domingo, 21 de fevereiro de 2016

Dicas para quem quer ser feelancer

Como render mais fazendo freela

Seja para complementar a renda ou ser a única fonte de receita, o trabalho como freelancer requer alguns cuidados. Saber administrar a renda é primordial para quem quer seguir esse caminho. A revisora Joice Nunes, do site Papel Ofício, conta que, quando entrou no mercado, ‘metia os pés pelas mãos’. “Depois eu fui buscando informações, sempre reservando uma quantia para manter as contas pagas”, afirma.
Segundo o economista e consultor financeiro Raimundo Padilha, quando a renda mensal é incerta, como é no caso dos freelancers, a construção do orçamento deve ser ainda mais elaborada. “O freelancer deve se programar e analisar os gastos, fazendo uma reserva de recursos nos meses de maior demanda”, alerta.
O fotógrafo João Pedro Souza afirma que estipula uma quantia para os gastos fixos e tenta não extrapolar o orçamento. “Eu sei que tenho que pagar meu plano de saúde e a conta de energia, por exemplo, por isso já guardo esse dinheiro”, diz o fotógrafo.
Ainda de acordo com Padilha, o profissional freelancer deve priorizar as compras a vista para não ter dívidas a longo prazo. “Quando se tem uma renda constante, fica mais fácil controlar os gastos. Mas quando se é freelancer, o orçamento deve ser feito por períodos, sempre evitando comprar sem necessidade”, conclui.
Organização
Se organizar para entregar os trabalhos em dia é uma das primeiras atitudes para se estabilizar e aumentar a renda como freelancer. Joice conta que, entre dissertações, livros e teses, recebe cerca de seis trabalhos por mês. Para dar conta, ela prepara uma rotina rígida, mesmo trabalhando em casa.
“O trabalho em casa pode trazer muitas distrações. Então, montei algumas estratégias como um horário de trabalho certo para acordar e começar como se fosse um emprego fora de casa”, diz.
Além disso, às vezes, quando ela percebe que não poderá entregar o serviço dentro do prazo, ela busca ajuda de outros revisores. O importante é que o cliente receba o produto. “Eu conto com a colaboração de mais dois revisores, um de Londrina e outro de São Paulo. Primeiro eu os analisei, e hoje, quando tenho muita demanda, elas revisam para mim alguns trabalhos”, conta.
Quando o trabalho é entregue no prazo, o cliente fica satisfeito e pode fazer propaganda do seu serviço. Segundo Abílio Diógenes, especialista em Marketing, ter compromisso com o cliente está relacionado com a imagem do profissional freelancer. “Quando você tem uma imagem positiva, você consegue fidelizar o cliente. A imagem não é só o visual, é também a percepção das experiências que o cliente terá com você”, diz.

Nenhum comentário: