quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Baú de Leitura entregará 2 mil livros na região do Cariri

O projeto Baú de Leitura entrega, entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro, 2.000 livros para bibliotecas públicas da região do Cariri. A entrega ocorrerá nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Brejo Santo. A iniciativa, apoiada pela Coelce, busca promover o incentivo e a democratização da leitura. Ao longo deste ano, já foram entregues 10 baús nos municípios de Fortaleza, Pentecoste, Maranguape, Itaitinga e Aracati. Ao todo, 30 baús serão entregues até o final do ano a bibliotecas comunitárias cadastradas junto à rede estadual gerida pela Secult-CE.

Realizado pela Casa do Conto, o Baú de Leitura foi criado em 2005, para ampliar a alfabetização em comunidades de baixa renda do Ceará. O projeto entrega um baú em cada comunidade com 400 livros para crianças e adolescentes. Nos dez anos do projeto foram entregues 309 baús em 86 cidades do Ceará. Até dezembro de 2015, o projeto já beneficiou mais de 100 mil crianças e adolescentes de escolas públicas e organizações não-governamentais e está atualmente beneficiando bibliotecas comunitárias para expandir a oferta e alcançar mais leitores. Durante a entrega do Baú de Leitura há sempre uma sessão de contação de histórias com a equipe da Casa do Conto. Os contos são narrados de maneira lúdica, acompanhados por músicas, a fim de estimular ainda mais o gosto pela leitura.

O projeto reforça o compromisso da Coelce com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) “Educação de Qualidade”, uma agenda de objetivos e metas originados a partir da Rio +20 e aprovados na Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (25-27 de setembro 2015). Ao todo são 17 objetivos e 169 metas úteis para o desenvolvimento sustentável, desafios que requerem uma parceria global com a participação ativa de todos, incluindo governos, sociedade civil, setor privado, academia, mídia, e Nações Unidas. Mais informações em: http://www.pnud.org.br/.

Nenhum comentário: