Começa hoje a greve dos professores da Universidade Regional do Cariri – URCA e da Universidade Estadual do Ceará – UECE. A greve foi decretada em assembléia geral realizada na última quarta-feira, quando os professores deliberaram pelo movimento grevista como forma de pressionar o governo a negociar e atender as reivindicações da categoria.
Desde janeiro deste ano que representantes dos professores participam de reuniões com o Governo do Estado para elaborar o Plano de Cargos, Carreira e Vencimento – PCCV da categoria. Já em maio o Governo rebaixou a proposta inicial do plano, propondo um aumento escalonado em quatro anos, enquanto os sindicatos propuseram o aumento em duas etapas(2007-2008).
Em reunião no último dia 5 de novembro entre os sindicatos (SINDURCA, SINDUVA e SINDUECE) e o Secretário de Ciência e Tecnologia Renê Barreira, este reafirmou que a proposta de PCCV do governo não se alterou. Sobre o piso salarial o secretário não sabia informar nada.
Quanto à Dedicação Exclusiva (DE) solicitada por alguns professores da URCA a mais de 12 anos, em conversa com PGE (Procuradoria Geral do Estado) foi informado que o parecer emitido foi pelo indeferimento destas DE´s. A argumentação é que a Lei Estadual que fala de DE não especifica os critérios para obtenção da mesma. Ainda foi dito que se o Governo do Estado não providenciar uma Lei especificando os critérios para obtenção de DE, todas as DE´s já concedidas podem ser retiradas, pois seriam "ilegais". Na reunião com a SECITECE, sindicalistas alertaram e cobraram uma atitude do Secretário com relação a este fato gravíssimo.
Atualmente, informam dirigentes dos sindicatos de professores da URCA e UECE as negociações estão paradas por parte do Governo e não há outra alternativa a não ser uma greve que possa pressionar o Governo Cid Gomes a negociar com os professores. Os estudantes estão apoiando a mobilização dos professores que na pauta incluem reivindicações que atendem aos interesses dos estudantes das universidades públicas estaduais do Ceará.
O comando de greve formado por dirigentes do SINDURCA, professores e estudantes pedem a todos que colaborem com o sucesso do movimento, paralisando todas as atividades acadêmicas até que o governo negocie com os sindicatos e atenda as reivindicações da categoria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário