domingo, 4 de novembro de 2007

Geopark Araripe

Alô amigos do blog recebi e-mail do arquiteto José Sales solicitando divulgação do blog do Geopark Araripe. Aí vai o endereço: http://geoparkararipe.blogspot.com/
Com certeza o Geopark é um dos mais importantes projetos já realizados na Região do Cariri. Teve início na gestão do Reitor André Herzog e tem continuidade agora. O Governo do Estado, inclusive, transformou o Geopark em um projeto de âmbito estadual e está diretamente envolvido no desenvolvimento do Geopark.
O Geopark vai sobreviver. Mesmo que algumas cabeças pensantes da nova administração da URCA tenham dito em um passado não muito distante que era um projeto megalomaníaco e sem futuro. Queimaram a língua. Até o Governador Cid Gomes, com tantos problemas a resolver notou a importância desse projeto para a Região do Cariri.

2 comentários:

José Sales disse...

Um dos fios da meada do Programa Cidades do Ceará poderá ser o Geopark Araripe a ser implantaddo em seis municípios da região: Santana do Cariri, Nova Olinda, Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Missão Velha. Por exemplo: dois dos geotopes passam pelarecuperação ambiental do Rio Batateiras: Geotope Batateiras e Geotope Devoniano. O Parque do Riacho do Meio, em Barbalha é importante para o próprio município e para a região. Não é a toa que proposta foi reconhecida e premiada pelo IPHAN/ MCULTURA, reconhecida pela UNESCO e agora considerada importantíssima pelo BANCO MUNDIAL.

José Sales disse...

Estão ainda na jogada, o MCT/ Ministério da Ciência e Tecnologia, o MMA/ Ministério do Meio Ambiente e outros ministérios estão avaliado a proposição também. A UnB julgou a proposta de grande relevância para a Meso Região do Araripe e da Ecorregião Ibiapaba/ Araripe. Além disso a Universität Hamburg e a Universität Berlin, já referendaram interesse.