terça-feira, 13 de novembro de 2007

Carta de um leitor do blog sobre a situação da URCA

Prezado Senhor Tarso Araújo:

Tenho acompanhado atentamente o seu blog, e mais especificamente o debate em torno da greve dos professores da URCA. Sou caririense, fui estudante da URCA, fui professor substituto, e agora moro em Fortaleza. Em 2003, quando do processo de consulta para escolha do reitor da universidade, e a conseqüente nomeação do Senhor André Herzog, eu era professor substituto nessa valiosa instituição e fiquei estarrecido com os acontecimentos ocorridos. Invasão, depredação do patrimônio público, desobediência civil, incitação ao desrespeito às leis... Enfim, uma série de acontecimentos que marcaram negativamente a história da URCA. Depois, em 2004, deixei a URCA e fui trabalhar noutra instituição. Mas continuei acompanhando, através de amigos, da imprensa, do site institucional, o que acontecia na instituição que me formou. A URCA cresceu, mesmo contra a vontade daqueles que não aceitaram a decisão, legal e legitima, do governador Lucio Alcântara. Ano passado, quando se aproximava o período eleitoral aconteceu uma greve. Pelo que eu soube, sem ter havido qualquer negociação com a reitoria ou o governo. No comando de greve estavam todos aqueles que participaram da invasão em 2003. Uma greve eminentemente política, pois o objetivo era desgastar o já desgastado André Herzog e o bem avaliado Lúcio Alcântara. Lúcio perdeu as eleições. Veio então um novo processo de consulta. Todos se uniram contra o candidato da situação: comunistas, petistas, os que perderam os cargos em 2003 (e que ocuparam esses cargos por 6, 7, 8, 10, 15 anos), socialistas(?!). O povo mais radical(leia-se PSTU) ficou de camarote. O candidato da oposição ganhou. Nova reitoria. Novos planos. Todos esperávamos uma administração verdadeiramente nova, com atitudes diferentes. Mas pelo visto, o novo já ficou velho. A nota da administração da URCA explicita, caro Tarso, o que o senhor vem escrevendo: manipulação, pressão, autoritarismo, incoerência... Mas o que podemos esperar de uma administração comandada por comunistas e petistas de linha stalinista? Inclusive, sugiro ao senhor, que pesquise sobre o stalinismo. O senhor verá que qualquer semelhança com a atual administração da URCA não é mera coincidência.

Atenciosamente,

Homem Cariri

PS: Neste momento, prefiro não me identitificar, pois tenho parente trabalhando na urca e tenho receios de que ele possa sofrer algum tipo de perseguição.


Nosso comentário: Não sei nem conhece quem me enviou essa mensagem, mas ela ficará no blog. Espero que um dia o autor desta mensagem tenha coragem de se manifestar. Fica para reflexão de todos. Acho sim que o stalinismo é algo vivo hoje na Urca.

Nenhum comentário: