terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

OAB Crato cria Escola Superior de Advocacia



A Subseção da OAB Crato realizou na manhã de ontem, 15, a primeira reunião ordinária para criação da Escola Superior de Advocacia do Crato (ESA). A reunião contou com a participação de Aderson  Feitosa, presidente da OAB Crato e dos advogados Reno Feitosa e Jonas Gomes de Matos.

De acordo com Aderson Feitosa a Escola Superior de Advocacia surge em um momento em que está se dando a descentralização  das escolas superiores de Advocacia, que só existiam na capital. “Agora cada subseção terá sua escola e  poderá fomentar cursos e capacitações para advogados, e estudantes de direito da nossa região” afirmou lembrando estar muito feliz com a criação da escola em Crato, que sempre foi uma reivindicação  e cobrança de todos os advogados da subseção.

A ESA do Crato será coordenada pelo professor universitário, escritor  e advogado Reno Feitosa e como coordenador-adjunto  o advogado Jonas Gomes de Matos.

Incialmente a escola irá funcionar na sede da OAB Crato.

A criação da ESA Crato faz parte das ações da OAB Ceará e fez parte de uma reivindicação feita pelos advogados caririenses. Outras subseções no Cariri como Juazeiro e Brejo Santo também terão suas escolas, e, segundo Aderson Feitosa, a ideia principal é que em um futuro próximo seja criada a ESA Cariri contemplando todos advogados e estudantes de direito de toda a Região do Cariri , em um espaço físico próprio.

Para o Dr. Reno Feitosa coordenador da ESA do Crato  esse primeiro momento é fazer um amplo debate para descobrir os caminhos da Escola Superior da Advocacia do Crato. “Isso deve ser feito em conjunto com os representantes das diversas subseções para desenvolvermos atividades em conjunto”, afirma.

Segundo Reno Feitosa o objetivo maior   da ESA é manter a atualização do debate jurídico junto aos  profissionais da advocacia, principalmente pelo fato de que hoje  seja no ponto da vista da teoria jurídica e no âmbito da  prática judiciária o direito vem sofrendo uma transformação em alta velocidade. E requer um debate constante e atualizado a respeito dos temas  que pautam a  atividade do judiciário e  pleitos socais  que se põem em debate e requer soluções.


Para Reno os debates e a formação dos advogados acontecem em um momento fundamental na formação da sociedade brasileira. “O advogado é o porta-voz da cidadania, já que ele pleiteia o direito das pessoas perante o judiciário. Então,  o papel que desempenhamos no cotidiano do Estado Democrático de Direito requer que nós tenhamos uma capacidade cognitiva e de aprendizado,  na elaboração de raciocínio e de discurso jurídico aprimorado e condizente com a demanda da sociedade.

Nenhum comentário: