terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

A torcida do Corinthians goleia a Globo

Por Altamiro Borges
Blog do Miro
Na quinta-feira (11), a torcida organizada Gaviões da Fiel surpreendeu todo mundo ao exibir faixas contra a TV Globo e a corrupção no futebol durante o jogo entre o Corinthians e o Capivariano. A PM de Geraldo Alckmin reprimiu os manifestantes e a emissora, que adora bravatear sobre a liberdade de expressão, censurou o protesto pacífico. Já neste domingo (14), durante a partida contra o São Paulo, na Arena de Itaquera, a torcida não se intimidou e voltou a golear o império global. As faixas foram ainda mais politizadas: “Futebol é refém da Rede Globo”, “Ingresso mais barato”, “CBF e FPF, vergonhas do futebol”. Sobrou até para o governador Geraldo Alckmin, o queridinho da famiglia Marinho: “Quem vai punir o ladrão da merenda?”. Foi um show de bola!

A TV Globo novamente censurou as imagens do protesto, tratando os seus telespectadores como autênticos “midiotas”. Mas, na era da internet, as faixas bombaram nas redes sociais. Já os outros veículos da mídia, como num conluio mafioso, evitaram dar destaque para a manifestação. A Band, que também transmite o campeonato paulista num acordo de bastidores com a famiglia Marinho, caiu no ridículo. Seu comentarista, o ex-jogador Neto, chegou a afirmar “que não dá para ler direito o que está escrito”. O Portal Terra até registrou o episódio, mas tratou a torcida corintiana como “facção” – um termo pejorativo –, limpou a barra do governador tucano e tentou rebaixar o protesto. Mesmo assim, vale conferir o seu relato para registro histórico:

*****

Torcida do Corinthians repete protesto contra CBF e Globo

A torcida organizada Gaviões da Fiel voltou a protestar no clássico contra o São Paulo, nesse domingo, na Arena de Itaquera, contra a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a Federação Paulista de Futebol (FPF) e a Rede Globo de Televisão, que detém os direitos de transmissão do Campeonato Paulista. Com faixas erguidas logo no começo do segundo tempo, a facção ligada ao Corinthians também pediu ingressos mais baratos e se manifestou contra o deputado estadual Fernando Capez (PSDB-SP), um dos críticos das uniformizadas paulistas.

"CBF e FPF, vergonha do futebol", dizia a primeira faixa erguida pelos torcedores. Com ela em mãos, os organizados desceram para perto do alambrado e estenderam o manifesto em um local visível na transmissão oficial da partida pela televisão. "Futebol refém da Rede Globo" e "ingresso mais barato" eram outras mensagens de protesto que apareceram na arquibancada.

"Quem vai punir o ladrão da merenda?", indagava uma quarta faixa dos uniformizados alvinegros. O protesto é uma referência direta ao deputado tucano Fernando Capez, que defende a extinção das uniformizadas. Presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, o político foi citado por delatores como um dos beneficiários de um esquema de pagamento de propina em contratos superfaturados de merenda escolar. Ele nega a acusação.

Com as faixas em punho, os organizados entoaram um canto de protesto. "Ladrão, devolve o futebol para o povão", gritavam os membros da Gaviões da Fiel. Na vitória por 2 a 1 contra o Capivariano, na última quinta-feira, a fação pendurou uma faixa com críticas à Rede Globo nas arquibancadas. A Polícia Militar, alegando que a faixa trazia dizeres ofensivos, exigiu a retirada do material e iniciou um tumulto nas arquibancadas.

O descontentamento da Gaviões da Fiel com a Rede Globo e as entidades que regulam o futebol paulista e brasileiro teve inicio após uma suspensão de 60 dias ser aplicada à facção. Os organizados foram punidos pela FPF por utilizarem sinalizadores na final da Copa São Paulo de Juniores, disputada entre o Timão e Flamengo, no Pacaembu. Dois protestos em frente à sede da federação paulista já foram realizados pela uniformizada alvinegra desde então.

Nenhum comentário: