sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Marcha contra a Corrupção chega ao município de Assaré


15ª Marcha contra a Corrupção e pela Vida, promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE), em parceria com movimentos da sociedade civil, está, nesta quinta-feira, 14, no município deAssaré (a 508,1 quilômetros de Fortaleza). A ação foi lançada na quinta-feira, 7, e já passou pela cidade de Antonina do Norte. Objetivo é percorrer ainda os municípios de Altaneira, Nova Olinda, Crato e Juazeiro do Norte. 

A Marcha tem como objetivo estimular e fortalecer a luta do povo contra a corrupção; ensinar a prática da fiscalização das prestações de contas públicas; visitar as Câmaras Municipais para análise de ações; divulgar e estimular o uso da Lei de Acesso à Informação; cobrar dos governos municipais o Portal da Transparência e motivar a sociedade a acessá-los; visitar obras paradas e encaminhar relatórios às autoridades competentes; dentre outras.

Em Assaré, o evento contou com apresentações de trabalhos referentes a outras edições da Marcha, na Câmara Municipal. Estiveram presentes o prefeito de Assaré, Samuel Freire; o Presidente da Câmara, Antonio Pinheiro, secretários municipais, representantes de associações e sociedade civil. A visita ao município incluiu também visitas às obras paradas e às obras da gestão, análise dos balancetes e uma Aula de Cidadania, ministrada por técnicos da Controladoria-Geral da União (CGU).
A ação é organizada no Estado pela Ação Cearense de Combate à Corrupção e à Impunidade (Acecci) e integra movimento nacional que já somou mais de três mil quilômetros por todo o País. Entre os órgãos envolvidos, estão a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e diversos sindicatos.
Município
O advogado José Arimatéia Dantas Lacerda, coordenador da Força Tarefa da 15ª Marcha Contra a Corrupção e Pela Vida, falou que a caminhada a pé demonstra a determinação do grupo. “Trajetos como o de Antonina do Norte a Assaré, por ter um trecho de uma subida íngreme e extenso, exige muito esforço físico. Mas, queremos demonstrar que saímos da nossa zona de conforto para que possamos adentrar nos corações das pessoas, levando informação e esperança", disse.

Em Assaré, segundo Arimatéia, foram identificadas algumas irregularidades como obras inadequadas de calçamento, construção de posto de saúde parada desde 2011, dentre outros. A expectativa é de que sejam protocoladas novas denúncias junto ao Ministério Público sobre as ações.


O prefeito, Samuel Freire, disse que a visita é “uma colaboração importante para promover a transparência e dar celeridade no andamento de processos entravados na Justiça”. “É um trabalho voluntário, pouco reconhecido ainda, mas é feito com muita seriedade, com apoio de importantes órgãos, e deverá alcançar um sentimento de idealismo comum”, destacou.

A Romaria da Cidadania na 15ª Marcha Contra a Corrupção e pela Vida culminará com uma audiência pública que acontecerá em Juazeiro do Norte, no dia 25 de janeiro, onde será apresentado relatório geral do que foi levantado nos municípios.

A principal característica dos Romeiros da Cidadania Contra a Corrupção é que todo o trajeto é feito a pé, como o próprio nome sugere, em romaria, com camisas personalizadas que dizem: “A corrupção mata: reaja!

A marcha na Região do Cariri com os Romeiros da Cidadania se inspira nas figuras históricas de luta em combate às consequências da seca: Padre Cícero, Beato Zé Lourenço, Beata Maria de Araújo, José Martiniano de Alencar, e Patativa do Assaré que, em sua obra, defendia também a igualdade de direitos e o zelo pelo que é púbico através da ética e respeito ao povo.

Nenhum comentário: