo que nove delas se foram na região norte. 

Apenas 43 cidades tiveram chuva. Esses dois dias com redução das precipitações, são atribuídos, pela Funceme, ao o posicionamento desfavorável do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) que, nas últimas duas semanas havia trazido boas precipitações. Segundo os pesquisadores da instituição, os vórtices são sistemas bem dinâmicos (se formam, se dissipam e variam seu posicionamento muito rapidamente) e, por isso, têm baixa previsibilidade. Eles têm como período de maior atuação dezembro e janeiro, que são os meses de pré-estação chuvosa.

Para fevereiro, a tendência é de que esse tipo de sistema deixe de atuar e comece a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema indutor de chuvas no Ceará durante a quadra chuvosa (fevereiro e maio), quando são observados cerca de 75% da chuva anual. Alguns fatores influenciam no posicionamento da ZCIT e, consequentemente na quantidade de dias em que esse sistema deve atuar no Ceará. Quanto mais tempo a ZCIT favorecer a formação de nuvens de chuva no Estado, melhor a quadra chuvosa. Se atuar pouco, haverá menos chuvas e uma quadra irregular, ou seja, seca. 

"A primeira coisa que devemos salientar é que a última previsão climática divulgada pela Funceme, aponta maior probabilidade de chuvas abaixo da média no trimestre fevereiro-março-abril. Dessa forma, as chuvas observadas neste mês de janeiro não vão influenciar numa análise posterior do trimestre para o qual o prognóstico apontou", explicou Meyre Sakamoto, supervisora do Núcleo de Meteorologia.

Ainda de acordo com o levantamento da Funceme, a previsão para o próximo trimestre mostra que alguns fatores têm grande chance de influenciar negativamente na atuação da ZCIT, como o El Niño (aquecimento no Oceano Pacífico) e um dipolo desfavorável no Oceano Atlântico Tropical. Com isso, há grande chance de o acumulado de chuvas dos 90 dias entre fevereiro e abril, período para qual foi apontada a previsão, fique abaixo da média histórica do trimestre. 

fonte: Jornal Diário do Nordeste

Nenhum comentário: