terça-feira, 24 de junho de 2008

Coluna Política de Donizete Arruda

Acompnhem leitores a Coluna Política, do jornalista Donizete Arruda, publicada na edição de hoje do Jornal do Cariri.


Raimundão é o favorito
A semana é decisiva para a escolha do candidato a prefeito de Juazeiro do Norte. O prefeito Raimundo Macedo intensifica os contatos e a pressão para viabilizar sua candidatura a reeleição. Contabiliza 32 convencionais na folha de pagamento da Prefeitura de Juazeiro. Um forte indicativo sobre seu favoritismo na disputa contra o deputado federal Manoel Salviano. Indiferente a esse dado, Salviano demonstra confiança e assegura que surpreenderá e será escolhido o candidato do PSDB por um único motivo: se Raimundão ganhar, os tucanos perdem as eleições. Já se ele ganhar, sua vitória é provável e o PSDB continuará no comando da Prefeitura de Juazeiro do Norte.

Totalmente fora do jogo
O prefeito Raimundo Macedo avisou aos aliados mais próximos. Se perder a convenção para o deputado Manoel Salviano já tomou uma decisão: não irá apoiar nem a candidatura do próprio Salviano, muito menos do ex-prefeito Carlos Cruz ou do petista Manoel Santana. Raimundão definiu que adotará a neutralidade e não se envolverá em nada nas eleições de outubro. E outra medida que ele não confirma, mas decidiu também: deixará o PSDB. Contudo, Raimundão aposta que sairá vencedor do duelo contra Salviano.

Tasso não vem a Juazeiro
O senador Tasso Jereissati irá prestigiar mesmo apenas a convenção do prefeito Samuel Araripe, no Crato. Tasso comunicou ao prefeito Raimundo Macedo que não irá comparecer à convenção tucana em Juazeiro. Prefere ficar distante da guerra entre Raimundão e Manoel Salviano. Assim, Samuel Araripe foi o escolhido para realizar uma convenção no Cariri com a presença de Tasso Jereissati. O senador tucano acredita na reeleição de Samuel Araripe e assumiu o compromisso de participar agora da campanha do PSDB no Crato.

Não põe os pés
O governador Cid Gomes avisou aos presidentes dos partidos que lhe dão sustentação em seu governo que não irá participar de campanhas eleitorais nos municípios onde exista divisão em sua base política. O recado atinge em cheio aos municípios de Juazeiro do Norte e do Crato. Nessas duas cidades, Cid não se envolverá. Terá um papel a desempenhar apenas em Barbalha onde pretende eleger José Leite que uniu todas as siglas governistas em torno de sua candidatura.

Licença preventiva
O prefeito de Barbalha, Rommel Feijó, passou esses últimos quatro anos lutando para não ter seu mandato cassado pela Justiça Eleitoral por abuso de poder. Precavendo-se, Rommel analisa com sua assessoria jurídica e deve anunciar tão logo sua candidatura a reeleição seja homologada o pedido de licença da prefeitura por 90 dias. Com o gesto, quer mostrar ao Poder Judiciário e ao eleitor de Barbalha que fará uma campanha limpa e sem o uso da máquina da prefeitura administrada por ele. Quer ter no período eleitoral um comportamento irrepreensível para não viver o mesmo drama de ter sua eleição contestada, fragilizando um eventual segundo Governo.

Problemas no TCU
O Tribunal de Contas da União(TCU) divulga na primeira semana de julho uma relação de prefeitos e ex-prefeitos que estarão na lista suja desse tribunal. O TCU prepara esse documento. Nele, hoje estariam dois dos principais candidatos de Juazeiro: o prefeito Raimundo Macedo e o ex-prefeito Carlos Cruz. Ambos estariam com suas candidaturas impugnadas. A saída para Raimundão e Carlos Cruz é conseguir uma liminar que permita a candidatura deles. Raimundão esteve em Brasília nas últimas semanas atrás de resolver seu problema no TCU, já que no TCM o obstáculo jurídico foi superado. Carlos Cruz também precisa de duas liminares, e até agora não conseguiu nenhuma. É grande a expectativa, pois se eles não conseguirem a liminar não terão registro de suas candidaturas.


Não abre mão
O vereador André Barreto se revoltou com os movimentos do deputado estadual Sineval Roque. Respaldado pelo Palácio Iracema, Roque iniciou negociações para que André renunciasse à sua pré-candidatura e passasse a apoiá-lo. Essa articulação agradaria e muito ao governador Cid Gomes. Mas, essa união por enquanto fracassou. André Barreto garante que é candidato e não aceita mais sequer conversar se o assunto na pauta for sua desistência de concorrer à prefeitura do Crato.

Medo de naufrágio
O prefeito de Várzea Alegre, José Helder, anda angustiado com as dificuldades em sua administração. Contava com a impugnação de seu principal adversário, João Eufrásio. Essa hipótese foi descartada. A Justiça do Ceará concedeu liminar viabilizando a candidatura de João Eufrásio que, a seu favor, tem a força e o prestígio do 1º Secretário da Assembléia Legislativa, o deputado Zezinho Albuquerque. Helder sabe da amizade que une Zezinho ao governador Cid Gomes e teme ter sua reeleição rifada pelo Palácio Iracema, apesar de ter ouvido do governador Cid Gomes que ele seria seu candidato.

Disse me disse
• Reviravolta na sucessão de Aurora. O prefeito Carlos Macedo irá apoiar a candidatura do promotor Alcides Evangelista do PDT, indicando o vice.
• Já o todo poderoso homem de Raimundão, Adailton Macedo, fechou aliança com o PCdoB para apoiá-lo em Aurora.
• O PT fechou questão: não apoiará e indo além, repudia a candidatura da ex-prefeita Fábia Brito em Nova Olinda , mesmo ela sendo filiada ao PSB. Os petistas dizem que Fábia não tem nada de socialista.
• Desculpe a ignorância, vale ouro um voto na convenção do PSDB de Juazeiro do Norte ?

Nenhum comentário: