quarta-feira, 18 de junho de 2008

NOTÍCIAS NO JORNAL DO CARIRI

Segue abaixo principais notícias que são destaque na edição desta semana do Jornal do Cariri.

Trem da alegria
Promotores pedem afastamento de apadrinhados políticos


O Ministério Público Estadual quer o fim do trem da alegria criado pelo prefeito Raimundo Macedo (PSDB) e a anulação de todos os atos de nomeação de aliados políticos para os 553 cargos comissionados instituídos através de projetos aprovados pela Câmara Municipal de Juazeiro do Norte. É mais uma crise que surge para Macedo administrar. Os promotores de Justiça Delma Longo e Leonardo Santiago entraram com uma ação civil pública e com o pedido de inconstitucionalidade das leis 043 e 044/2008, que criaram o trem da alegria na Prefeitura de Juazeiro. Querem que, em 48 horas, a Prefeitura apresente todos os atos de nomeação dos ocupantes dos cargos comissionados.


Racha no PSDB
Raimundão descarta pesquisa e enfrenta Salviano na convenção


O prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo, não quer mais saber de acordo com o deputado federal Manoel Salviano para a escolha de um único candidato do PSDB. A decisão dele é concorrer à convenção municipal tucana a se realizar no dia 28. Assim, a hipótese dele retirar seu nome ou ser ungido candidato com base em uma pesquisa eleitoral coordenada pelo senador Tasso Jereissati está inteiramente descartada. Essa decisão foi anunciada ao Jornal do Cariri pelo secretário de Governo de Macedo, o ex-senador Reginaldo Duarte.

CULTURA
Mestre Noza divulga artesanato de Juazeiro

O Centro de Cultura Popular Mestre Noza é um dos mais procurados por turistas e colecionados em Juazeiro do Norte. Com trabalhos variados, utilizando material diverso, o Mestre Noza chama atenção pela expressão de um artesanato que está na alma dos romeiros de Padre Cícero.

Drogas e prostituição
Crimes crescem e assustam cratenses


Os números sobre o envolvimento de crianças e adolescentes com o consumo de álcool e prostituição infantil são assustadores. A vereadora Joana Pedrosa (PSB) alerta que há muitos casos graves de prostituição infantil no Crato. As autoridades devem se mobilizar. Os números da Secretaria de Ação Social e do Conselho Tutelar são alarmantes. O bairro Batateira é um dos principais pontos de prostituição de adolescentes.

Taxa de Iluminação Pública
Juiz impede cobrança com a conta da Coelce

O Juiz Ademar Silva Lima deferiu pedido de um cidadão juazeirense para que a cobrança da taxa de iluminação pública seja feita de forma separada do boleto da conta de energia elétrica mensal. A contribuição não é ilegal, mas a cobrança na fatura de energia é facultada por lei. Já foram ajuizadas outras ações com o mesmo teor contra a Coelce e o Município de Juazeiro do Norte.

Presidente do TRE se reúne com juízes

Uma reunião com juízes eleitorais movimentou Juazeiro. O objetivo foi o de discutir a legislação eleitoral e orientar os profissionais na fiscalização das eleições. A Justiça eleitoral vai ficar de olho em todo tipo de propaganda irregular ou ilegal.

URCA vive crise interna com falta de recursos

Uma crise silenciosa que cresce, mas que ainda não saiu dos muros da instituição. É, assim, que vive a Universidade Regional do Cariri (URCA). Professores universitários avaliam o momento atual da mais antiga universidade pública do Interior do Ceará. Com 21 anos, a URCA vive um de seus momentos mais difíceis, com poucos recursos e deficiências em vários setores

Santa Teresa
Muitos pacientes e poucos leitos agravam crise

A Casa de Saúde Santa Tereza é a única da Região Sul do Ceará que atende pacientes com problemas psiquiátricos. Está agora ameaçada de fechar e com problemas financeiros. No total são 172 leitos para pacientes do Ceará, Pernambuco e Piauí.

Nenhum comentário: