segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

URCA concede Título de Doutor Honoris Causa a Phd em Bioquímica Toxicológica

Concedido Título de Doutor Honoris Causa, a maior honraria da Universidade Regional do Cariri (URCA), ao Doutor Phd João Batista Teixeira da Rocha. A entrega aconteceu na 1ª reunião Ordinária solene do Conselho Universitário (CONSUNI), realizada no dia 11 de fevereiro, no Salão de Atos da URCA, presidida pelo Reitor, Professor José Patrício Melo. Na ocasião, estavam presentes os membros do conselho e convidados.

 A deliberação do CONSUNI aconteceu na terceira reunião ordinária realizada em 7 de outubro de 2015. Foi destaca a importante contribuição do Professor João Batista para o desenvolvimento científico no Brasil, e em particular a sua com a URCA, na implantação do primeiro Doutorado Interinstitucional em Biologia Toxicológica da URCA. O título é uma forma de reconhecimento e gratidão da Universidade.

O Phd João Batista é membro da Academia Brasileira de Ciência e ocupa o 23ª lugar na pesquisa mundial e o primeiro lugar na área de Bioquímica Toxicológica no Brasil. O Professor Doutor da URCA, Álamo Feitosa, ressaltou a importante contribuição do docente na implantação do doutorado interinstitucional na URCA e sua atuação no campo da produção científica, tendo sido importante o seu trabalho, imprescindível para que a Universidade tivesse implantado o doutorado.

 O Reitor Patrício Melo fez um agradecimento especial ao agraciado, ao mesmo tempo em que destacou a sua atuação como importante no sentido de abrir portas como o primeiro Dinter da URCA, para que outros fossem implementados nesse sentido, contribuindo para o processo de formação dos professores.

 No próximo mês de março, a URCA irá completar três décadas de atuação na Região, e o Reitor ressaltou todo um histórico de luta da URCA, no que ele destaca pelo bom combate, com muitos êxitos. Nos últimos anos, dá ênfase para o crescimento na área da graduação e pós-graduação, com enfoque para a representatividade institucional e com uma ampla função social da Universidade no Cariri e Centro Sul. “Por meio desse programa de formação quebramos alguns paradigmas, mas são lutas cotidianas”, afirma.

 O título, segundo o Reitor, comunica a sociedade regional, e a comunidade acadêmica nacional e internacional, que a passagem do Professor João Batista rendeu frutos, que impactaram na vida de uma comunidade acadêmica, na formação de novos quadros docentes, na qualidade da pesquisa e pós-graduação desta casa.

 O Professor João Batista destaca a atuação do Professor Álamo na URCA, como grande pesquisador e seu trabalho indispensável para a criação do doutorado. Ele disse que pretende continuar sua parceria com a URCA e ressaltou ser uma honra receber o título da Universidade.

Nenhum comentário: