quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Sementes do Hora de Plantar são insucfiientes, apontam produtores

As chuvas que banharam o sertão cearense nos últimos dias trouxeram esperança para os produtores rurais. Ao mesmo tempo, o governo do Estado autorizou a distribuição das sementes do programa Hora de Plantar, mas a quantidade, que vem diminuindo nos últimos quatro anos, é insuficiente para atender à demanda. 

Com as precipitações, os agricultores se apressaram em preparar a terra para o plantio de sequeiro (aquele que depende exclusivamente da chuva). A maioria tenta aproveitar o período favorável ao cultivo. Os escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) começaram a distribuir as sementes, mas logo surgiram problemas recorrentes: longas filas e quantidade insuficiente para atender à demanda. 

As reclamações aumentaram em vários municípios. Em alguns casos, agricultores passam a noite na calçada das unidades de atendimento. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iguatu, Evanilson Saraiva, defende a antecipação da entrega. "

O coordenador de Desenvolvimento da Agricultura Familiar da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Itamar Lemos, reconheceu que a quantidade de sementes é insuficiente para a demanda e confirmou que houve uma redução na compra do produto. O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Ceará (Fetraece), Luís Carlos Ribeiro, confirma as reclamações do Interior. Ele também defende a distribuição com antecedência e que os agricultores tenham autonomia para criar bancos e casas de sementes.

Jornal Diário do Nordeste

Nenhum comentário: