sábado, 27 de agosto de 2016

'Mete a Colher': Mulheres buscam financiamento para lançar aplicativo contra violência doméstica

Há quatro meses, seis mulheres participaram da Startup Weekend Women, em Recife, com a missão de criar de um serviço de inovação em 54 horas. A partir dos dados alarmantes sobre a violência doméstica no País, nasceu a ideia para um aplicativo que unisse as mulheres que estão em relacionamentos abusivos e àquelas que querem ajudá-las. Agora, o "Mete a Colher" tem 21 dias para sair do papel, com uma campanha de financiamento coletivo que vai até 16 de setembro.

Juntas, Emily Blyza, idealizadora do projeto, Aline Silveira, designer, Lhaís Rodrigues, desenvolvedora, Renata Albertim, jornalista, Thaísa Queiroz, publicitária, e a designer Carol Cani, criaram um grupo no Facebook de apoio mútuo às mulheres em situação de violência doméstica. "Desde o primeiro fim de semana em que nossa página entrou no ar, recebemos pedidos de ajuda e relatos de abuso por inbox. Na grande maioria das vezes, as mulheres precisavam apenas desabafar e ter alguém que as escutasse sem julgamentos e mostrasse apoio, um ombro amigo", contou Aline.

Segundo a designer, em alguns casos, foi preciso colocar as mulheres que pediam ajuda em contato com advogados e psicólogos, ou mesmo indicar centros de apoio. ''Essas experiências deixaram claro qual era a real necessidade a ser suprida pelo app: colocar as mulheres em contato umas com as outras, criando um ambiente seguro onde elas podem compartilhar suas histórias e se apoiar mutuamente, materializando o conceito de sonoridade que é tão importante para nós".

- Jornal O Povo

Nenhum comentário: